Masterclasses

Masterclasses do Festival ABCR 2024

Antecipe sua Jornada de Aprendizado com Nossas Masterclasses Exclusivas!

Às vésperas do Festival ABCR 2024, nos dias 📅 29 e 30 de junho, embarque em uma experiência educativa transformadora. As nossas Masterclasses, uma tradição desde 2014, são a oportunidade perfeita para aprofundar seus conhecimentos em captação de recursos através de aulas especiais, intensivas e interativas.

Sobre as Masterclasses:

Projetadas por especialistas renomados do Terceiro Setor, essas sessões são um convite para mergulhar nas práticas, estratégias e inovações que estão moldando o futuro da captação de recursos. Cada Masterclass é uma jornada de conhecimento, criada para equipar você com ferramentas práticas e insights valiosos.

Data: 29 e 30 de junho de 2024
Local: R. Itapeva, 432 – Bela Vista, São Paulo. Situadas a apenas uma curta distância do local do Festival ABCR 2024, as Masterclasses serão realizadas na renomada FGV EAESP.

Apoio:

Logo da FGV EAESP

Por que participar?

  • Aprofundamento Intensivo: Acesso a sessões de aprofundamento em temas cruciais para o sucesso em captação de recursos.
  • Networking Qualificado: Conecte-se com profissionais e líderes do setor em um ambiente íntimo e propício ao networking.
  • Elevação de Carreira: Eleve sua carreira ou organização com conhecimentos e habilidades adquiridos diretamente dos melhores na área.

As vagas para as Masterclasses são limitadas para garantir uma experiência de aprendizado interativa e enriquecedora. Não perca esta chance única de impulsionar sua capacidade de captação de recursos para o próximo nível.

Os valores de inscrição vão de 225 a 450 reais, dependendo da carga horária da aula, de 3 ou 6 horas.

🔗 Inscreva-se agora e garanta sua vaga!

Transforme sua paixão em ação. Esperamos você para dois dias de imersão total no universo da captação de recursos!

Confira a seguir detalhes de cada uma das aulas:

Ferramentas de planejamento de Captação de Recursos

Professores: Michel Freller e Roberto Lang

Dia: 29/06/2024
Carga Horária: 6 horas – 9 às 17h

Conteúdo: Neste workshop de 6 horas iremos explicar e aplicar na prática algumas ferramentas de planejamento que apoiam a captação de recursos. Abordaremos o direcionamento, causa primeira da doação. Isso envolve missão, visão, propósito, princípios e valores das organizações presentes. Vamos mostrar bons exemplos de evolução e melhora com impacto na comunicação. O segundo exercício será a árvore de problemas / desafios, fundamental para apoiar a Teoria da Mudança e para escrever bons projetos. Em seguida faremos um exercício juntos sobre a introdução da Teoria da Mudança, cada vez sendo mais exigida em editais. Na parte da tarde vamos abordar e exercitar as metas SMART para escrever metas quantitativas e qualitativas que farão a diferença nos projetos e na criação de indicadores. Outra ferramenta para apoiar na busca de recursos pessoalmente é a VIC, que prioriza contatos para doação de forma técnica. Terminaremos com um exercício de apoio na tomada de decisões baseadas em critérios pelo método AHP (Analytic Hierarchy Process). Vamos priorizar as estratégias disponíveis de acordo com a meta e critérios definidos. Você receberá templates de todos os assuntos para aplicar imediatamente no seu dia a dia.

Público: Captadores, gestores, conselheiros e voluntários de organizações da sociedade civil. Consultores de gestão e captação.

Michel Freller

MiniBio:

Michel Freller é palestrante, professor, consultor, empreendedor social e fundador da Criando Consultoria. Administrador público formado pela FGV-SP, mestre em Administração pela PUC-SP. Especialista em ESG e ODS, fazendo pontes entre empresas e organizações sem fins lucrativos. Participa ativamente de OSCs há mais de 40 anos. Como consultor no campo, desde 2003, desenvolve seu trabalho com ênfase em planejamento da mobilização de recursos, com e sem incentivos fiscais. Professor na pós-graduação da PUC/COGEA-SP e em cursos livres da rede Filantropia. Autor do Guia sobre incentivos fiscais para captadores de recursos de OSCs (2017). É associado e vice-presidente do conselho da ABCR.

Roberto Lang

MiniBio:

Roberto Lang é graduado na FGV e com MBA pelo Insead (França). Atuou em empresas nacionais e multinacionais como Unilever, Abril, Universidade Nova de Lisboa e Brasif/Dufry. É consultor e business director da Wave Corp, especializada em reestruturação e M&A. É professor na Fundação Vanzolini e atende diversas OSCs há 4 anos no apoio ao planejamento pela Criando Consultoria.

Marketing de causas

Professor Doutor: Marcus Nakagawa

Dia: 29/06/2024
Carga Horária: 3 horas – 9 às 12h

Conteúdo: O marketing de causa é fundamental como mais uma opção para o portfólio de captação de recursos para as organizações do terceiro setor. Existem vários conceitos e práticas sendo difundidas no mercado e que precisam ser trabalhadas No dia-a-dia das organizações. A oficina trabalhará com os principais conceitos, exemplos, casos e principalmente a prática de um exercício para o entendimento do marketing de causa e qual sua relação com empresas que adotam práticas de ESG.

Público: Gestores, captadores e profissionais de comunicação de organizações da sociedade civil e profissionais de ESG, sustentabilidade e responsabilidade social de empresas.

Marcus Nakagawa

MiniBio:

Marcus Nakagawa doutor em sustentabilidade pela USP, autor premiado Jabuti, TEDx speaker e palestrante de sustentabilidade, ESG, empreendedorismo e estilo de vida. Idealizador, fundador e presidente da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável. Professor da Graduação e MBA da ESPM, nas questões de ESG, ética, empreendedorismo, responsabilidade socioambiental, empreendedorismo social e terceiro setor

ESG: o que isso tem a ver com a captação com empresas?

Professora: Rachel Carneiro

Dia: 29/06/2024
Carga Horária: 3 horas – 9 às 12h

Conteúdo: A sigla ESG (Environmental, Social and Governance) se popularizou a partir de 2020 no mundo corporativo, a partir da publicação da carta anual da Black Rock, maior gestora de fundos do mundo. Venha descobrir como essa sigla pode ajudar a potencializar a captação de recursos com empresas.

Público: Gestores, captadores e profissionais de comunicação de organizações da sociedade civil e profissionais de ESG, sustentabilidade e responsabilidade social de empresas.

Rachel Carneiro

MiniBio:

Rachel Carneiro CEO e fundadora da IDEAL SOCIAL. Sou consultora, professora e palestrante especialista em ESG para empresas e em excelência em gestão e sustentabilidade financeira de organizações do 3° setor. Com 22 anos de experiência nas áreas social e de cultura, sempre atuei na materialização de grandes ideias, ajudando-as a tirá-las do papel para torná-las real.

Captação para projetos incentivados

Professora: Daniele Torres Cordeiro

Dia: 29/06/2024
Carga Horária: 3 horas – 14h às 17h

Conteúdo: Nesta oficina serão abordados todos os temas pertinentes para quem quer iniciar ou melhorar sua captação com leis de incentivo. O programa inclui os seguintes tópicos:

  1. Apresentação
  2. Percurso e lógica da captação de projetos incentivados
  3. Panorama dos incentivos fiscais – cultura, esporte, saúde, fundos…
  4. Dinâmica, planejamento e prospecção da captação incentivada
  5. Elaboração de projetos de venda – empresas (cases e exemplos)
  6. Elaboração de campanhas – pessoas físicas (cases e exemplos)
  7. O captador e a importância da atuação ética e focada em resultados
  8. Tempo para perguntas, esclarecimento de dúvidas

Público: Pessoas interessadas em captação com leis de incentivo. Gestores, captadores e consultores de organizações da sociedade civil, em especial as que atuam em áreas como cultura, saúde, assistência social, criança e adolescente e idosos.

Daniele Torres Cordeiro

MiniBio:

Daniele Torres Cordeiro é museóloga, pós graduada em história da arte, gestão cultural e comunicação empresarial. Sócia fundadora da Companhia da Cultura, é especialista em leis de incentivo e captação de recursos. Atua no mercado cultural há 26 anos e também é sócia do site e escola Cultura e Mercado. Já foi gestora de patrocínios de grandes corporações (como a Vale) e atuou também no terceiro setor em institutos empresariais como a Fundação CSN e em ONGs diversas das áreas cultural, social e ambiental. É associada da ABCR, onde coordena o Grupo Temático de Cultura e Criatividade.

Papel do conselho na captação

Professor: Ricardo Blay Levisky

Dia: 29/06/2024
Carga Horária: 3 horas – 14h às 17h

Conteúdo: O Conselho das organizações do terceiro setor é corresponsável pela sustentabilidade de longo prazo da instituições, podendo ter diferentes atuações junto ao trabalho da captação de recursos.

A aula ministrada por Levisky trará exemplos de diferentes atuações de membros de conselhos, bem como metodologia de trabalho e exemplos relevantes para o trabalho dos profissionais de captação de recursos. O conteúdo se aplica a diferentes técnicas de mobilização, incluindo captação com indivíduos, empresas, governo e organizações multilaterais.

Público: Gestores, captadores e conselheiros de organizações da sociedade civil, em especial as de médio e grande porte. Consultores e facilitadores de gestão e governança organizacional.

Ricardo Blay Levisky

MiniBio:

Fundador e Presidente da Levisky Legado – Ricardo Blay Levisky é presidente da Levisky Legado desde 2002 e do Fórum Internacional de Endowments para Legados desde 2014. É músico formado pela Universidade de São Paulo (USP) e publicitário pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e com especialização (como ouvinte) em relações internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV – RJ). Tem experiência em estruturação e engajamento de conselhos empresariais, lideranças do terceiro setor, de governos, de filantropos; atua em planejamento estratégico, estruturante, relações públicas ultra-high, fundraising e endowments.

Como identificar as melhores estratégias de Captação dentre 50


Professores: Danilo Jungers, Marina Massagardi e Thiago Massagardi

Dia: 30/06/2024
Carga Horária: 6 horas – 9 às 17h

Conteúdo: Alcançar a sustentabilidade financeira da sua organização é uma tarefa complexa, que requer planejamento, dedicação e investimento. E tudo fica mais complicado quando dependemos de apenas 3 ou 4 estratégias de captação. Mas você sabia que existem mais de 50 possibilidades de estratégias para garantir a sustentabilidade da sua organização e dormir um pouco mais tranquilo? Neste curso vamos apresentar, com detalhes, como diversificar esta captação e apresentar uma série de estratégias para sua implementação. Teremos dicas e cases de aplicação para te inspirar e motivar.

Público: Captadores, gestores, profissionais de marketing e comunicação, conselheiros e voluntários de organizações da sociedade civil. Consultores de gestão e captação.

Danilo Jungers

MiniBio:

Danilo Jungers é graduado em Marketing, com Especialização em Administração de Organizações do 3º Setor, Pós-Graduado em Gestão do 3º Setor e com MBA em Administração de Empresas pela FGV/SP. Membro da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos) e da AFP (Association of Fundraising Professionals). Fundador do GEATS-CRA/SP (Grupo de Excelência de Administração do Terceiro Setor). Tem 30 anos de experiência como Consultor em Captação de Recursos, dedicados a mais de 170 Organizações da Sociedade Civil. Palestrante e Professor de Pós-Graduação na área de Captação de Recursos e Marketing Social. Sócio da Jungers Consultoria, empresa especializada em Gestão e Captação de Recursos.

Marina Massagardi

MiniBio:

Marina Massagardi tem mais de 15 anos de atuação no Terceiro Setor. Teve início como voluntária na Fundação SOS Mata Atlântica e na Revista Ocas, onde é a atual vice-presidente, e atuou na área administrativa do Instituto Refloresta, organização voltada ao meio ambiente. Em 2016 passou a atuar como Consultora de Captação de Recursos especializada em pesquisa de grandes doadores para organizações do Terceiro Setor como Fundo Baobá, Renal Vida e Museu do Ipiranga. Hoje é sócia na Everest Fundraising, atuando em consultorias e treinamentos de captação de recursos para diversas organizações sociais como Plan International, WWF, Observatório do Terceiro Setor, Fundação Ema Klabin, Comitê Internacional da Cruz Vermelha, IPÊ, entre outras.

Thiago Massagardi

MiniBio:

Thiago Massagardi tem pós Graduação em Gestão de projetos Sociais, é especialista em Captação de Recursos e é hoje uma das maiores referências em Captação no Brasil. Com uma ampla experiência e vivência com captação em grandes organizações, passando pela Fundação SOS Mata Atlântica e mais recentemente com Consultor, coordenando implementação de captação e consultoria para projetos como Fundo Baobá, Museu do Ipiranga, Renal Vida, Fundação Lemann, Instituto Alfa e Beto, Instituto Adiante, IPE entre outros. Além disso é voluntário da Revista OCAS, e é também membro do conselho da INSP (International Network Street Paper). Sócio da Everest Fundraising, empresa especializada em Gestão de Captação de Recursos.

FIlantropia e Grandes Doadores

Professoras: Ana Flavia Godoi e Flavia Lang

Dia: 30/06/2024
Carga Horária: 3 horas – 9 às 12h

Conteúdo: A proposta desta masterclass é compartilhar com todos os inscritos experiências exitosas de ambas na construção de relacionamento saudáveis com doadores de alto poder aquisitivo. Serão três horas de muita troca, conteúdo prático e oportunidade de desenvolvimento para as organizações sociais. A masterclass terá também uma atividade prática sobre como se relacionar com esses doadores, construção de oportunidades de engajamento, comunicação e como os valores captados podem impulsionar as organizações sociais.

Público: Gestores, captadores e conselheiros de organizações da sociedade civil. Consultores e facilitadores de gestão e governança organizacional.

Ana Flavia Godoi

MiniBio:

Ana Flavia Godoi é apaixonada por criar conexões entre marcas, pessoas e causas. Nos últimos 25 anos, ela vem trabalhando para fortalecer a profissão de captador de recursos para o terceiro setor e na construção de propósito comum entre grandes doadores, investidores sociais privados e organizações sociais. Entre 2012 e 2021 foi membro da Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo da ABCR. Foi a primeira brasileira a palestrar sobre captação com empresas na maior conferência de captação de recursos do mundo – AFP ICON em 2019 nos Estados Unidos, palestrando novamente nos últimos cinco anos. Também tornou-se palestrante na International Fundraising Conference – IFC realizada pela Resource Alliance na Holanda nos últimos dois anos. No Brasil, ela já ministrou workshops, palestras e treinamentos para captadores de recursos de mais de 1.500 organizações sociais e institutos empresariais. Atualmente é professora associada da Rede Filantropia, palestrante voluntária da ABCR e fundadora da AFG Consultoria, atuando junto a negócios e organizações sociais na conquista de sua sustentabilidade financeira, seja por recursos nacionais ou internacionais. Em 2020, fundou a Rede Conexão Captadoras, rede colaborativa entre mulheres na captação e que proporciona ambiente acolhedor para todas as profissionais.

Flavia Lang

MiniBio:

Flavia Lang é mãe e empreendedora na área de captação de recuros que ajuda ONGs a desenvolverem relacionamentos significativos com doadores individuais para tornar o mundo um lugar mais verde, seguro e justo para todos os seres. Ela é apaixonada por encontrar maneiras de inspirar, engajar e mobilizar as pessoas para contribuir com as causas que mais importam e ajudar captadores de recursos a encontrar seu próprio propósito para prosperar. Nos últimos 25 anos, ela cofundou dois negócios, uma consultoria e um projeto para inovar e responder aos desafios de captação de recursos no Brasil, bem como ocupou vários cargos de liderança executiva de captação de recursos para organizações internacionais como Greenpeace, CARE e Plan International. Atualmente lidera a Tools4Change Brasil, empresa de captação de recursos especialista em F2F. Flavia está comprometida em apoiar o desenvolvimento de mulheres na captação de recursos e é cofundadora da Conexão Captadoras, movimento que começou no Brasil para o fortalecimento de lideranças femininas na captação de recursos e está crescendo exponencialmente no Brasil e no mundo. Também lidera em parceria com Ana Flavia Godoi o GT de individuos da ABCR.

Como estruturar uma área de captação de recursos

Professores/as: Natasha Alexander e Danilo Tiisel

Dia: 30/06/2024
Carga Horária: 3 horas – 9 às 12h

Conteúdo: Você tem interesse em conversar sobre como estruturar uma área de Captação de Recursos? Você busca uma sessão que seja ao mesmo tempo prática e aprofundada, guiada por profissionais com ampla vivência e com experiências complementares? Tem interesse em um espaço onde também possa beber dos aprendizados de cases do mercado e compartilhar seus próprios questionamentos? Então essa é a Masterclass pra você!

Nessa sessão você pode esperar:

  • Interatividade, participação do grupo e insights compartilhados
  • Roteiro para questionamentos internos de base
  • Levantamento jurídico prévio
  • Mapeamento das principais estratégias de captação possíveis
  • Como elaborar uma visão de curto, médio e longo prazo
  • Sugestões de perfis de profissionais e cargos para a área
  • Direcionamento sobre respaldo jurídico
  • Cases e aprendizados (sucessos e insucessos!)
  • Recomendações jurídicas práticas
  • Backend legal e de marketing
  • Q&A

Público: Para pessoas interessadas em criar ou reestruturar uma área de captação de recursos em sua organização, como captadores, gestores, conselheiros, voluntários, advogados e consultores. Também é relevante para investidores sociais preocupados com o desenvolvimento institucional das entidades apoiadas. 

Natasha Alexander

MiniBio:

Natasha Alexander é captadora de recursos e uma liderança fortemente engajada no setor. Há 10 anos na Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), atuou como Diretora nacional de Captação de Recursos no Brasil e hoje lidera campanhas globais do ACNUR apoiando mais de 30 países. Com 20 anos de experiência internacional nos EUA, França, Alemanha e Brasil, Natasha acompanhou empresas como Adidas, Unilever, Vivo e PepsiCo em suas estratégias de Marketing e também se dedica voluntariamente à causa da inclusão LGBTQIAPN+ na Comunidade Judaica.

Danilo Tiisel

MiniBio:

Danilo Tiisel Sou advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Direito, Justiça e Desenvolvimento pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Membro da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB-SP, atuo como consultor jurídico e em desenvolvimento institucional há 20 anos. Sou autor da publicação da OAB-SP “Aspectos Jurídicos da Captação de Recursos para o Terceiro Setor” professor dos cursos da Escola Superior de Advocacia da OAB, FIA Business School, da Rede Filantropia, Diretor da Brandani Tiisel Advogados www.btiisel.com.br e da Social Profit Consultoria www.socialprofit.com.br

Inteligência artificial: tudo o que você precisa saber para aprimorar sua captação de recursos

Professores: Andressa Trivelli e Cássio Aoqui (SabIAr)

Dia: 30/06/2024
Carga Horária: 3 horas – 14h às 17h

Conteúdo: Trata-se de uma jornada intensiva de 3 horas, projetada especialmente para profissionais do terceiro setor que buscam elevar suas estratégias de captação de recursos a novos patamares. Os temas centrais incluem:

  • Introdução à IA Generativa: conceitos básicos e relevância para a captação.
  • Análise de Dados: uso de IA para análise de dados, tendências e suporte às decisões.
  • Personalização de Doações: como personalizar a comunicação com doadores, visando maior engajamento.
  • Automatização: como a IA pode otimizar processos, liberando recursos para tarefas estratégicas.
  • Considerações Éticas: discussão sobre a adoção responsável de IA.

O formato do curso inclui exercícios práticos, permitindo aos participantes experimentar com ferramentas de IA em tempo real, aplicadas ao contexto de suas próprias organizações. Serão também apresentadas diversas ferramentas e plugins úteis, como o DALL-E, Fireflies e Notion (usaremos como base o ChatGPT+). Também será distribuído um material complementar, “101 Ideias para Transformar Sua Captação via IA”. [escrito com apoio do ChatGPT4.0]

Público: Para todas as pessoas com curiosidade de mergulhar no universo transformador da IA generativa na captação de recursos, mas que ainda não sabem por onde começar. Não requer conhecimento prévio em tecnologia.

Andressa Trivelli

MiniBio:

Andressa Trivelli Consultora com mais de 15 anos de experiência em planejamento estratégico organizacional e implementação de projetos, focada em ONGs, negócios sociais e iniciativas ESG. Cofundou a Rede Tekoha em 2007 e é a sua atual liderança. É cocriadora do canal SabIAr, de inteligência artificial para o terceiro setor. Atua também como voluntária e mentora para diversas ONGs e startups. Formada em Administração de Empresas pela PUC-SP, é mestra em Administração de Empresas pela FGV EAESP e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais e Inteligência de Negócios pela ESPM-SP.

Cássio Aoqui

MiniBio:

Cássio Aoqui Consultor em estratégia de filantropia e desenvolvimento institucional, é cofundador da ponteAponte e do coletivo Labô, ambos no campo da mudança social, e sócio da startup de viagens Que Mais Tem Lá?. Autor do canal Spray de Pimenta, com reflexões críticas sobre o campo da mudança social, e cocriador do SabIAr, sobre inteligência artificial para o campo social. É doutorando em Mudança Social e Participação Política (EACH-USP), mestre e graduado em Administração (FEA-USP) e professor de Gestão Estratégica em Sustentabilidade na FIA (Fundação Instituto de Administração) e de Negócios Híbridos (Aberje). Também cursa atualmente MBA em IA para Negócios da Faculdade Exame.

Previsivelmente irracional: a neurociência da captação

Professor: Bernard Ross

Dia: 30/06/2024
Carga Horária: 3 horas – 14h às 17h

Conteúdo: O conteúdo desta masterclass mostrará como você pode integrar a ciência da decisão em todos os seus canais e ofertas de captação de recursos, incluindo mala direta, online, cara a cara (face-to-face) e legados. Esta sessão trará o pensamento mais recente sobre como engajar apoiadores e doadores. Os participantes aprenderão porque grandes empresas (Coca-Cola e Uber, entre outras) usam essas técnicas e como organizações sociais (como MSF e WWF) adaptam seu uso para aumentar os valores arrecadados. Em apenas três horas, ofereceremos aos participantes a oportunidade de conhecer e praticar técnicas e estruturas baseadas na ciência comportamental. Aprenda com exemplos dos mais diferentes países, incluindo Reino Unido, EUA, Estónia, Argentina, Áustria, França, México e outros.

IMPORTANTE: a aula será em inglês, contando com tradução simultânea para o português.

Público: Profissionais interessados em aplicação de ciências comportamentais na captação para organizações da sociedade civil. Captadores, gestores, consultores, especialistas e pesquisadores em diferentes técnicas de mobilização de recursos.

Bernard Ross

MiniBio:

Bernard Ross é diretor da =mc consultancy, uma consultoria de gestão que trabalha mundialmente para organizações éticas. Ele é um especialista reconhecido internacionalmente em captação de recursos e estratégia. Ele escreveu, co-escreveu ou editou oito livros premiados sobre arrecadação de fundos e mudança social. Breakthrough Thinking ganhou o prêmio de melhor livro sem fins lucrativos nos EUA. Ele assessorou muitas das principais ONGs internacionais do mundo em estratégia, incluindo UNICEF, ACNUR, IFRC, CICV e MSF/DWB.