Programação Completa

Confira a programação completa do Festival ABCR 2017 (acesse aqui caso queira ver a grade de sessões e aqui caso queira ler a descrição de cada uma)

Dia 17 de maio

  • 10h – Masterclasses
    • Sala 03 – Como gerar embaixadores de mídias sociais para alavancar a captação online da sua organização – Beth Kanter –  4 horas – em inglês, sem tradução simultânea)
    • Sala 04 – Grandes Doadores – da identificação ao relacionamento após a doação – John Greenhoe – 4 horas – em inglês, sem tradução simultânea
    • Sala 06 – Juntes-e a nós! Geração de movimentos – engajamento, mobilização e captação de recursos – Marcelo Iniarra (5 horas)
    • Sala 07 – Usando a tecnologia para impulsionar a produtividade das ONGs – Eduardo Massa (ACNUR), Luan Ventura (Habitat) e Gilson Shinkawa (5 horas)
    • Sala 08 – Captação com Empresas – Thiago Massagardi (Ader&Lang) e Ana Flávia Godói (Seconci-Rio)  – 5 horas
      Sala 09 – Integrando campanha e captação de recursos para inspirar o engajamento dos apoiadores – Irwin Fernandes (Oxfam) – 4 horas – em inglês, com tradução simultânea)
    • Sala 10 – Captação de Recursos por meio de Elaboração de Projetos – Ricardo Falcão (RFalcão) – 5 horas
  • 15h30 – Apresentação Campanha Bancos contra o Terceiro Setor (reunião aberta a todos, mesmo não inscritos no Festival) – Sala 03
  • 18h – Cerimônia de abertura – René Steuer, Presidente do Conselho Deliberativo da ABCR
  • 18h30 – Palestra: Repensando vínculos em um mundo desconfiado – , Lucas Pretti (Change), Paula Jancso Fabiani (IDIS), Rodolfo Araújo (Edelman) e Tulio Malaspina (Instituto Update) – Ader Assis (Ader&Lang), moderador – Sala 07

Dia 18 de maio

  • 9h – Sessões Paralelas 1
  • 10h30 – Sessões Paralelas 2
    • Sala 03 (B) – Área de Captação de RecursosRicardo Falcão (RFalcão Consultoria)
    • Sala 04 (B)- Fontes e Estratégias de captação: qual a diferença na hora de elaborar um plano de captaçãoMichel Freller (Criando)
    • Sala 05 – 5 Cases de Marketing Relacionado a Causa – Thiago Massagardi (Ader&Lang)
    • Sala 07 – Como o #diadedoar vai impulsionar a sua captação: casos práticos –João Paulo Vergueiro (ABCR), Natalia T. Moriyama (Museu Afro Brasil), Sara Queiroz (Dia de Doar) e Raquel Barbosa Rogoschewski (IAHB)
    • Sala 08 – Cases de sucesso em captação coletiva de recursos por meio de plataforma de crowdfunding – Lucas Harada (Juntos.com.vc)
    • Sala 09 (I)* – Tristeza não tem fim, felicidade simMarcelo Iniarra (ChaXCha)
    • Sala 10 (A) – Mala Direta, captação com indivíduos e banco de dados: o caso da Pastoral do Menor do Rio de Janeiro  – Filipe Ribeiro Dantas (Sistêmica Consultoria) e John Thilo Eisenhauer
  • 12 h – Almoço (Lunchbox)
  • 13h30 – Sessões Paralelas 3
    • Sala 03 (B) – Concretizando ideias e seduzindo empresas em captação de recursos – Daniella de Albuquerque Maranhão (Liga Solidária) e Ana Paula Garcia (Liga Solidária)
    • Sala 04 (B)- Captação com o Governo Federal: o SICONV e as mudanças que o MROSC trouxeRosana Pereira (Multiplicadora SICONV)
    • Sala 05 – Comunicação e Engajamento com PropósitoFlávia Lang (ABCR) e Rafael Ucha (Flow)
    • Sala 07 – Relacionamento e Retenção de doadores: Como criar relacionamentos duradouros – Ana Levy (Ader&Lang)
    • Sala 08 – Captação de Recursos, área operacional ou missão? Como isso influência a motivação da equipe?Kátia Gama (ActionAid) e Carla San
    • Sala 09 (I)* –  O captador da ONG feliz e saudável: se relacione e cuide de vocêBeth Kanter
    • Sala 10 (A) – Implementando um programa de diálogo-direto (face-to-face) internoEduardo Massa (ACNUR) e Carla Nóbrega (Habitat)
  • 15h – Sessões Paralelas 4
    • Sala 03 (B)- Captação de Recursos com pessoas físicas: A experiência da CemigWashington Luiz Barbosa (Cemig) e Marcos Barroso de Resende (CEMIG)
    • Sala 04 (B)- Telemarketing como ferramenta essencial na aquisição e retenção de doadores – Marina Buainain Machado Gonçalves (Greenpeace)
    • Sala 05 – Solução integrada para captação de recursosFauzi Tauaf Toute (Correios)
    • Sala 07 – Indicadores de sucesso – mensurar aos parceiros e investidores o impacto e relevância do investimento – Ana Carolina de Oliveira Zanoti (DHZiper Comunicações e Consultorias)
    • Sala 08 – Relacionamento – a chave para a captaçãoMárcio Zeppelini (Instituto Filantropia)
    • Sala 09 (I)* –Entendendo a certificação CFRE – Como ela pode alavancar a sua carreiraEva Aldrich (CFRE)
    • Sala 10 (A) –Como Desenvolver uma Campanha com Propósito – Ader Assis (Ader&Lang)
  • 16h30 – Café da Tarde (até 17h30) – Apresentação sobre o Mapa das OSCs, no estande da ABCR – Zeca Teodoro (IPEA)
  • 16:45 – Grupo de Cultura – Reunião aberta a todos os participantes do Festival ABCR 2017
  • 17h30 – Palestras Magnas:
  • 19h – Confraternização dos Participantes do Festival ABCR e entrega do Prêmio ABCR 2017 (Hotel)

Dia 19 de maio

Legenda:

  • (B) – Básicas (conceitos introdutórios, ou para profissionais iniciantes)
  • (I) – Internacional
  • (A) Avançadas (conteúdo dirigido para profissionais já com ampla experiência em captação)
  • * – Palestra com tradução simultânea