O que você está procurando?

>Notícias >Comitê Científico seleciona 52 palestras para o Festival ABCR 2020; veja quais.

Comitê Científico seleciona 52 palestras para o Festival ABCR 2020; veja quais.

Comitê Científico do Festival ABCR anunciou 52 palestras para o Festival ABCR 2020, que foram selecionadas como resultado do edital aberto no final de 2019, dentre 147 que foram propostas por profissionais de todo o país.

Toda proposta apresentada foi avaliada por três avaliadores (as), ranqueada por eixo temática e finalmente avaliada novamente em reunião geral realizada pelo Comitê.

As 52 palestras selecionadas seguem abaixo. Uma primeira versão da agenda (preliminar e aberta a mudanças até o meio de maio), já organizada por data, pode ser acessada aqui.

Mobilização de Muitos (muitas pessoas, doações de pequenos valores) 

  • Case Fundo de Bolsas – como arrecadar R$ 17 milhões em 48h – Andre Wajsman, Charidy, Inc.
  • Criatividade e o Poder das Pessoas – 18 dicas pra começar um incrível programa de captação de recursos com pessoas físicas no mundo de hoje – Flavia Lang Revkolevsky, Pitanga.Mob
  • Dados, Tecnologia, Criatividade e a Experiência do Doador – Márcio Bonfá Corrêa, Aldeias Infantis SOS Brasil
  • Engajar para captar – Roberto Ravagnani, Rede Filantropia / Ser Voluntário / Comunidea
  • Face to Face – Uma estratégia de sucesso para sua organização – Eduardo Massa, Trackmob e Thalita Salgado, Fundação Dorina Nowill
  • Mão na Massa – programa de retenção de doadores – Renata Couto, ActionAid Brasil
  • .. 3 campanhas que deram errado – e o que podemos aprender com elas – Marcos Pinheiro

Mobilização de Grandes Valores (major donors)

  • Transformando o consumo em Impacto Social – O poder das micro doações recorrentes – Case Teleton – Cristiano Masetto, InCENTive
  • Captação de Recursos Internacionais – Daniel Weiss, Fundação Carmem Lucia

Parcerias Empresarias (incluindo leis de incentivo)

  • Como coletivos e pessoas físicas podem ter acesso a grande doações? – Anne Carolline Wilians Vieira Rodrigues, Instituto Nelson Wilians
  • 10 Passos começar a captar com empresas e algumas ferramentas que podem te ajudar nessa caminhada – Vania Schoemberner, Criança Segura Safe Kids Brasil
  • Arkema alinhada com os ODS da ONU – Mariana Affonso Semerjion, Arkema Química Ltda.
  • Captação de Recursos aos olhos de Captador – Carlos Eduardo Pignatari Filho e Richard Lee, AMBEV
  • Captação de Recursos com empresas: muito além do incentivo fiscal – Rachel Barbosa Carneiro de Sousa, Ideal Social
  • Com a palavra, o financiador: conheça os 7 principais acertos e erros para captar via editais e prêmios – Cássio Aoqui e Rachel Añón, PonteAponte
  • Diversidade 360 graus – Pri Bertucci, SSEX BBOX
  • Leis de incentivos e empresas: compartilhando dicas que a prática ensina – Ana Beatriz Gurgel do Carmo, Ação Humanitária
  • Marketing de Causa – ferramentas e casos – Marcus Nakagawa, ESPM

Gestão, Liderança e Estratégia organizacional (governança, profissionalização,  compliance, desenvolvimento de equipes, conselho e gestão estratégica organizacional)

  • Como gerar engajamento em voluntariado jovem – Cleuller Camilo, Engenheiros Sem Fronteiras – Brasil
  • Compliance na prática: o passo a passo – Karin Ingrid Rettl, Engaja Brasil
  • Gestão de Pessoas para a eficácia na Captação de Recursos – Douglas Bordini, ABCP – Associação Beneficente & Comunitária do Povo
  • Governança nas Organizações Sociais – Caminhos possíveis para garantir o alcance de resultados no desenvolvimento de projetos sociais – Ana Carolina Sofiati Corrêa
  • Metodologia para resolução de problemas – Chayene Arantes Cotrin, Q3 Desenvolvimento Humano e Organizacional
  • O Poder do Planejamento Estratégico na Consolidação da Sustentabilidade Financeira – Vanderlúcia da Silva, MobSocial
  • Ousar e Inovar: pilares de uma Cultura para Captação de recursos. – Giuseppina Maria Fulco, Associação Casa Família Rosetta
  • Qual perfil de consultoria e fornecedores sua organização precisa? – Débora Borges, Fundo Brasil de Direitos Humanos

Ética, Transparência e Confiança

  • Lei Geral de Proteção de Dados: a implementação em organizações da sociedade civil – Armando Broggi, Força FUNCAD – Movimento de Apoio aos Fundos da Criança e do Adolescente e Jérémie Nicoläe Dron
  • Relação com o público-alvo: a empatia no trabalho de organizações do terceiro setor – Denise Silva, Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural – Ipedi

Comunicação e Engajamento

  • Branding: propósito, construção e posicionamento de marca para OSCs – Phillipe Halley Martins Pereira, Nuclear Comunicação Estratégica e Natália dos Santos Gonzales
  • Como utilizar eventos para promover sua causa e obter resultado positivo – Regina Helou
  • Comunicação centrada no doador – Filipe Dantas, Giving Agency
  • Comunicação de causas na prática: como mobilizar pessoas na década da incerteza? – Amanda Riesemberg Ferreira, BeCause, e Laura Leal e Gustavo San Martin, AME
  • Comunicação digital para captadores de recursos – Viviane Teobaldo Lopes De Andrade, FIAM FAAM Centro Universitário
  • Filmes que captam Recursos: segredos e aprendizados – Marcelo Douek e Henry Grazinoli, SocialDocs
  • Gatilhos mentais e persuasão – Cases de comunicação da captação de recursos do Hospital Pequeno Príncipe – Denis Carvalho Carneiro e Ana Paula Grossklags, Hospital Pequeno Príncipe
  • Nudges? Está na hora de aprender e alavancar sua captação – Rubens Sanghikian

Cultura de Doação

  • A responsabilidade educativa de se criar uma cultura de doação no Brasil. – Luana Wouters F Monteiro, Instituto da Oportunidade Social
  • Generosidade começa na infância: Dia de Doar Kids e as estratégias para inspirar e mobilizar as crianças – Marina Pechlivanis, Umbigo do Mundo, Stephanie Habrich, Jornal JOCA, e Maria Eugênia Gullo, BSocial 

Geraçāo de Renda e Negócios de Impacto

  • “Empreendedorismo Social, Geração de Renda e Pequenos Nichos de Negócios” – ” Ideias, Produtos e Serviços: O Futuro que ainda não conhecemos”. – Luciana Botelho, 40 – Incubadora de Ideias
  • Produzindo Sustentabilidade: Captação de Recursos para o Desenvolvimento da Agroindústria e Agronegócios no Amazonas – Fábio Rodrigues, ISAAMA – Instituto Social Amigos do Amazonas

Marco Regulatório/Parcerias Governamentais e desafios do novo contexto

  • “Terceiro Setor x Poder Público” Como assegurar uma relação ONG-Prefeitura de efetiva cooperação, que produza resultados na execução de políticas públicas locais. – Gianmarco Bisaglia, Mater Dei
  • A evolução do MROSC na Administração Pública – Gustavo Davanço Nardi, Prefeitura Municipal de Frutal
  • Captando Recursos com Emendas Parlamentares e Plataforma Mais Brasil – Eduardo de Oliveira Filho, Socialis DPS e Rosana Pereira
  • Fundo da Infância e Adolescência: Efetivação, captação de recursos e oportunidades. – Cristiano Manoel, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caicó

Inovação e diversificação de formas de captação no terceiro setor

  • Captar não é pedir, é inovar! – Rodrigo Dib, Instituto PROA
  • Como digitalizar sua estratégia de mobilização de recursos? – Laura Motta, Mercado Livre e Rafael Marques TV Globo
  • Fundação Estudar – Inovando na hora de captar – Debora Dietrich Ribeiro e Anamaíra Spaggiari, Fundação Estudar
  • Inovação para gerar engajamento: Chatbot – Natasha Alexander, Agencia da ONU para Refugiados (ACNUR) e Bruno Benjamim, Action Aid
  • Omnichannel: Ampliando e integrando para alcançar os melhores resultados. – Amarildo Clemente, Visão Mundial Brasil
  • Tecnologia, Estratégia e Relacionamento a serviço da causa de sua Organização – Solange Parron, Santuário Nacional de Aparecida
  • Transformação Digital em Fundraising: da estratégia à Inteligência Artificial – Filipe Páscoa, Trackmob
  • Viagem de Impacto: unindo turismo social, voluntariado e captação de recursos – Lolla Angelucci e Denis Pacheco, Habitat para a Humanidade

 

Ainda não garantiu sua vaga? Inscreva-se aqui antes que o lote atual acabe!

PATROCINADORES E APOIADORES EDIÇÃO 2019

PATROCÍNIO PRATA

PATROCÍNIO APRESENTADOR

PATROCÍNIO DIAMANTE

PATROCÍNIO OURO

PATROCÍNIO PRATA

PATROCÍNIO BRONZE

APOIO INSTITUCIONAL

REALIZAÇÃO

ORGANIZAÇÃO E PROMOÇÃO