Apoiadores

ABONG

https://abong.org.br/

A Abong – Associação Brasileira de ONGs é uma associação nacional criada em 1991 com o objetivo de fortalecer as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) brasileiras que trabalham na defesa e promoção dos direitos e bens comuns. Trabalhamos em parceria com movimentos sociais e dialogamos com governos por um mundo ambientalmente justo, com igualdade de direitos e livre de todas as formas de discriminação. Entendemos que, na formulação e no monitoramento das políticas públicas, a participação de todos/as é fundamental.

ABRALE

www.abrale.org.br

A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) foi fundada em 2002 por pacientes e familiares com o objetivo de fornecer assistência e unir esforços para garantir que todas as pessoas com câncer e doenças do sangue no Brasil tenham acesso ao tratamento mais adequado.

Desde sua fundação, a Abrale já prestou apoio direto a mais de 50 mil pacientes.

Nosso trabalho é fundamentado em quatro pilares institucionais: apoio ao paciente, educação e informação, defesa de políticas públicas e pesquisa e monitoramento.

APF – ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE FUNDAÇÕES

www.apf.org.br

A Associação Paulista de Fundações – APF é uma entidade civil, sem finalidade econômica e congrega fundações que atuam nas mais diferentes áreas como: Educação, Saúde, Ciência, Tecnologia, Assistência Social, Cultura, Pesquisa, Comunicação, Meio Ambiente, entre outras, e tem como objetivo integrar, associar, apoiar e representar as fundações do Est. de São Paulo e defender seus interesses institucionais.

ATADOS

www.atados.com.br

O Atados mobiliza pessoas para causas sociais por meio do voluntariado. Acreditamos que o trabalho voluntário é uma troca que potencializa transformações positivas na sociedade. Por isso, contamos com uma rede de 4500 instituições, mais de 300 mil voluntários e por meio da nossa plataforma (www.atados.com.br) fazemos a conexão entre pessoas que querem começar um trabalho voluntário e as ONGs. Também atuamos em projetos empresariais, apoiando a construção de programas de voluntariado corporativo e responsabilidade social.

CONJUNTA

conjunta.org

A Conjunta é uma plataforma que mapeia, organiza e promove a produção de conteúdo, experiências de aprendizagem e oferta de recursos que tenham como foco o desenvolvimento institucional das organizações da sociedade civil no Brasil.

CULTURA E MERCADO

culturaemercado.com.br

Cultura e Mercado é um site de notícias que, há mais de 25 anos, informa sobre as políticas públicas de cultura no Brasil. É também, desde 2010, uma escola de cursos livres e sob demanda, além de atuar como produtora, desenvolvendo projetos e eventos na área de formação. Foi pioneiro na preparação de captadores, com o primeiro curso de Formação em Captação de Recursos do país, que desde 2015 já formou 20 turmas de profissionais, tanto para a cultura quanto para organizações sociais.

CRA-SP

www.crasp.gov.br

O Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP pertence ao Sistema CFA/CRAs e é uma autarquia federal, criada pela Lei 4.769 de 9 de setembro de 1965, que regulamenta a profissão do administrador. Cabe ao CRA-SP a fiscalização e o registro dos profissionais e empresas que atuam na área da Administração dentro do Estado de São Paulo. A missão do Conselho é fiscalizar o exercício da profissão e promover o registro profissional, em defesa da sociedade. Entre os seus valores estão a ética, a legalidade, a moralidade, a inovação e a transparência e o seu propósito é tornar a sociedade melhor por meio da Administração profissional.

Atualmente, o CRA-SP é presidido pelo Adm. Alberto Whitaker, profissional diplomado em Administração e Direito, com cursos de extensão no Brasil e no exterior, focados em Governança Corporativa. Além do presidente, o CRA-SP ainda é composto por mais 17 conselheiros, sendo nove efetivos e nove suplentes, eleitos a cada dois anos pelos profissionais registrados no Conselho.

ESCOLA ABERTA DO 3º SETOR

www.escolaaberta3setor.org.br

A Escola Aberta do Terceiro Setor nasceu com o objetivo de incentivar a evolução do Terceiro Setor com consciência socialmente responsável e sustentável para a formação de uma sociedade mais igualitária e justa. Graças a um esforço colaborativo de diversas instituições, buscamos levar conhecimento aos colaboradores de entidades sem fins lucrativos por meio de cursos on-line e gratuitos. Desse modo, é possível promover melhores condições de gestão e profissionalização nessas entidades, permitir que seus gestores tenham capacidade de superar desafios e incentivar a evolução contínua do Terceiro Setor.

FEAPAES-SP

www.feapaesp.org.br

Fundada em 1993, a Federação das APAES do Estado de São Paulo – FEAPAES/SP, atua há 30 anos no assessoramento às APAES do Estado e em defesa das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e transtorno do espectro autista. Instituição beneficente, sem fins lucrativos e econômicos, a Federação promove assessoramentos técnicos, capacitações, cursos e desenvolve projetos e parcerias que beneficiam atualmente as 308 APAES do Estado, organizações que juntas atendem a mais de 70 mil pessoas diretamente.

FICAS

www.ficas.org.br

O FICAS é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1997. Acredita que as organizações, as associações comunitárias e os coletivos têm um papel fundamental nas transformações sociais, e, por conta disso, investe em seu fortalecimento por meio de programas e ações gratuitas de formação e articulação. Também oferece assessorias a institutos, fundações, empresas e demais investidores no desenvolvimento e avaliação de seus programas sociais, fortalecendo a ponte com as organizações, por meio do aprimoramento das equipes e de seu olhar estratégico com relação ao investimento social. Com sede em São Paulo e atuação nacional, o FICAS já fortaleceu mais de 1000 organizações em 21 estados brasileiros e no Distrito Federal, além de ter levado um dos seus programas para Moçambique em 2007.

FONIF

https://fonif.org.br/

A iniciativa que deu origem à fundação do FONIF remete ao ano de 2013. Em São Paulo, um grupo de 40 mantenedoras de instituições filantrópicas reuniu-se para debater os rumos do setor e as alternativas para garantir os direitos e o pleno funcionamento das atividades nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Em 2015, o Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas – FONIF constituiu-se legalmente com a missão de defender as instituições filantrópicas e fortalecer a filantropia no país. Durante a última década, o FONIF segue promovendo de forma permanente uma série de atividades voltadas à defesa e garantia de direitos das instituições filantrópicas.

FUNDAMIG

fundamig.org.br

A Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado – FUNDAMIG, organização representativa do Terceiro Setor em Minas, atua a 30 anos pelo fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil como mecanismo de transformação social. Em sua longa trajetória, trabalha na qualificação e valorização dos profissionais e do profissionalismo do setor, promove boas práticas e ambientes de relacionamento entre as OSC associadas, realiza diversas ações de defesa de direitos do Terceiro Setor e da sociedade, articula alianças intersetoriais, entre outras atividades.

Venha somar forças com a gente: fundamig.org.br

GIFE

https://gife.org.br

O GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) é uma associação de investidores sociais privados, entre empresas, institutos, fundações e fundos familiares, corporativos, ou independentes. Atualmente, conta com uma rede de mais de 170 associados que, somados, aportaram R$ 4.8 bilhões em investimento social no ano de 2022, segundo dados do Censo GIFE.
Há quase 30 anos, o GIFE articula e fortalece o campo da filantropia e do investimento social privado no Brasil, contribuindo para que a mobilização de recursos privados para fins públicos seja mais ampla e efetiva.

IDIS

www.idis.org.br

Fundado em 1999, o IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social é uma organização social independente e pioneira no apoio estratégico ao investidor social no Brasil. Tem como missão inspirar, apoiar e ampliar o investimento social privado e seu impacto, promovendo ações que transformam realidades e contribuem para a redução das desigualdades sociais no país. Sua atuação baseia-se no tripé geração de conhecimento, consultoria e realização de projetos de impacto, que contribuem para o fortalecimento do ecossistema da filantropia e da cultura de doação.

INSTITUTO DOAR

www.institutodoar.org

O Instituto Doar – Certificadora Social empenha-se em validar e outorgar selos de qualidade a esforços com impacto social, visando a melhoria contínua da nossa comunidade. Temos o objetivo de analisar, fomentar, apoiar e ressaltar entidades, autoridades, indivíduos e iniciativas comprometidas com a geração de um impacto social relevante.
Pautamos nossa atuação pela excelência, transparência e inovação, mantendo um olhar criterioso e neutro ao certificar e reconhecer esforços e pessoas engajadas em efetuar mudanças positivas em setores como educação, saúde, meio ambiente, igualdade social e outros vitais para o bem-estar coletivo.
Começamos nossa atuação em 2012 no evento ONG Brasil. Era a oportunidade de mobilizar as mais de 500 organizações que estavam presentes através de duas frentes:
• O lançamento do Dia de Doar;
• O lançamento do Selo Doar.
E anos depois a criação do Prêmio Melhores ONGs em 2017.
Nosso trabalho busca assegurar que todas as partes envolvidas – filantropos, entidades sociais, corporações, governos e a comunidade em geral – tenham confiança na integridade e no engajamento dos projetos que certificamos.

NEURÔNIO

www.neuroniosator.com.br

A Neurônio é uma empresa especializada em planejamento e implementação de estratégias de ativação de negócios e causas. Desde o começo, há mais de vinte anos, sua atuação esteve relacionada com iniciativas que consideram relevante gerar impactos positivos na sociedade. Como uma célula viva, a Neurônio conecta impulsos dentro e fora, capta tendências, aprofunda práticas e projeta soluções em cidadania, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável. Ela acredita que é possível contribuir com a sociedade, trazendo relevância e transformação de comportamentos e atitudes para gerar realidades mais férteis e inclusivas no mundo. Para isso, utiliza como ferramenta principal a criação e a implementação de Prêmios e Editais de Seleção.

NOSSA CAUSA

www.nossacausa.com

A Nossa Causa é uma plataforma de inovação social que capacita e conecta indivíduos e organizações, criando uma comunidade engajada e informada que desafia e remodela as estruturas de poder e desigualdade, através da educação, mobilização e inovação.

OBSERVATÓRIO DO 3° SETOR

www.observatorio3setor.org.br

O Observatório do Terceiro Setor é uma plataforma jornalística dedicada exclusivamente à cobertura do Terceiro Setor. Com foco no trabalho das organizações da sociedade civil, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e ênfase nos direitos humanos, o Observatório está presente também nas redes sociais e no rádio, com programas na Brasil Atual e na Rádio USP, alcançando uma média de 1,7 milhão de pessoas por mês.

OSC LEGAL

www.osclegal.org.br

OSC LEGAL Instituto vem atuando no fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil (OSC). Contribui com as associações, fundações, cooperativas sociais e entidades religiosas, na oferta de soluções para o fortalecimento da sua gestão social e para o empoderamento jurídico. é uma referência na produção e disponibilização de conteúdo, informações e instrumentos voltados a gestão no campo social, além de promover a troca de tecnologia, de informação e de expertise no setor.

PHOMENTA

www.phomenta.com.br

A Phomenta é um negócio de impacto que fortalece OSCs e seus empreendedores, por meio de educação em gestão e inovação, maior reconhecimento e conexões relevantes com empresas e potenciais parceiros. Saiba mais em phomenta.com.br

PONTEAPONTE

www.ponteaponte.com.br

Cocriada em 2011, a ponteAponte é uma consultoria com foco em fortalecer o campo socioambiental brasileiro, qualificando o investimento social privado e a filantropia. Tendo na diversidade uma das nossas fortalezas, atuamos em três frentes integradas e uma transversal: Estratégia de RSE/ISP/ESG; Chamadas de impacto social; Potencialização de inovações sociais; e Think-do tank (produção de conhecimento).

REDE FILANTROPIA

www.filantropia.ong

Fundada em 2002, a Rede Filantropia é uma plataforma que tem como foco fortalecer as organizações sociais do Brasil e contribuir para a profissionalização do Terceiro Setor por meio de capacitações e da disseminação do conhecimento técnico em gestão. A Rede disponibiliza diversos materiais, como: revista especializada, artigos técnicos, cursos on-line, seminários, videoaulas, treinamentos, e-books, webinars, entre outros. São mais de 112 mil pessoas inscritas na plataforma, além de mais de 2,2 mil organizações associadas.

REDE COMUÁ

https://redecomua.org.br/

A Rede Comuá é um espaço que reúne fundos temáticos, comunitários e fundações comunitárias, organizações doadoras (grantmakers) independentes, que mobilizam recursos de fontes diversificadas para apoiar grupos, coletivos, movimentos e organizações da sociedade civil que atuam nos campos da justiça socioambiental, direitos humanos e desenvolvimento comunitário. Apoiar com recursos financeiros iniciativas da sociedade civil lideradas por minorias políticas é uma estratégia chave para a promoção e construção de agendas voltadas para o reconhecimento e defesa de direitos, e, portanto, para o fortalecimento da democracia brasileira. A Rede busca fortalecer a capacidade de atuação conjunta dos seus membros potencializando seu papel nos processos de transformação social, nas ações de incidência, dando visibilidade às suas ações tanto no campo da filantropia como na esfera pública.