Comitê Científico

Sob liderança da conselheira deliberativa Andrea Travassos, foram publicados os nomes dos participantes voluntários do Comitê Científico, que ficarão responsáveis pela construção do programa do principal evento brasileiro sobre mobilização de recursos para causas e organizações, o Festival ABCR 2021.

O Festival ABCR 2021 acontecerá nos dias 28 e 29 de junho em versão presencial em São Paulo, e online.

O Comitê Científico é responsável por construir a programação que será oferecida no evento geral, com dezenas de sessões e palestrantes todos os anos. Os participantes foram escolhidos dentre membros da ABCR e convidados da presidente do Comitê, Andrea Travassos, que também faz parte do Conselho Deliberativo da ABCR.

Confira a seguir quem são os membros do Comitê Científico do Festival ABCR 2021:

Ana Flávia Ferreira Godoi, produtora cultural, com especialidade em Marketing e Gestão na Cultura. Gerenciamento de Projetos para o Terceiro Setor. Especialista em captação de recursos, com foco em grandes doadores, desenvolvimento institucional e planejamento estratégico. Membro do Conselho Deliberativo da ABCR.

Andrea Imperador Peçanha Travassos, bióloga, pedagoga e especialista em Ciências Ambientais. Possui também MBA em Gestão e Empreendedorismo Social pela FIA/USP e formação executiva em Mensuração de Impacto para Organizações Sem Fins Lucrativos pela Harvard Kennedy School. Atua no IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, há mais de 20 anos, onde concentra suas ações no desenvolvimento institucional e captação de recursos. Tem ampla experiência em temas relacionados a gestão e governança de OSCs e parcerias intersetoriais, onde tem concentrado sua atuação, especialmente através de MRC – Marketing Relacionado a Causas, onde tem experiências concretas e formação internacional. É responsável pelo planejamento, desenvolvimento e gestão das parcerias institucionais com diversas empresas, nacionais e multinacionais, institutos e fundações. É atualmente integrante do Conselho da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos.

Daniela Weiers, paulistana, graduada em Administração de Empresas e mestre em Administração Pública pela FGV-EAESP, membro do Conselho Deliberativo da ABCR desde 2012 e assumiu a Gerência Administrativa do Instituto Synergos Brasil em janeiro deste ano. Tem mais de 20 anos de experiência no Terceiro Setor, atuando com gestão de OSCs e captação de recursos para organizações como Associação Vaga Lume, Instituto AES Eletropaulo, Museu da Pessoa e Associação Evangélica Beneficente.

Danilo Jungers, graduado em Marketing, com Especialização em Administração de Organizações do 3º Setor, Pós-Graduado em Gestão do 3º Setor e com MBA em Administração de Empresas pela FGV/SP. Membro da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), Vice-coordenador do GEATS-CRA/SP (Grupo de Excelência de Administração do Terceiro Setor). Vinte e quatro anos de experiência como Consultor em Captação de Recursos, dedicados a mais de 100 Organizações da Sociedade Civil. Palestrante e Professor de Pós-Graduação na área de Captação de Recursos e Marketing Social. Sócio da Jungers Consultoria, empresa especializada em Gestão e Captação de Recursos e da Facilita Social, empresa pioneira em Captação de Recursos e Relacionamento via WhatsApp.

Loriberto Starosky Filho, professor, pesquisador, palestrante e consultor, é Doutor em Administração (UFSC) e Mestre em Contabilidade (FURB). Sócio da Orplan Assessoria Empresarial, sua experiência com organizações do terceiro setor iniciou em 1995. É associado da ABCR desde o ano de 2012.

Nailton Cazumba, contador, pós graduado em Contabilidade das organizações do Terceiro Setor, em Auditoria e Controladoria; Membro da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Terceiro do CRC-BA; Consultor Especialista no Terceiro Setor; Professor, Instrutor de Cursos; Colunista no site Nossa Causa e na Escola Aberta do Terceiro Setor; Palestrante; e Sócio-Gerente da Pauta Assessoria Contábil, Consultoria e Treinamento – Terceiro Setor.

Patricia Cavalcanti Lobaccaro, líder empresarial no setor filantrópico internacional, com capacidade comprovada de impulsionar a transformação organizacional, crescimento e impacto através do desenvolvimento e execução de estratégias inovadoras. Construtor visionário conhecido pela excelência operacional, promovendo relacionamentos positivos e promovendo mudanças significativas.

Rachel Carneiro de Souza, é Sócia-fundadora e idealizadora da IDEAL SOCIAL. Com 18 anos de atuação no terceiro setor (em áreas como gestão, captação de recursos, desenvolvimento institucional e advocacy) e na área de Responsabilidade Social Corporativa, sempre trabalhou na materialização de grandes ideias, ajudando a tirá-las do papel para torná-las real. Formada em Pedagogia e pós-graduada em Pedagogia Empresarial (Gestão de Pessoas), passou por grandes organizações sociais e empresas, tais como Instituto Ecofuturo (Grupo Suzano) e Biosev (segunda maior processadora de Cana-de-Açúcar do mundo), e há 8 anos exercita sua veia de educação como professora do Curso de Gestão de Organizações do Terceiros Setor do PEC/FGV, onde ministra a disciplina de Desenvolvimento Institucional, com foco em captação de recursos e comunicação para engajamento. Atualmente, dá continuidade à sua atuação no terceiro setor como consultora pela IDEAL SOCIAL, onde atende pequenas e grandes organizações que precisam de ajuda para trilhar um caminho em direção à sua sustentabilidade financeira.

Rosane da Silva Martins Bastos, formada em comunicação social – publicidade e propaganda, com MBAs em Marketing pela FGV e ESPM, tem experiência na área há mais de 20 anos, com foco em gestão e coordenação de equipe. Idealizadora da Casa de Negócios – Planejamento & Captação, que tem o intuito de aproximar marcas a projetos de cunho social, esportivo e cultural, contribuindo assim para uma sociedade melhor.

Silvia Daskal, advogada e formada em Negócios Sociais pelo Yunus ESPM Social Business Centre São Paulo. Atua como Especialista em Mobilização de Recursos na SITAWI Finanças do Bem desde 2019. É fellow da 92Y Ford Motor Company Fund International Fellowship, membro do conselho do #diadedoar, participa do Movimento por uma Cultura de Doação e atua há 10 anos no Setor Social, com experiência em mobilização de causas, recursos e parcerias.