Cássio Aoqui e Mariana Pereira

IA na Captação de Recursos

A tecnologia pode ser uma grande aliada na captação de recursos. Nesta masterclass, veja como a Inteligência Artificial pode ajudar a analisar dados, automatizar processos e melhorar a comunicação com potenciais doadores.

📅 Dia: 14/06/2025 – Sábado | ⏰ Horário: 9h às 12h | R$ 240

Cássio Aoqui

Consultor em estratégia de filantropia e desenvolvimento institucional há 20 anos, é cofundador da ponteAponte e do coletivo Labô, ambos no campo da mudança social. É autor do canal *Spray de Pimenta*, com reflexões críticas sobre o campo da mudança social, e cocriador do *SabIAr*, sobre inteligência artificial para o campo social.

Doutorando em Mudança Social e Participação Política (EACH-USP), mestre e graduado em Administração (FEA-USP) e professor de Gestão Estratégica em Sustentabilidade na FIA e de Negócios Híbridos na Aberje. Atualmente cursa MBA em Inteligência Artificial para Negócios na Faculdade Exame.

Foi jornalista da Folha de S.Paulo por 11 anos. É membro do grupo de Empreendedores Cívicos da RAPS, fellow da 92 Y/Ford Fellowship e do Gaimusho (Ministério de Relações Exteriores do Japão), além de membro da ISTR (International Society for Third Sector Research). Desenvolve trabalho voluntário em diversas organizações, coletivos e iniciativas como ABCR, Plataforma Conjunta e Caminhos da Rua.

Recentemente, sua startup *QMTL* foi vencedora do *Desafio Rotas Literárias*, promovido pela Embratur e Turistech, cuja POC foi apresentada no palco central do WebSummit Rio 2024 por Marcelo Freixo e Gilberto Gil.

Mariana Pereira

Mestre em Políticas Públicas pela UFABC e especialista em ESG pela FIA, Mariana possui mais de 10 anos de experiência no terceiro setor. Atuou em consultorias como Move Social, Gove e ponteAponte, além de trabalhar no Instituto Fundação Cargill e no Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).

Seu trabalho é focado na interseção entre investimento social privado, filantropia e políticas públicas. No *SabIAr*, Mariana tem explorado o potencial da inteligência artificial para otimizar processos de gestão, ampliar a captação de recursos e aprimorar a tomada de decisão baseada em evidências no terceiro setor.