Victor Naranjo
Oficina: como fazer uma campanha capital
As campanhas de grande porte são uma estratégia para arrecadar recursos em volumes muito maiores que o orçamento anual da organização—geralmente de 4 a 10 vezes esse valor. Elas costumam acontecer apenas uma ou duas vezes na história da instituição e são usadas, principalmente, para a compra de terrenos, construção de edifícios ou criação de fundos patrimoniais, onde apenas os rendimentos são utilizados, como em fideicomissos.
Essas campanhas combinam princípios clássicos de relacionamento humano com técnicas modernas de captação e análise de doadores.
Elas são ideais para organizações com pelo menos 10 anos de atuação, que já tenham estratégias de arrecadação consolidadas e uma liderança forte no conselho. Mas se a sua organização é nova, ainda está tentando entender o que funciona e seu conselho parece mais um grupo de turistas perdidos—não se preocupe, venha mesmo assim! Você vai aprender, trocar ideias e, de quebra, se divertir. Este será um workshop dinâmico, com atividades em grupo e em duplas. Venha preparado para participar!
📅 Dia: 15/06/2025 – Domingo | ⏰ Horário: 14h às 17h | R$ 380
Victor Naranjo
Há 35 anos, Víctor Naranjo atua na captação de recursos na América Latina. Sua trajetória começou nos anos 1980, quando escrevia propostas para agências de cooperação internacional em apoio ao movimento ambientalista na Costa Rica. Ao longo de sua carreira, angariou doações de grandes fortunas, empresas e órgãos governamentais na Argentina, Brasil, México, América Central e República Dominicana.
Como consultor, assessora organizações em todas as etapas da captação de recursos, desde a identificação e abordagem de potenciais doadores até o planejamento estratégico, recrutamento e treinamento de conselhos diretores e equipes. Tem ampla experiência em causas ligadas às artes, meio ambiente, habitação, direitos humanos e infância.
Engenheiro agrônomo com mestrado em comportamento animal, Víctor é também um grande apreciador de literatura e atividade física