Fundadora e CEO da IDEAL SOCIAL, Rachel é formada em Pedagogia, pós-graduada em Pedagogia Empresarial (Gestão de Pessoas) e em Gestão de Organizações Sociais da FGV. Possui 24 anos de experiência na gestão de iniciativas sociais. Atualmente, atua como consultora, professora e palestrante especialista em gestão de temas sociais nas empresas e gestão de organizações do 3° setor.

No setor corporativo atua na construção de uma agenda social estratégica para empresas (responsabilidade social, ISP e ESG) e na gestão de institutos empresariais e familiares. No terceiro setor atua dentro da premissa do Desenvolvimento Institucional (planejamento estratégico institucional, governança, gestão e captação de recursos), sempre colaborando para a sustentabilidade financeira das organizações sociais.

Atuou em grandes organizações sociais e empresas como Instituto Ecofuturo (Suzano), e Biosev (agora Raízen). Atualmente, como consultora atua para grandes empresas e institutos como Copa Energia, Lojas Renner, Consulado da Mulher (Whirlpool), Instituto Avon, Instituto IORM (Usina Colorado), Instituto Capim Santo (Restaurante Capim Santo), Lar Sírio Pró-Infância, dentre outras. É professora da Escola Aberta do Terceiro Setor, da FGV – Fundação Getúlio Vargas (Pós-graduação em Educação Executiva), do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (ESG Na Prática: proteção e geração de valor) e da UNIFAI – Centro Universitário Assunção (Pós-graduação de Gestão de Políticas Públicas e Projetos Sociais). Em 2024, lançou o Podcast “Social Também POD”, do qual é âncora, que tem como objetivo trazer convidados e temas do universo das iniciativas sociais nas organizações, nas empresas e na sociedade.

Como voluntária, é Conselheira Consultiva no Instituto ADUS (refugiados). Na ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos) está como líder do Grupo Temático (GT) de Desenvolvimento Institucional e foi membro do Comitê Científico do Festival ABCR ao longo de 5 anos.

DESCRIÇÃO DA PALESTRA: 

As organizações sociais atuam muito fortemente na captação de recursos com um olhar voltado para o ano corrente e para sanar urgências de sua atuação. Muitas delas acabam por desenvolver estratégias de captação de recursos apenas para viabilizar seus projetos, colocando a organização em uma situação de fragilidade, na medida em que captar para os projetos muitas vezes não cobre adequadamente suas despesas fixas. Diante disso, a palestra aqui proposta pretende apresentar o conceito do desenvolvimento institucional, trazendo uma metodologia concreta com um passo-a-passo que permite que as organizações sociais de qualquer tamanho, regionalidade ou natureza possam elaborar a sua própria estratégia de desenvolvimento institucional para custear todas as suas categorias de despesa (despesas fixas ou de custeio, viabilidade dos projetos, composição de fundo de reserva e investimento em infraestrutura), focando seus esforços na captação para a sustentabilidade econômico-financeira da organização.

PALAVRAS-CHAVE:

Desenvolvimento Institucional, Estratégia de captação, Sustentabilidade Econômico-financeira