Palestrantes

Alok

Título da Palestra: Entrevista de Abertura do Festival ABCR 2021

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Alok é um renomado artista do universo da música eletrônica, eleito quinto melhor DJ do mundo e um dos artistas brasileiros mais ouvidos em outros países. É um ícone também do mundo game. Em dezembro de 2020, anunciou a criação do Instituto Alok – para atuar no Brasil, África e Índia em ações de transformação social.

Alexandre Chiaratti

Título da Palestra: Influência da Gestão para captação de recursos – Audisa

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Um dos sócios da Audisa, Alexandre é Profissional de Auditoria, com experiência de mais de 19 anos em Entidades do Terceiro Setor, Bacharel em Ciências Contábeis (PUC – SP), Especialista em Finanças (FGV-SP), Pós Graduado em Gestão de Organizações do Terceiro Setor (Mackenzie -SP), Membro do colegiado de Auditoria do IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil e Palestrante de Cursos, Seminários e Congressos no Sindicato dos Contadores de SP

 

Allyne Andrade

Título da Palestra: Instituições + artistas + doações individuais = R$ 2,4 milhões contra a Covid-19

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Allyne Andrade, Superintendente adjunta do Fundo Brasil de Direitos Humanos, advogada formada pela Faculdade de Direito da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), é mestre e doutora em direito pela USP (Universidade de São Paulo). Obteve o LL.M (Master of Laws) na área de Teoria Crítica Racial pela UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles). Autora do livro Direito e Políticas Públicas Quilombolas.

Amanda Sawaya Novak

Título da Palestra: ESG – A sigla que está movimentando o mercado financeiro e irá impactar o terceiro setor

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Sócia de Marins de Souza Advogados, especializado em advocacia com propósito e de impacto; Coordenadora das Especializações em Direito da FAE e docente do módulo Compliance e Direito Socioambiental; Mestre em Organizações e Desenvolvimento e especialista em Gestão de Organizações Sociais; Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Grupo Boticário e integrante da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/PR. Fundadora da CONCAUSA Negócios com Propósito.

Ana Flavia Godoi

Título da Palestra: Captação de Recursos, uma profissão feminina

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Especialista em Desenvolvimento Institucional, consultora, palestrante e profª de captação de recursos e planejamento estratégico para o Terceiro Setor. Fundadora e Comitê Gestor do Conexão Captadoras, rede colaborativa entre mulheres na captação e que proporciona ambiente acolhedor para todas as profissionais. Membro do Conselho Deliberativo da ABCR e Comitê Científico do Festival ABCR, atuando na regulamentação e promoção da mobilização de recursos e ética no Brasil. Por 10 anos, atuou junto à cadeia produtiva da construção civil, atuando no relacionamento com investidores sociais e engajamento corporativo em ações sociais e de sustentabilidade. Em 2018 e 2019, foi responsável pela capacitação em negociação com patrocinadores de todos os produtores culturais cariocas a convite da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Em 2019, primeira brasileira a palestrar sobre captação de recursos com empresas na Conferência Internacional de Captação de Recursos (AFP ICON) realizada nos Estados Unidos. Desde 2016, atua em parceria com o Vizinho do Bem, programa do setor de sustentabilidade do Grupo MRV e que apoia o desenvolvimento comunitário das regiões onde a empresa possui operação. Desde 2019, apoia o Baobá – Fundo de Equidade Racial na captação de recursos nacionais e internacionais. Desde 2020 vem capacitando organizações sociais em captação de recursos através de redes colaborativas apoiadas por Laboratórios Roche, Observatório do Clima, WWF, Fundação SOS Mata Atlântica e Instituto Ensina. Atualmente é professora da Rede Filantropia, consultora associada Mobilize Global e Evolução 3S, fundadora da AFG Consultoria, atuando junto a negócios e organizações sociais na conquista de sua sustentabilidade financeira.

Andrea Akemi

Título da Palestra: O match do bem: inovando na captação de recursos

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Hoje CEO do Instituto Alicerce, atuando com planejamento estratégico, governança, estratégia de fundraising, estruturação da organização e avaliação e monitoramento de impacto, Andrea foi Gerente de Impacto Social na Ambev, liderando e escalando o Programa VOA, um programa de treinamento e mentoria para organizações do terceiro setor com +200 ONGs no Brasil e voluntariado de +350 funcionários. Antes disso, fez um MBA na Kellogg School of Management, em Chicago, EUA, na Northwestern University e trabalhou no mercado financeiro por 5 anos no Citibank. É formada em Engenharia Elétrica pela Unicamp e dedica seu tempo livre à sua família, que desde 2019, foi aumentada com a chegada do Felipinho, seu filho.

André Leonardo de Oliveira

Título da Palestra: Loja social: migrando do antigo bazar para uma unidade mantenedora da OSC?

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Consultor de Negócios com foco em inovação pelo SEBRAE-SP.
MBA em Gestão estratégia de negócios pela FIAP e Data Analytics pela FIA

Amanda Magliano

Título da Palestra: Reversão de Cancelamentos no Hospital Pequeno Príncipe

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Amanda Magliano – 30 anos. Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade Mackenzie Rio e MBA em Finanças pela IBMEC. Acredito que o ensino transforma, e sou a prova viva disso. Atuo no terceiro setor há 13 anos, e, nos últimos quatro, decidi trabalhar alinhada com meu propósito no Hospital Pequeno Príncipe, onde hoje sou responsável pela área financeira da captação de recursos.

Andrea Peçanha

Título da Palestra: Parceria Governo, Empresas e Sociedade Civil na captação para a Fábrica de Vacinas

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Andrea Peçanha Travassos é bióloga, pedagoga e especialista em Ciências Ambientais. Possui também MBA em Gestão e Empreendedorismo Social pela FIA/USP e formação executiva em Mensuração de Impacto para Organizações Sem Fins Lucrativos pela Harvard Kennedy School . Atua no IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, há mais de 20 anos, onde concentra suas ações no desenvolvimento institucional e captação de recursos. Coordena atualmente a Unidade de Negócios Sustentáveis, iniciativa que recebeu o prêmio Ford de Conservação Ambiental. Tem ampla experiência em temas relacionados a gestão e governança de OSCs e parcerias intersetoriais, onde tem concentrado sua atuação, especialmente através de MRC – Marketing Relacionado a Causas, onde tem experiências concretas e formação internacional. É responsável pelo planejamento, desenvolvimento e gestão das parcerias institucionais com diversas empresas, nacionais e multinacionais, institutos e fundações. É atualmente integrante do Conselho da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos.

Ashley Gatewood

Título da Palestra: A Certificação alavancando sua carreira – conheça o CFRE

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Based in Baltimore, Ashley has been with CFRE International since January 2018.
Previously, she was the events and marketing manager at the Fundraising Institute of New
Zealand, where she helped bring world-class fundraising programming to the country. She is on
a life quest to visit 100 countries.

Barbara Schmidt Rahmer

Título da Palestra: Fundo Nordeste Solidário, uma experiência de captação coletiva por uma rede de pequenas associações do interior – Lições e Desafios

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Nascida na Alemanha e residente permanente do Brasil, Barbara deixou, em 2003, sua carreira de consultora em avaliação de empresas com PricewaterhouseCoopers e Standard & Poors em Boston e Frankfurt para se tornar empreendedora social no Brasil. Criou Vencer Juntos, incubadora sem fins lucrativos dedicada à promoção do empreendedorismo e do desenvolvimento local em regiões de baixo desenvolvimento econômico no interior do Nordeste Brasileiro. Mora em Salvador e continua na frente da entidade pelos últimos 15 anos.
Barbara se formou com MBA na Harvard Business School e mestrado em relações internacionais com foco em economia de desenvolvimento e estudos latino-americanos na Universidade Yale, ambas nos Estados Unidos.
No início de sua carreira profissional, Barbara ocupou cargos com a Fundação Ford na Cidade de México e com UNICEF em Nova Iorque e Brasília.

Betina Sarue

Título da Palestra: Doar para Transformar: mobilizando recursos para a Justiça Socioambiental e de base comunitária

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Doutora e mestre em ciência política pela Universidade de São Paulo, graduada em ciências sociais pela mesma universidade e em comunicação social com habilitação em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi coordenadora de mobilização social na AdeSampa da Prefeitura de São Paulo, gerente de programas do Fundo Newton no Conselho Britânico, coordenadora de políticas públicas no Instituto Ethos e consultora junto a diversas organizações dos terceiro setor e organismos internacionais. Atualmente é assessora de programas da Rede de Filantropia para a Justiça Social.

Camilla Estella

Título da Palestra: A Certificação alavancando sua carreira – conheça o CFRE

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Carolina Pecorari

Título da Palestra: Espaço dos Patrocinadores – Ambev

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Formada em direito e comércio exterior e mais de 16 anos de experiência como advogada, com experiência em Operações de M&A e Direito Societário. Trabalhou 2 anos como trainee na Semikron Semicondutores, 6 anos no TozziniFreire Advogados com foco maior em M&A e Direito Societário e 1 ano no Debevoise & Plimpton, em Nova York, como advogada estrangeira de M&A e mercado de capitais, logo após graduar-se no LL.M pela Columbia Law School.
Em 2013 entrou no jurídico de M&A, Societário e Operações Financeiras da Ambev, virou sócia em 2015 e assumiu a posição de gerente jurídico da ZX Ventures no Brasil, braço de inovação da Ambev.
Em 2019, assumiu a diretoria de sustentabilidade e de transformação digital no departamento de compras da Ambev, à frente da Aceleradora 100+ Brasil.

 

Carlos Pignatari

Título da Palestra: Espaço dos Patrocinadores – Ambev

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Carlos Pignatari é head de Impacto Social da Cervejaria Ambev e está à frente do VOA, programa voluntário de mentoria em gestão para organizações sociais da companhia. Na companhia desde 2013, também atuou como gerente de performance na América Latina, sendo responsável por estabelecer metas e cascatear o programa de excelência e definições estratégicas dentro da Cervejaria, e como gerente de transformação na América do Sul, aprimorando a experiência dos funcionários por meio de tecnologia e gerenciamento de performance. É formado em Administração Pública pela FGV-SP.

 

 

Carlos Roberto Roncaglio

Título da Palestra: Captação de Recursos: Planejar ou Executar? “Ser ou não ser, eis a questão”

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Graduado – ECONOMIA – UNESC/SC Pós Graduado – GESTÃO EMPRESARIAL – FGV/RJ Pós Graduado – GESTÃO DE PESSOAS – UNESC/SC Coordenador de Mobilização de Recursos – Bairro da Juventude – 7 anos.

Carlos Silva

Título da Palestra: Influência da Gestão para captação de recursos – Audisa

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Administrador, profissional de consultoria especializado no Terceiro Setor, atuando há mais de 12 anos na área. Além disso, é Palestrante em eventos especializados no Terceiro Setor.

 

Cássio Aoqui

Título da Palestra: Recorde de doações e OSCs: um estudo sobre quem mais se destacou na pandemia – e os porquês

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Sócio-fundador da ponteAponte, é doutorando em Participação Social e Mudança Política (EACH-USP), mestre em Ciências e graduado em Administração (FEA-USP) e professor de Empreendedorismo e Inovação Social da FIA (Fundação Instituto de Administração). Foi jornalista da Folha de S.Paulo por 11 anos e fellow ou membro de organizações como 92 Y/Ford Fellowship, Ministério de Relações Exteriores do Japão, ISTR (International Society for Third Sector Research) e Agência Internacional de Cooperação do Japão.

Celeste Flores

Título da Palestra: #GivingTuesday / Dia de Doar – o maior movimento de generosidade do mundo

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Celeste Flores supports and mobilizes GivingTuesday’s network of 200+ Communities across the United States. This includes engaging with leaders on growth of their local movement, developing collaborations, as well as activating new community campaigns including diverse communities, causes and all voices. Celeste is a strategist focused on social good and community-led campaigns with decades of experience in activating a vision, engaging cross-sections of a community, building partnerships to expand impact and sustainability, and engage more people in giving. Celeste has also held leadership positions at I Live Here I Give Here, Foundation For the Carolinas, University of Virginia Darden School of Business, Texas Children’s Hospital, United Way in Houston and Accenture.

Chayene Arantes Cotrin

Título da Palestra: Como elaborar um projeto de captação com o Método Q3

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Chayene Cotrin – Empreendedora Social, Sócia-fundadora da Q3 Desenvolvimento Humano e Organizacional, Consultora em Planejamento e Gestão e Professora Universitária. Graduada em Administração, pós-graduada em Gerenciamento de Projetos, pós-graduada em Gestão e Planejamento Estratégico. Trabalha com Planejamento Estratégico e Gerenciamento de Projetos há mais de 15 anos, tendo liderado mais de 100 projetos envolvendo cerca de 500 pessoas em mais de 40 instituições dos segmentos de Serviços, Cultura, Educação, Saúde e Responsabilidade Social. Há mais de 6 anos é professora universitária, atuando como membro do corpo docente da PUC Minas, Uniube (Universidade de Uberaba) e Senac Minas ministrando aulas em Gestão de Projetos, Gestão de Processos e Planejamento Estratégico. Idealizadora do Método Q3 (Problema | Solução| Resultado) e ‘Construindo a Estratégia’, que facilita processos de Planejamento e Execução de Projetos de qualquer Organização, de maneira simples, eficiente e acessível. Atua como voluntária em instituições do Terceiro Setor, dentre elas o PMI (Project Management Institute), instituição internacional sem fins lucrativos que associa profissionais de gestão de projetos. Atua como vice-presidente do Conselho curador da FAEC (Fundação Araguarina de Educação e Cultura), além de liderar um movimento social na cidade de Araguari chamado Fórum Permanente de Cultura que tem como objetivo desenvolver o setor cultural através de políticas públicas. Realiza um trabalho diversificado em instituições do primeiro, segundo e terceiro setor facilitando o processo de elaboração do plano estratégico e planejamento de projetos necessários para o alcance de seus objetivos e sonhos.

Cherisse Faith

Título da Palestra: #GivingTuesday / Dia de Doar – o maior movimento de generosidade do mundo

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Cherisse Beh is Regional Director Asia Pacific, for The Starling Collective and also helps guide Giving Tuesday global leaders with their Giving Every Tuesday activities. A former journalist and creative head, Cherisse now puts the skills she has picked up over the years in encouraging people to give back and to build positive attitudes towards people with intellectual disabilities at Special Olympics Asia Pacific. Her current remit includes building regional brand awareness through campaigns, donor stewardship as well as digital fundraising – serving 35 countries in the areas of communications capacity building and marketing resources.
Previously she was at National Volunteer & Philanthropy Centre as Assistant Director, Marketing & Communications and Mission Head for Giving Week, a nationwide initiative which is part of the global Giving Tuesday Movement. She was also involved in the marketing of NVPC’s key initiatives in building capacity and capability for corporates and non-profits.”

Corine Aartman

Título da Palestra: Como os líderes de base estão reduzindo a desigualdade digital na mobilização

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Corine Aartman has been working with social change organisations for over three decades. As a fundraising manager she innovated fundraising at UNICEF, Bilance (now Cordaid) and a range of other organisations. She worked as an independent consultant and trainer with women’s and children’s rights and environmental organisations in Europe and across the globe, focusing on building people’s capacities to make social change organisations more autonomous and sustainable. In 2014 she joined Wilde Ganzen Foundation to develop Change the Game Academy, an innovative training program for community philanthropy and advocacy. It offers a range of free online courses, and classroom training plus coaching in 12 countries and aims at self-led community development.
Corine co-founded the Dutch Fundraisers Association. She has trained and presented at the International Fundraising Congress and other fundraising and philanthropy events around the world.

 

 

 

Cristina Orpheo

Título da Palestra: Doar para Transformar: mobilizando recursos para a Justiça Socioambiental e de base comunitária

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É formada em Administração, com pós-graduação em gestão de projetos sociais, terceiro setor e gestão ambiental. Tem 20 anos de experiência em elaboração e gestão de projetos, gestão de recursos humanos, elaboração de projetos, planejamento estratégico e mobilização de recursos. Nos últimos 10 anos atua em Grantmaking e apoios a grupos comunitários de base.

Custódio Pereira

Título da Palestra: O reconhecimento da profissão de captação e o impacto que isso terá na sua vida

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Economista, pós-graduado, Mestre pelo Mackenzie, e Doutor pela USP. Com Extensão em
Universidades da Europa e EUA.
Atuou na alta administração de Bancos, Engenharia, Industria multinacional e Instituições de
Ensino, saúde, e Assistência Social. Conselheiro Independente, Consultor em Gestão,
Governança Corporativa e Reestrutuação.
Presidente fundador do FONIF e da ABCR, Conselheiro Independente e Fiscal.
Autor de livros de Captação de Recursos (Fund Raising).

Daniel Morais

Título da Palestra: Como digitalizar sua mobilização de recursos

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Daniel Morais é fundador do Atados (www.atados.com.br) plataforma que conecta pessoas interessadas em ser voluntárias com demandas de ONGs e possui uma rede de 2500 ONGs e 150 mil voluntários. Empreendedor, é também fundador do Abraço Cultural, escola de idiomas e cultura em que refugiados são professores e que em 5 anos já gerou mais de R$ 2,5 milhões em renda para refugiados. Criou o movimento do Dia das Boas Ações, que engajou mais de 30 mil voluntários no Brasil e é o criador da metodologia Make Thinking, que tem como proposta tirar projetos do papel em tempo recorde. Foi criador também da Casa de Trocas, Ulala e voluntário de diversas iniciativas. Hoje atua como voluntário em campanhas políticas, levando o voluntariado para a política. Foi premiado com o Prêmio Empreendedor Social da Schwab Foundation, Visão de Sucesso da Endeavor, Romney Awards, da Points of Light e incubado pela Fundação Fenômenos. ”

 

Daniel Weiss

Título da Palestra: Captação de Recursos Internacionais

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Tenho mais de 30 anos de experiência em captação de recursos no Estados Unidos, Brasil, Europa, Moçambique, e Bolívia, garantindo mais de US$20 milhões em doações ao longo dos anos incluindo subsídios e doações de ArcelorMital, Vale do Rio Doce, Sicoob, Fundação Alcoa, Fundação Cargill, PCLB Foundation, Rotary International, USAID, União Europeu, Nações Unidas, Embaixada Americano – Brasília, Lalor Foundation, NIB Foundation, Alphawood Foundation, e outros. Fundador da Amizade, Ltd., uma organização sem fins lucrativos que promove o voluntariado e serviço comunitário há mais de 25 anos. Diretor de Contrato da Fundação PCLB, fundação familiar nos EUA há 13 anos, e cofundador e presidente da Fundação Carmem Lúcia, organização sem fins lucrativos que presta serviços de saúde, educação e assistência social a famílias de Vila Velha, ES. Fui homenageado pelo Fundo do Golfo Árabe das Nações Unidas, pelo Departamento de Estado dos EUA e por outros por meu trabalho filantrópico.

Danilo Jungers

Título da Masterclass: Diversificar para crescer – 36 estratégias de captação: conheça e diversifique as fontes e estratégias de captação de recursos da sua organização

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Graduado em Marketing, com Especialização em Administração de Organizações do 3º Setor, Pós-Graduado em Gestão do 3º Setor e com MBA em Administração de Empresas pela FGV/SP. Membro da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos) e da AFP (Association of Fundraising Professionals). Fundador do GEATS-CRA/SP (Grupo de Excelência de Administração do Terceiro Setor). Vinte e seis anos de experiência como Consultor em Captação de Recursos via TMKT, dedicados a mais de 160 Organizações da Sociedade Civil. Palestrante e Professor de Pós-Graduação na área de Captação de Recursos e Marketing Social. Sócio da Jungers Consultoria, empresa especializada em Gestão e Captação de Recursos via Telemarketing; da Facilita Social, empresa pioneira em Relacionamento e Captação de Recursos via WhatsApp Enterprise, e da Evolução 3S, uma plataforma on-line de fortalecimento institucional.

Débora Borges

Título da Palestra: Instituições + artistas + doações individuais = R$ 2,4 milhões contra a Covid-19

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Débora Borges, gerente de Relacionamento com a Sociedade do Fundo Brasil de Direitos Humanos e especialista em Marketing Intelligence (Nova IMS, Lisboa) e em Gestão de Comunicação e Marketing (ECA/USP).

Denis Carneiro

Título da Palestra: Reversão de Cancelamentos no Hospital Pequeno Príncipe

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Denis – 29 anos. Apaixonado por pessoas e desenvolvimento. Tenho como propósito utilizar a comunicação para impactar o mundo e principalmente as pessoas a minha volta. Sou formado em Comunicação Institucional pela UTFPR e pós-graduado em Master em Marketing e Gestão de Negócios pela ESIC. Atuo no terceiro setor há 10 anos e há 8 anos na captação de recursos do maior hospital pediátrico do Brasil, o Pequeno Príncipe.

Eduardo Filho

Título da Masterclass: Conhecendo as possibilidades de captação de recursos com a administração pública

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Eduardo Filho é Empreendedor Social, Empresário, Gestor em Terceiro Setor, atualmente Gerente de Projetos Sociais e Mobilização de Recursos do Grupo Hospitalar Nossa Senhora das Graças (06 Hospitais – PR/SC). Coordenou a Área Mobilização de Recursos da Área Saúde do Grupo Marista – Curitiba – PR (05 Hospitais-PR). Nascido em 10 de Maio de 1.976, em São Paulo – SP, atualmente possui 40 anos, paulistano, solteiro, há 10 anos é residente e domiciliado na Cidade de Curitiba – PR. É também proprietário da EF Projetos Sociais, empresas que atuam com negócios de impacto sociais, captação e mobilização de recursos.Desenvolveu atividades profissionais como Mobilizador de Recursos na Área Saúde do Grupo de Hospitais da Rede Santa Marcelina – SP, Hospitais da Rede do Grupo Marista – PR e atual Grupo Hospitalar Nossa Senhora das Graças, sendo que, realiza diversas atividades estratégicas e no campo da sustentabilidade. Supervisionou o ICS – Instituto Curitiba Saúde com mais de 280 profissionais, realizou acompanhamento de eventos e o gerenciamento de mais de 100 projetos. Realizou neste período diversos cursos como: Global Business Administration – FGV – PR, SICONV – Sistema de Convênios com o Governo Federal, Processos Gerenciais, Mapeamento de Projetos, Planejamento Estratégico, Cursos Hospitalares, Cursos em Gerenciamento de Projetos, Cursos em Terceiro Setor, Programação Neurolinguística (SENAC), Expressão Verbal e Oratória (SENAC), Curso de Extensão Teórico-Prático de Comunicação Pastoral (PAULINAS). É filantropo e voluntário em ações sociais. E para completar é cantor, compositor e instrumentista para a música litúrgica e sacra na Igreja Católica Apostólica Romana. Especializações: Gerenciamento de Projetos – FGV | Facilitador do SICONV – SICONV – Sistema de Convênios com o Governo Federal | Terceiro Setor – Análise de Impacto Social em Projetos – Itaú Social S/A | Projetos Sociais – Atividades Pastorais e Filantrópicas.

Eduardo Massa

Título da Palestra: Captação e Comunicação juntas para potencializar os resultados para a organização

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Diretor de Estratégia na Trackmob, trabalha com CRM desde 2002 com cursos de extensão em Marketing Digital, Design Thinking e Inovação. Foi responsável pelas áreas de DBM e Inteligência Competitiva no segundo setor, onde identificava oportunidades através de segmentações e comportamentos, desenvolvendo o relacionamento com clientes via ações de fidelização direcionadas. Tem experiência em aquisição de clientes por diferentes canais e em Programas de retenção e fidelidade. Há mais de 10 anos vem trabalhando no Terceiro Setor na área de aquisição, desenvolvimento e retenção de doadores, como destaque, podemos ressaltar o Face to Face do Greenpeace Brasil, onde desenhou e implantou os processos para uso de tablets e contribuiu para a implantação de um novo sistema de CRM, a implantação do zero da área de captação de recursos com indivíduos da Organização Habitat para a Humanidade e crescimento da base de doadores , com implantação de novos processos e canais de captação de recursos na Agência da ONU para refugiados -ACNUR. “

Eduardo Rocha

Título da Palestra: União Amazônia Viva: apoio para combate à COVID-19 entre comunidades indígenas e tradicionais

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Eduardo Rocha é consultor, facilitador e Gerente de Engajamento da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA). Com sólida formação acadêmica em Administração (USP) e MBA em Gestão de Negócios Socioambientais (CEATS-USP/IPÊ/Artemísia), atuou com Inovação e Sustentabilidade na Unilever, Nielsen e GPA-Casino. Cidadão apaixonado por esforços coletivos de geração de impacto e valor compartilhado, está como voluntário da União Amazônia Viva, com olhar especial para assistência à Saúde e ao Desenvolvimento de comunidades indígenas e povos tradicionais na Amazônia.

Elaine Bueno Silva

Título da Palestra: Loja social: migrando do antigo bazar para uma unidade mantenedora da OSC?

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Graduada em Comunicação Social e em Pedagogia com Administração Escolar. Especialista em Gestão do 3o Setor pela FGV, e também em Tecnologia Educacional, EaD e em Yoga. Formada em Coaching, pela Academia de Coaching Integrativo (ACI). Atua como superintendente no Lar Sírio Pró-Infância.

Fabio Almeida

Título da Palestra: Investindo nas capacidades de gestão como estratégia de sustentabilidade

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Gerente de Desenvolvimento Organizacional da Laudes Foundation, em Amsterdam (Holanda). Formado em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP) e mestre em Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa pela EOI Madri. Atuou também como Coordenador Executivo do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) até 2018, e como consultor em temas de sustentabilidade para diversas organizações nacionais e internacionais.

Fernanda Freire de Sousa

Título da Palestra: Produzindo, comunicando e engajando: conectando regionalismo com as campanhas de captação do Hospital do Câncer de Passos

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Pós-graduanda em Marketing pela Universidade do Estado de São Paulo (USP) e formada em Jornalismo pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Possui experiência em redação jornalística, tendo trabalhado em diversos segmentos de jornal impresso de circulação diária e atualmente, é assessora de comunicação e mídias do grupo Santa Casa de Misericórdia de Passos, conectando planejamento midiático, humanização e técnicas para um desempenho engajador e atrativo, facilitando o gerenciamento de crise de imagem e relacionamento com a mídia.

Fernanda Salerno

Título da Palestra: Desafios da Captação de Recursos de Médicos Sem Fronteiras em frente a COVID-19

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Formada em Administração de Empresas e com MBA em Marketing Estratégico, pela ESPM, possui 20 anos de experiência. Desde 2018 trabalha em Médicos Sem Fronteiras como responsável pela aquisição de novos doadores, através dos canais DRTV e F2F, e também pelo relacionamento com doadores via call center.

 

Filipe Dantas

Título da Palestra: Comunicação para Captação de Recursos: o doador no centro das nossas campanhas (Donor Centered Communication)

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Com mais de 25 anos de experiência em fundraising, trabalhou em várias associações e fundações onde coordenou o departamento de aquisição e relacionamento com doadores. É sócio da Giving, agência de captação de recursos, membro da ABCR, palestrante desde 2011 nos Festivais ABCR e mestre em Administração pela PUC-Rio.

Flavia Lang Revkolevsky

Título da Palestra: Captação e Comunicação juntas para potencializar os resultados para a organização

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Flavia Lang Revkolevsky – Empreendedora no mundo da mobilização, especialista em engajamento e captação de recursos com pessoas físicas. É sócia e gestora da Tools4Change Brasil (captação face2face – diálogo direto) e idealizadora da Pitanga.Mob (consultoria). Formada em administração, têm mais de 20 anos de experiência em comunicação, marketing e captação de recursos. Liderou equipes de mobilização de recursos em organizações internacionais como Greenpeace, CARE e Plan. Já desenvolveu campanhas, planos, projetos ou set up de programas de captação de recursos para organizações nacionais e internacionais, grandes e pequenas como por exemplo UNICEF, Aldeias Infantis, Acorde, Marco Zero Conteúdo, Gestos, Acãochego, CREN e FABH.

Gabrielle Kovalski de Melo

Título da Palestra: Como utilizar o Google Ad Grants para a Captação de Recursos?

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Publicitária, atuante em comunicação para o terceiro setor a 3 anos. Atualmente Customer Success na BeCause. Trabalhei com mídia paga durante 1 ano, e mesmo não estando mais nessa função, ainda tenho relação com a área diariamente. Alguns clientes do terceiro setor atendidos com o serviço de mídia: SOS Mata Atlântica, Casa Fluminense, CDD, AME, FALM. Outros clientes de mídia: Fini, Hospital Albert Einstein, Dr. Good, IOB.

Giovanna Maradei

Título da Palestra: Embaixadores TETO Brasil: como usamos a comunicação digital para mobilizar e captar mais do que nunca

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Giovanna Maradei é Gerente Nacional de Comunicação da TETO Brasil. Forma em jornalismo pela Cásper Líbero e em publicidade pela Escola de Propaganda e Marketing (ESPM) vem descobrindo no terceiro setor como contar histórias e produzir conteúdos de forma estratégica para promover as mudanças que ver mundo.

Giuseppina Maria Fulco

Título da Palestra: Desenvolvendo Pessoas para desenvolver organizações

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Giuseppina Maria Fulco (Giusi), italiana, Gestora há 29 anos da Associação Casa Família Rosetta em Porto Velho-Rondônia. Formações : Graduação em Serviço Social (Itália) Graduação em Gestão de Organizações do Terceiro Setor- Unicesumar-2021; Cursos em Elaboração e Gestão de Projetos, entre eles PMD; Cursos em Captação de Recursos do Marcelo Estraviz e outros; Curso de Pós Graduação em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional pela Faculdade Católica de Rondônia; Formação em Líder Coach e PNL ; Formação em Constelações Familiares (cursando); Curso Consultores para o Terceiro Setor –Marcelo Estraviz (em andamento).

Helen Pedroso

Título da Palestra: Captação de Recursos, uma profissão feminina

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Formada em Psicologia pela PUC-SP, atualmente cursando o MBA em Gestão de Saúde na FGV-Rio, tem MBA em Gestão de Negócios Sustentáveis pela UFF, especialização em Liderança Executiva para o Terceiro Setor pela Kellogg University em Chicago/USA e é certificada pela Board Source sobre engajamento de Conselhos. Apesar de não concluído, cursou um ano do Mestrado em Serviço Social pela Universidade George Mason nos EUA (não concluído). Com grande experiência na área Social, atuou nacionalmente e internacionalmente em diversas organizações sociais incluindo Instituto Coca-Cola Brasil, ONG Melwood/ EUA, CIEDS, Fundação Xuxa Meneghel, SESC-Rio e atuou como gestora de projetos sociais na Secretaria Estadual de Ação Social e Cidadania do Rio de Janeiro. Foi membro Fundadora do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial e é Diretora Administrativa voluntária da Fundação Angélica Goulart. A partir de 2016 foi gerente geral do Instituto Ronald McDonald sendo responsável pelo acompanhamento e desempenho do planejamento estratégico, de recursos e gestão captação do orçamento da organização, tomando decisões que impulsionam resultados e o cumprimento da causa social de “Promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer”. Em 2020 foi promovida para função de Diretora Executiva tendo como missão administrar a organização e projetar seu crescimento nos próximos anos.

 

Inês Mindlin Lafer

Título da Palestra: A nova geração de investidores sócio-ambientais

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Inês Mindlin Lafer é idealizadora do Confluentes e diretora do Instituto Betty e Jacob Lafer. Tem especialização em direitos humanos e mestrado em administração pública pela FGV/EAESP. Graduada em psicologia, com formação em psicanálise, atua há cerca de 20 anos no terceiro setor. É membro do conselho da Casa do Povo, Nossas e Instituto Igarapé e presidente do conselho do GIFE

Isabel Cataldi

Título da Palestra: Desafios da Captação de Recursos de Médicos Sem Fronteiras em frente a COVID-19

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Isabel Cataldi sempre foi apaixonada por tecnologia e desde que iniciou sua carreira trabalha com digital. Hoje atua como Gerente de Digital em Médicos Sem Fronteiras, sua primeira experiência no terceiro setor. Com passagens por empresa como Oi, COB, entre outras, já liderou projetos de alta complexidade como a primeira e-book store da América Latina.

Izabel Seabra

Título da Palestra: Recorde de doações e OSCs: um estudo sobre quem mais se destacou na pandemia – e os porquês

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IZABEL Cristina Nogueira SEABRA é doutoranda em Administração (FEA USP), mestre em Desenvolvimento Regional (PRODERE-UFAM), mestre em Tecnologia da Informação (Universidade de Marselle-França – Projeto Brasil/FULLP/Mercosul), graduada em Economia (UFAM), é professora da Universidade do Estado do Amazonas-UEA (cursos de graduação e pós graduação); com experiência didática nos cursos de Economia, Administração e Contabilidade com ênfase em Auditoria Pública e Privada, Projetos, Administração Financeira e Orçamentária; Finanças Pública e Privada. Auditora Técnica de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. Atualmente desenvolve pesquisa em empreendedorismo social e sustentabilidade financeira em comunidades localizadas em Reservas Extrativistas do Bioma Amazônia.

 

 

Jânio de Oliveira

Título da Palestra: Gestão Participativa como estratégia no fortalecimento das parcerias

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É Dirigente na Fundação Julita, coordena e orienta toda a equipe de coordenação dos programas e centros na execução da Política Administrativa e Pedagógica. Responsável pelo alinhamento da proposta pedagógica, avaliação e monitoramento das atividades em execução. Formado em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESP. Tem experiência em organizações sociais do terceiro setor há mais de 20 anos, atuou como educador social, gerente de serviços da assistência social e coordenador de projetos.

João Lacerda

Título da Palestra: Arte, Tecnologia e Engajamento Social na Mobilização de Recursos

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João Lacerda atualmente coordena a área de parcerias e captação de recursos do Pimp My Carroça. Formado em jornalismo pela PUC-Rio, ao longo de sua carreira foi da produção de conteúdo audiovisual ao conteúdo digital. Entrou para o terceiro setor por meio do ativismo em favor da bicicleta. Já teve a oportunidade de militar pelos direitos das crianças e pautas climáticas. Auto didata na área de captação, pratica a construção de pontes dentro e fora das organizações como forma de viabilizar projetos institucionais.

João Paulo Vergueiro

Título da Palestra: Círculos de Doação, o que são e como iniciar um

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João Paulo Vergueiro (ABCR 00180), diretor executivo da ABCR. Professor e coordenador do Alumni Alvaristas e do Fundo de Bolsas da FECAP, administrador e mestre em administração pública pela FGV-SP, e bacharel em Direito pela USP. Conselheiro da Fundação Amor Horizontal, da Kibô-no-Iê e do Conselho Regional de Administração de São Paulo, além de voluntário na pastoral da comunicação da Paróquia N. Sra. da Saúde e membro da ABRH-SP.

Joana Mortari

Título da Palestra: Qual é o perfil do doador brasileiro depois da pandemia?

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Joana Lee Ribeiro Mortari é advogada formada pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie e com LLM pela Faculdade de Direito da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos e Pós Graduação em Prática Social Reflexiva pela Proteus Initiative, na África do Sul. Atualmente é Diretora da Associação Acorde, organização social que trabalha pelo desenvolvimento humano de crianças e jovens em Embu das Artes e Cotia. Co-Criadora e membro do Comitê Coordenador do Movimento por uma Cultura de Doação no Brasil, uma rede colaborativa de pessoas e organizações dedicada à promoção da cultura de doar no Brasil. Conselheira do Instituto Mol e do Conselho de Avaliação do Fundo Bis.

 

Joanna Sultanum Calazans

Título da Palestra: Lado a Lado: Captação de recursos a partir da experiência de campo

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Natural de Recife, PE, tenho diploma em Comunicação pela Ithaca College, nos EUA e mestrado em Relações Internacionais pela University of Oklahoma. Iniciei minha carreira profissional há 12 anos atrás como assessora nacional de voluntariado na Habitat para Humanidade Brasil, organização que hoje integro o conselho deliberativo. Já prestei diversas consultorias para planejamento de captação de recursos para organizações do terceiro setor. Atualmente estou como gerente nacional de relações institucionais da Aldeias Infantis SOS Brasil.

Kait Sheridan

Título da Palestra: #GivingTuesday / Dia de Doar – o maior movimento de generosidade do mundo

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Kait Sheridan manages the community of Global Leaders and digital communications for #GivingTuesday. Kait first joined 92nd Street Y’s Belfer Center for Innovation & Social Impact team in 2013, where she worked on #GivingTuesday, the Social Good Summit, 92Y Fellowship programs, and other strategic initiatives. In 2016, Kait’s personal life took her to the UK and then Asia, where she continues to work on #GivingTuesday with a focus on expanding the Global Leader community. She has worked on a number of award-winning social media campaigns, leadership programs, and strategic initiatives with NGOs around the globe, and advises a number of startups and companies on their corporate CSR and fundraising programs. Kait currently lives in Hong Kong.

 

 

Laís de Figueirêdo Lopes

Título da Palestra: LGPD e Compliance como ferramentas para mobilização de recursos – SBSA

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Advogada sócia de Szazi, Bechara, Storto, Reicher e Figueirêdo Lopes Advogados. Doutoranda em Direito Público pela Universidade de Coimbra, em Portugal. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ex-Assessora Especial do Ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, de 2011 a 2016. Liderou por cinco anos a agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil no Governo Federal, tendo participado da elaboração da Lei 13.019/2014, do Decreto 8.726/2016, e das demais alterações normativas havidas sobre o campo no período. É professora da PUC/SP/COGEAE em cursos de especialização e de extensão. Pesquisadora vinculada ao NEATS – Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor da PUC/SP.

 

 

Leandro Marins de Souza

Título da Palestra: ESG – A sigla que está movimentando o mercado financeiro e irá impactar o terceiro setor

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Leandro Marins de Souza é sócio fundador de Marins de Souza Advogados, um escritório de advocacia com propósito e de impacto. Atua há mais de 20 anos nas áreas do Terceiro Setor, Empreendedorismo Social, Negócios de Impacto e Governança. Presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/PR. É Doutor pela USP e Mestre pela PUPCR. Fundador da CONCAUSA Negócios com Propósito.

Leanne Neale

Título da Palestra: Desafios da Captação de Recursos de Médicos Sem Fronteiras em frente a COVID-19

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Leanne é apaixonada pela área de fundraising desde jovem voluntária. Hoje ela acumula 13 anos de experiência no campo, trabalhou em três organizações internacionais e dois mercados do setor. Atualmente é a Diretora de Captação de Recursos em Médicos Sem Fronteiras (MSF), fazendo parte de uma equipe incrível, dedicada ao crescimento e engajamento da base de apoiadores de MSF no Brasil.

Leonardo Ruiz Machado

Título da Palestra: Parceria Governo, Empresas e Sociedade Civil na captação para a Fábrica de Vacinas

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Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Leonardo Ruiz Machado tem vasta experiência no desenvolvimento e gestão de ambientes empresarias. Ao longo de sua carreira, foi Diretor Jurídico do Walmart no Brasil e Diretor de Integração do Walmart no Chile, onde viveu como expatriado. Atuou como Gerente Executivo na área de consultoria da PwC e foi sócio do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados.

Nos últimos anos, exerceu o cargo de Diretor de Compliance e Relações Institucionais do Grupo Construcap, atuando com foco na gestão de riscos e relações institucionais envolvendo contratos de concessão e Parcerias Público-Privada em projetos de infraestrutura, saúde e entretenimento, além de obras privadas de grande porte.

Leonardo integra a diretoria-executiva da InvestSP e lidera a Diretoria de Projetos de Investimento, que tem como principal objetivo assessorar empresas privadas na interlocução com órgãos públicos, apoiando nos processos de tomada de decisão que visam implantar novos empreendimentos no Estado de São Paulo e potencializar a competitividade daqueles já existentes.

Luana Ozemela

Título da Palestra: A nova geração de investidores sócio-ambientais

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Fundadora e CEO da Development Impact Managers and Advisors, uma empresa de consultoria especializada em investimentos de impacto social e cooperação internacional em mercados emergentes. Ela é ex-funcionária sênior do Banco Interamericano de Desenvolvimento em Washington, tendo estruturado US$ 500 milhões em financiamento de desenvolvimento social em vários países. Investe ativamente e tem assento em conselhos no Brasil, Ruanda, Nigéria e Reino Unido. Faz parte do Comitê de Investimentos de Impacto da Comissão de Valores Mobiliários do Brasil. Ela é mentora do Oxford Women in Business e é co-líder do Founder Institute Chapter em Doha. Lidera o engajamento da comunidade brasileira com o Comitê Supremo para a Copa do Mundo FIFA 2022. Tem um doutorado em Economia e mestrado em Política de Desenvolvimento no Reino Unido.

Luciana Nicola

Título da Palestra: Parceria Governo, Empresas e Sociedade Civil na captação para a Fábrica de Vacinas

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Luana Ribeiro

Título da Masterclass: Desenvolvimento Institucional e Sustentabilidade Financeira das OSCs

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Graduada em Administração de Recursos Humanos em 2007 pela Universidade Nove de Julho e Pós Graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade Mackenzie em 2011. Desde 2007 realizo diversos trabalhos sociais voluntários e desde 2017, como profissional no terceiro setor, atuo como consultora de gestão, captação de recursos e projetos sociais para organizações da sociedade civil. Especializações do 3 setor:
Gestão e Elaboração de Projetos Sociais – PUC; Desenvolvimento Institucional para 3setor – Ideal Social; Sustentabilidade Financeira para OSC – Ideal Social; Captação de Recursos (Plano Estratégico) – Ideal Social Sou Sócia-Fundadora da Emunah Consultoria de Projetos e Captação de Recursos, que tem como objetivo emancipar profissionais das organizações da sociedade civil, a partir da disponibilização de conhecimentos técnicos e especializados para que possam desempenhar com excelência suas atividades de captação de recursos, de acordo com o Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor (Lei 13.019/2014 a alterações e Decreto 8.726/2016).

Lucas Oliveira de Jesus

Título da Palestra: Produzindo, comunicando e engajando: conectando regionalismo com as campanhas de captação do Hospital do Câncer de Passos

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Graduando em Jornalismo pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), possui diversa experiência na área de Marketing, desenvolvendo estudo de mercado, posicionado de marca e o serviço de Assessoria de Comunicação Publicitária para empresas de médio e grande porte do Sul e Sudoeste de Minas Gerais. Atualmente é responsável pela Publicidade e Propaganda do grupo Santa Casa de Passos, desenvolvendo materiais das campanhas de arrecadação de recursos, conteúdos para redes sociais, entre outros materiais institucionais. Detém conhecimento em softwares profissionais de edição gráfica e em ferramentas do pacote Adobe. Durante a graduação, desenvolveu projetos de extensão universitária direcionados para instruir estudantes do nível básico e médio ao design, introdução ao cinema e tratamento de imagem, vídeo e áudio.

Luciana Chinaglia Quintão

Título da Palestra: Recorde de doações e OSCs: um estudo sobre quem mais se destacou na pandemia – e os porquês

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Economista e mestre em administração de empresas, Luciana Chinaglia Quintão nasceu na Gávea, no Rio de Janeiro, região vizinha à favela da Rocinha, e desde cedo se conscientizou sobre a dicotomia que cerca a realidade brasileira, entre o potencial do país e suas pobres estatísticas. Inconformada com tanta pobreza em meio a tanta riqueza, criou, em 1998, a ONG Banco de Alimentos, em São Paulo, com a missão de combater a fome e o desperdício de alimentos, buscando alimentos onde sobra e levando onde falta.
Na visão de Luciana, cada brasileiro, seja qual for a sua profissão, deve ser também um médico social, um cidadão a serviço da construção de um país melhor para todos. Hoje, 23 anos depois, a ONG Banco de Alimentos minimiza os efeitos da fome e possibilita a complementação alimentar de qualidade em 42 entidades assistidas continuamente, que atendem mais de 23 mil pessoas na região da Grande São Paulo.

Luiz Donadio

Título da Palestra: Investindo nas capacidades de gestão como estratégia de sustentabilidade

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Responsável pelo desenvolvimento, estruturação e implantação do Escritório de Captação de Recursos da Fundação Oswaldo Cruz – Ação iniciada como projeto piloto no ano de 2007, e que se consolidou como uma bem sucedida experiência institucional. Desde então, foram centenas  de diferentes projetos captados, por meio de empresas, fundos internacionais e programas com indivíduos, possibilitando a construção de diversas parcerias público-privadas. Durante a pandemia, liderou a captação do programa “Unidos Contra a Covid 19” da Fiocruz Iniciativa que em 12 meses mobilizou 495 milhões de reais, com a realização de ações em todo o Brasil.

 

Maria Candela

Título da Palestra: A Certificação alavancando sua carreira – conheça o CFRE

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Marcelo Haick

Título da Palestra: Rotary: como captar recursos entre voluntários

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Marcelo Demétrio Haick, é natural de São Paulo, estabelecido em Santos.
É médico graduado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos em 1982, com
especialização em Medicina do Trabalho.
Diretor presidente das empresas: H.S.O. – Sistemas de Gestão em Saúde,
Segurança e Meio Ambiente e Sologic South América – Análise da Causa Raiz.
Associado do Rotary Club de Santos Praia, desde 1991, tendo sido Presidente do
clube em 2002 – 2003.
Governador 2006-2007, Distrito 4420, quando obteve a maior arrecadação per
capta no Mundo para Fundos Anuais da Fundação Rotária e crescimento do
Quadro Associativo de 14%.
Juntamente com sua esposa são Major Donors Nível 4, Benfeitor da Fundação
Rotária e Membro Fundador da Paul Harris Society (PHS) do Distrito 4420.
Atuou com o Training Leader na Assembleia Internacional, San Diego, em 2013
e 2014.
Presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária do D-4420 no período
2013-2016, idealizador do modelo de CADRE DISTRITAL, para apoiar
desenvolvimento de projetos de subsídios globais e Facilitador Champion,
relativo ao Comitê Distrital de Serviços Internacionais, desde 2017.
Representou o Presidente de Rotary International em várias conferências
distritais; proferiu palestras e/ou facilitou sessões em Convenções de Rotary
International e Institutos Zonais.
Curador da Fundação Rotária 2021-23.
Consultor Nacional de Advocacia para a Pólio 2014-2021.
Coordenador End Pólio Now da Região 31, 2015-2020.
Membro do Comitê da Fundação Rotária, de Seleção do Prêmio Pólio
Plus Pioneer, 2018-2019.
Vice chair da CADRE de Consultores Técnicos da Fundação Rotária,
2018-2021.
Membro do Comitê de Programas da Fundação Rotária, 2018-2020.
Membro do Comitê de Rotary International, Shaping Rotary’s Future,
2018-2021.
Membro do Comitê Executivo de Promoção da Convenção
Internacional de Toronto 2017-18.
Membro do Comitê de Promoção da Convenção Internacional de
Birmingham 2008-09.

Marcia Woods

Título da Palestra: O reconhecimento da profissão de captação e o impacto que isso terá na sua vida

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Tem 20 anos de experiência em gestão de organizações do terceiro setor e programas e projetos sociais. É especialista em investimento social privado, marketing social e relacionado a causas, e autora das publicações Marketing Relacionado a Causas: Conceitos e Experiências Brasileiras, Guia Prático de Marketing Relacionado a Causas: Diretrizes e Casos, e Tendências do Investimento Social Privado na América Latina. Foi diretora executiva no IDIS, e atuou na Cruz Vermelha na Austrália e 3M do Brasil.
Atualmente é assessora da Fundação José Luiz Egydio Setubal e como voluntária é Presidente da SAAP – Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros, membro do Conselho Curador da Fundação Stickel e do Comitê Coordenador do Movimento por uma Cultura de Doação.
É formada em comunicação social pela ESPM e tem especializações em administração de negócios, organizações do terceiro setor e advocacy.

 

Marcio Correa

Título da Palestra: Programa de Fidelidade como estratégia de retenção

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Gerente Executivo de Doadores Individuais da Aldeias Infantis SOS Brasil, consultor de captação de recursos, fidelização e relacionamento com doadores individuais. Com longa trajetória na atuação em CRM, BI e Marketing Digital para empresas e organizações da sociedade civil, se especializou em análises de métricas e desempenho de operações, com foco em aquisição, desenvolvimento e retenção de doadores.

Marina Massagardi

Título da Palestra: Caçadores de Doadores

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Com mais de 15 anos de atuação no Terceiro Setor, deu início como voluntária na Fundação SOS Mata Atlântica e na Revista Ocas”, e atuou na área administrativa do Instituto Refloresta, organização voltada ao meio ambiente. Em 2016 passou a atuar como Consultora de Captação de Recursos especializada em pesquisa de grandes doadores para organizações do Terceiro Setor como Fundo Baobá, Renal Vida e Museu do Ipiranga. Hoje é sócia na Everest Fundraising atuando em consultorias e treinamentos de captação de recursos para diversas organizações sociais como Plan International, WWF, Observatório do Terceiro Setor, Fundação Ema Klabin, Comitê Internacional da Cruz Vermelha, IPÊ, entre outras.

Marina Pechlivanis

Título da Palestra: Como aplicar pensamento sistêmico na gestão de comunicação das organizações? Oficina prática com base na Matriz de Planejamento CDRV®: Captação, Doação, Reputação e Visibilidade

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Sócia-fundadora da Umbigo do Mundo, especializada em posicionamento de marca e cultura corporativa. Mestra em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM. Professora de Pós-Graduação em Marketing Holístico da BSP, em Economia do Conhecimento e Inovação na Belas Artes e em Relações com Clientes na ESPM. Autora dos livros “Gestão de Encantamento 1 e 2 (2018 e 2019), “Economia das Dádivas: o novo milagre econômico” (2016) e “Gifting” (2009), entre outros 20 títulos. Atua em projetos para ONGs, associações e instituições do Terceiro Setor, incluindo a campanha www.diadedoar.org.br e a Plataforma de Educação para a Gentileza e a Generosidade www.diadedoarkids.org.br.

Mariane Maier Nunes

Título da Palestra: Doar para Transformar: mobilizando recursos para a Justiça Socioambiental e de base comunitária

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Administradora com experiência no campo da sociedade civil organizada e em ISP; Mestre em Administração pela George Washington University com foco em international development; Gerente Executiva do ICOM – Instituto Comunitário Grande Florianópolis, organização que atua como Fundação Comunitária no Brasil. É membro da Rede de Filantropia para a Justiça Social e membro do Comitê Gestor da Rede Iberoamericana de Fundações Comunitárias. Emerging Leader Fellow no The City University of New York (CUNY), Center on Philanthropy and Civil Society.

Mayara Brilhante

Título da Palestra: Como os líderes de base estão reduzindo a desigualdade digital na mobilização

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Mayara Brilhante é jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e mestrado em Médiation Culturelle et Métiers du Livre pela Université de Liège (ULiège). Já atuou na coordenação de diversos órgãos públicos como comunicadora e assessora de comunicação e imprensa, atualmente está diretora executiva do Parceiros Brilhantes, projeto social sem fins lucrativos com sede em Manaus (AM).

Michel Freller

Título da Palestra: Ferramentas de apoio ao planejamento da captação – Criando

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Empreendedor social, palestrante, professor, consultor e facilitador. Administrador público formado pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, mestre em Administração pela PUC-SP, com aperfeiçoamento em gestão, formatação de projetos e captação de recursos no Brasil e no exterior. Participa ativamente de organizações sem fins lucrativos já mais de 20 anos. Como consultor, desde 1993, desenvolve seu trabalho com ênfase em planejamento, reorganização administrativa-financeira e mobilização de recursos com e sem incentivos. Tem participado de diversos encontros de fundraising em diferentes países, tendo sido palestrante no international Fundraisers Conference da Association of Fundraising Professionals (AFP) em New Orleans, em 2018. É professor na pós graduação do SENAC e da PUC-SP, além de cursos livres na Diálogo Social, e autor do Guia sobre incentivos fiscais para captadores de recursos de OSCs. Conselheiro do Instituto Filantropia, do Jutoscom.vc Atual vice-presidente do Conselho Deliberativos da ABCR – Associação Brasileira dos Captadores.

Michael Gale

Título da Palestra: Doações durante a pandemia: tendências dos doadores e lições aprendidas pelo GlobalGiving

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Michael manages GlobalGiving’s efforts to grow and support a network of nonprofit organizations in 170 countries around the world. Prior to joining GlobalGiving, Michael supported grassroots nonprofits in Latin America as a program officer with the Global Fund for Children, and earned his master’s degree in Latin American studies from the University of Texas at Austin.

Miriam Lima

Título da Palestra: Recorde de doações e OSCs: um estudo sobre quem mais se destacou na pandemia – e os porquês

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Miriam Lima, formada em Comércio Exterior , trabalhou durante 15 anos em empresas na área
comercial de exportação e há 12 anos atua no terceiro setor sendo os últimos 9 anos como
sócia e diretora de parcerias da Rede Asta, um negócio social que há 15 anos potencializa
micro negócios geridos por mulheres para que alcancem conhecimento, mercado e redes.
Já foram mais de 11 mil mulheres apoiadas em 220 municípios do Brasil, tendo recebido o
reconhecimento de vários prêmios como Visionaris do UBS, Empreendedor de Sucesso do
Pequenas Empresas e Grandes Negócios, FINEP Inovação Social, dentre outros.

Nathalia Gonçalves

Título da Palestra: O reconhecimento da profissão de captação e o impacto que isso terá na sua vida

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Nathalia Gonçalves é mestre em Ciência Política, trabalha na área de impacto social desde 2014, desenvolvendo trabalhos na área de parcerias, comunicação e captação de recursos em OSCs como Pró-Saber SP e Instituto Tellus. Atualmente tem se aprofundado em temas relacionados ao uso da tecnologia no setor de impacto.

Nina Valentini

Título da Palestra: União Amazônia Viva: apoio para combate à COVID-19 entre comunidades indígenas e tradicionais

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Nina Valentini é graduada em administração pública pela FGV-SP, e atua há mais de dez anos no setor de impacto social. Atualmente faz parte da equipe da Alume, fintech brasileira dedicada a soluções financeiras para a comunidade médica.
Antes, foi presidente do Movimento Arredondar, a primeira iniciativa brasileira focada em microdoações por meio do varejo para organizações sociais

Nina teve diferentes experiências na área social antes do Arredondar – trabalhando na ponta com projetos de impacto, como voluntária desde os 14 anos, e mais tarde, com geração de renda (Aliança Empreendedora), consultoria estratégica, e mobilização de recursos. É também co-produtora do documentário “Um Novo Capitalismo”, que mostra a emergência dos negócios sociais pelo mundo. Em 2016, ganhou o prêmio Empreendedor Social de Futuro da Folha de São Paulo. Em 2017, junto com o fundador do Arredondar, Ari Weinfeld, ganhou o prêmio Trip Transformadores.

Otavio Dias

Título da Palestra: Reflexões e Insights para Campanhas de FundRaising – Repense

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Administrador de Empresas e especialista em Marketing, é empreendedor do mercado de comunicação há mais de 20 anos. Em 1999, vendeu sua primeira agência, a Zest, uma das mais premiadas em marketing de relacionamento e programas de fidelização do Brasil, para o Grupo Grey. Em 2006, se inspirou a fundar a REPENSE depois de ter sido jurado em Cannes, pesquisado novas agências ao redor do mundo e percebido que para fazer parte do futuro teria que repensar as práticas e modelos de negócio do mercado brasileiro.

 

Octavio Miranda Junqueira

Título da Palestra: Os desafios da integridade na captação de recursos

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Advogado com 24 anos de experiência. Pós-graduado em Direito Tributário (1998). Curso internacional de Direção Geral (Program for Manager Development), da Universidade de Navarra/IESE Business School (2018). Conselheiro Seccional da OAB/MG (2019/2021). Habilitação em negociação (2020). Presidente do Conselho de Administração da Santa Casa Ouro Fino (2018/2022).

Pamela Ribeiro

Título da Palestra: Como digitalizar sua mobilização de recursos

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Pamela é coordenadora de sustentabilidade no Mercado Livre e responsável pela agenda de doação na companhia. Antes liderou a estratégia de responsabilidade social e investimento social da FTD Educação e coordenou a gestão de conhecimento no GIFE, na WINGS e na Edelman Significa. É formada em relações internacionais e mestre em administração de empresas e em sustentabilidade. Contribuir para a promoção da cultura de doação é seu grande propósito.

Patrícia Avila

Título da Palestra: Rotary: como captar recursos entre voluntários

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Patrícia Avila é uma profissional do terceiro setor; graduada em Relações Internacionais pela UNESP; mestre em Ciências, com foco em Mudança Social, pela USP e pós graduada em Gestão de Sustentabilidade pela FGV. Há 9 anos, atua implementando estratégias colaborativas de captação de recursos no Brasil para o Rotary, uma organização de serviços comunitários composta por 1,2 milhão de membros em todo o mundo.

Paula Fabiani

Título da Palestra: Qual é o perfil do doador brasileiro depois da pandemia?

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Paula Fabiani é CEO do IDIS. Tem a trajetória marcada pela atuação nos campos da filantropia e cultura de doação, estando à frente de iniciativas como a Pesquisa Doação Brasil, o Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais e a Coalizão pelos Fundos Patrimoniais Filantrópicos. No campo da incidência política, teve sucesso na aprovação de duas legislações, nos âmbitos estadual e federal. Autora de dois livros sobre Fundos Patrimoniais e de livro sobre Primeira Infância, Paula é a única brasileira certificada na metodologia de avaliação de impacto SROI (Social Return on Investment) pela Social Value UK. Economista formada pela FEA-USP, com MBA pela Stern School of Business – New York University e especializações no país e no exterior, é Empreendedora Cívica da RAPS e membro dos Conselhos do Instituto Vladimir Herzog, WINGS e Instituto Mol. Atualmente, é aluna do doutorado em administração da FGV, na linha de pesquisa Gestão de Operações e Sustentabilidade.

 

Patricia Lobaccaro

Título da Palestra: Entrevista de Abertura do Festival ABCR 2021

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Líder empresarial no setor filantrópico internacional, com capacidade comprovada de impulsionar a transformação organizacional, crescimento e impacto através do desenvolvimento e execução de estratégias inovadoras. Construtor visionário conhecido pela excelência operacional, promovendo relacionamentos positivos e promovendo mudanças significativas.

Patricia Loyola

Título da Palestra: Parceria Governo, Empresas e Sociedade Civil na captação para a Fábrica de Vacinas

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Graduada em Comunicação e com MBA em Empreendedorismo Social pela FIA/CEATS, Patricia Loyola reúne experiência de 21 anos no campo de desenvolvimento social e responsabilidade corporativa nos segmentos de telecomunicações, financeiro, auditoria/consultoria e terceiro setor. Hoje, como diretora de gestão e investimento social corporativo na Comunitas conduz a pesquisa BISC (Benchmarking do Investimento Social Corporativo), além de articular programas e parcerias estratégicas da organização. A pesquisa Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC) é realizada anualmente há 14 anos pela Comunitas. É a única pesquisa no Brasil feita anualmente e com dados focados no ambiente corporativo. A pesquisa divulgada no ano passado abrangeu um universo de 303 empresas e 18 institutos/fundações empresariais em todo o país.

Patricia Marafigo

Título da Palestra: ESG – A sigla que está movimentando o mercado financeiro e irá impactar o terceiro setor

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Entusiasta de temas como comunicação não-violenta e marketing de gentileza, publicitária (PUC-PR), pós-graduada em comunicação organizacional (FAE) e em gestão de eventos pela Griffith University (AUS). Atuo há 2 anos como customer success (atendimento consultivo) na BeCause, agência de marketing que desperta o potencial de mobilização social de organizações de todo o Brasil e no mercado de impacto social como voluntária em organizações, projetos sociais e eventos como o Festival SGB, com certificação internacional em gestão de projetos sociais pelo PMDPRO (Ink), experiência de imersão com o Movimento Choice e Empreendedorismo Social da ESPM. Facilitadora em eventos voltados para o Terceiro Setor.

 

Rachel Barbosa Carneiro de Sousa

Título da Palestra: Desenvolvimento Institucional e Sustentabilidade Financeira das OSCs

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Sócia-fundadora e idealizadora da IDEAL SOCIAL, é consultora, professora e palestrante especialista em responsabilidade social corporativa, investimento social privado e excelência em gestão e sustentabilidade financeira de organizações do 3° setor. Com 20 anos de experiência nas áreas social e de cultura, sempre atuou na materialização de grandes ideias, ajudando-as a tirá-las do papel para torná-las real.
Formada em Pedagogia e pós-graduada em Pedagogia Empresarial (Gestão de Pessoas), passou por grandes organizações sociais e empresas, tais como Instituto Ecofuturo, do Grupo Suzano, e Biosev, segunda maior processadora de Cana-de-Açúcar do mundo, e hoje exercita sua veia de educação como professora da Escola Aberta do Terceiro Setor, do Curso de Gestão de Organizações do Terceiro Setor da FGV (Programa de Educação Executiva) e do Curso ESG na Prática do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
Exerce também o papel de Conselheira Consultiva em duas organizações do terceiro setor: a Associação Panoá, que atua com desenvolvimento local dos bairros do extremo da zona leste de São Paulo, e o Instituto ADUS, que atua na interiorização de refugiados na cidade de São Paulo.
Em 2019, foi membro do Comitê Científico da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos) para o Festival ABCR 2019, sendo corresponsável pelas definições das temáticas e escolhas dos palestrantes para o evento. Em 2020, foi palestrante no mesmo evento com foco na captação de recursos junto a empresas, para além do incentivo fiscal e, em 2021, retornou ao Comitê Científico. Complementando sua atuação voluntária, faz parte do Grupo Mulheres do Brasil, está participando da estruturação e é membro do Grupo Gestor da Rede Conexão Captadoras, entre outras ações.

Rafael Albuquerque Araújo

Título da Palestra: Fomento da atuação em rede para potencialização de Projetos Sociais: o case do coletivo Unificados pela Pop Rua em Recife

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Advogado, mestre em Direito, empreendedor social. Presidente da Associação Católica dos Samaritanos, onde coordena vários projetos da instituição, Co-fundador do coletivo Unificados pela População em Situação de Rua, mentor do Porto Social, conselheiro fiscal da Cáritas AOR (Recife), trabalhando com voluntariado desde o ano de 2000.

Rafael Giuliano

Título da Palestra: Gestão Participativa como estratégia no fortalecimento das parcerias

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Rafael Giuliano é Mediador em Processos de Aprendizagem e Mudanças Organizacionais, atuando na gestão de talentos em organizações do Segundo e Terceiro Setor, além do desenvolvimento de equipes em empreendimentos de impacto social (2.5). Possui uma formação acadêmica multidisciplinar (Letras e Design de Interação), sendo Mediador para Resolução de Conflitos pela ABRAME e Investigador Apreciativo, certificado pela Case Western Reserve University.

Regina Helou

Título da Palestra: O Futuro e o Novo Presente dos Eventos de Captação

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Atuo há 22 anos no terceiro setor, como voluntária fundando um projeto social , Instituto Velho Amigo. Há 7 anos dou assessoria para ongs na parte de captação de recursos com eventos , desenvolvendo estratégias e ações diferenciadas. Fui produtora do festival ABCR e palestrante por 03 edições, 2014, 2015 e 2020.

Renata Bourroul

Título da Palestra: Qual é o perfil do doador brasileiro depois da pandemia?

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Renata D’Andrea Bourroul tem mais de 25 anos de experiência em planejamento e coordenação de pesquisas, durante os quais conduziu mais de 120 estudos sobre imagem corporativa, relações com comunidades, avaliação de impacto de iniciativas, mapeamentos de mercado, entre outros. Nos últimos 10 anos é consultora de organizações sem fins lucrativos em projetos focados na geração de conhecimento com base na análise e modelagem de dados, adaptados às necessidades de cada cliente. Graduada em Administração de Empresas (FGV) e Ciências Sociais (FFLCH-USP), certificada pelo Consulting and Change Program do Tavistock Institute of Human Relations.

Renato Senna

Título da Palestra: O match do bem: inovando na captação de recursos

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Renato Senna é gerente geral da Rede Cruzada, organização social com foco em Educação, e também atua como coach. Depois de mais de 30 anos no mundo corporativo – metade como executivo e metade como consultor – há cerca de 2 anos resolveu migrar para o terceiro setor e desempenhar um papel mais ativo na transição de organizações, comunidades e indivíduos para um modo de atuação mais colaborativo, equitativo e regenerativo.
Tendo exercido diversas posições de liderança internacional no RH da Merck, companhia global de ciência e tecnologia, introduziu o programa de Responsabilidade Social da empresa no Brasil, com foco na inclusão de PcDs e, posteriormente, com uma agenda mais ampla e intensa de diversidade & inclusão.

Rita de Cassia Dias

Título da Palestra: Loja social: migrando do antigo bazar para uma unidade mantenedora da OSC?

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Rita: Mais de 13 anos de experiência trabalhando no 3o setor. Com licenciatura incompleta em Pedagogia – Universidade Cidade de São Paulo, atua como Auxiliar de Captação de recursos no Departamento de Desenvolvimento Institucional – Sustentabilidade Financeira da Organização.

Roberta Faria

Título da Palestra: Captação de Recursos, uma profissão feminina

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Jornalista e empreendedora social, cofundadora e co-CEO da Editora MOL e presidente do Instituto MOL. Sua missão é criar conteúdo inspirador combinado a novos produtos e modelos de negócio, que ajudem a tornar a doação um hábito recompensador para pessoas e organizações – e a levantar milhões de reais para causas.

Roberto Acosta

Título da Palestra: Os crescentes desafios da ética, transparência e responsabilidade na captação de recursos

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Roberto M. Soto é um especialista em captação de recursos e gestão de
organizações da sociedade civil. Com mais de 40 anos de experiência profissional nos Estados Unidos e
Porto Rico. Ele tem aplicado seus conhecimentos na gestão de fundos em benefício de organizações educacionais, culturais, de bem-estar social, de saúde e ambientais, entre outras.
Ele retorna ao Brasil virtualmente para conversar com você e ajudá-lo a melhorar suas estratégias e práticas éticas para o benefício de sua organização.

 

Rodrigo Alvarez

Título da Palestra: Saiba como desenvolver suas competências como um profissional de captação de recursos

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Sócio Diretor da Mobiliza, empresa de consultoria em estratégias de captação de recursos e desenvolvimento de lideranças para o campo social. Administrador de Empresas pela FGV, 25 anos atuando nos temas de captação de recursos e gestão de organizações sem fins lucrativos brasileiras e internacionais. Previamente à Mobiliza, foi fundador e vice presidente da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), representante na América Latina da organização britânica The Resource Alliance – uma rede global de fundraising e filantropia – e diretor de consultoria do IDIS, organização que representa a CAF (Charities Aid Foundation) no Brasil. Além de dirigir a Mobiliza, Alvarez é membro do Movimento pela Cultura de Doação no Brasil, Conselheiro do TETO e Conselheiro Curador do Fundo BIS, um fundo criado com o objetivo de fomentar a cultura de doação no Brasil.

 

Rodrigo Luz

Título da Palestra: Funil de doação – Trackmob

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Especialista em Neuroliderança e Business inteligence, há mais de 8 anos ajudando no desenvolvimento de empresas para obter um crescimento agressivo, nos últimos 2 anos Rodrigo aceitou o desafio da Trackmob em unir o conhecimento do 2º setor e a expertise de mais de 180 ONGs com a missão de ajudar no avanço do 3º setor.

Rodrigo Pipponzi

Título da Palestra: A nova geração de investidores sócio-ambientais

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Formado em Administração de Empresas pela FGV-SP, com especialização em Empreendedorismo Social pela Universidade de Stanford (EUA), é fundador ao lado da jornalista Roberta Faria da Editora MOL, editora de impacto social que em parceria com redes varejistas já doou mais de R$ 39 milhões a dezenas de organizações sociais.
Além de exercer há mais de uma década a direção executiva da MOL, é conselheiro do Instituto ACP e investidor em startups do ecossistema de negócios de impacto.
Vencedor em 2009, com o trabalho da MOL, dos prêmios Aberje, Anatec e Fecomercio de Sustentabilidade. Eleito em 2018 Empreendedor Social do ano pela Folha de São Paulo. Eleito em 2019 Empreendedor Social pela Schwab Foundation, organização ligada ao Fórum Econômico Mundial.

Rosana Pereira

Título da Masterclass: Conhecendo as possibilidades de captação de recursos com a administração pública

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Multiplicadora da PLATAFORMA +BRASIL – SICONV. Assessora Parlamentar – Câmara Federal por 3 anos. Facilitadora em cursos e palestrante em fóruns, seminários e congressos sobre a Plataforma. Graduada em Adm. de Empresas, pós-graduada em Contabilidade e Auditoria, MBA em Auditoria e Perícia e MBA em Adm. Pública.

Rubens Santana

Título da Palestra: Captando Recursos junto ao Orçamento Público Federal – OGU

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Psicólogo, Teólogo, Cientista Político, Professor, Consultor para Captação de Recursos ao Orçamento Público Federal – OGU, há mais 20 anos. Especialista em Terceiro Setor e Gestão Pública Municipal, com mais de 280 artigos publicados. Consultor na criação e desenvolvimento de Organizações do Terceiro Setor, tendo criado e desenvolvido mais de 100 Organizações Sem Fins Lucrativos nos últimos anos. Consultoria na Captação de Recursos para Isenção Fiscal, Lei Rouanet, Lei Pelé, PRONAC, PROAC, PRONAS, PRONON, Isenções Fiscais Estaduais e Municipais. Desenvolvo parcerias junto a: Organismos Nacionais e Internacionais, órgãos estatais, para estatais, secretaria municipais, estaduais, Prefeituras, Organizações Sem Fins Lucrativos, tais como: Fundações, Associações, OSCIPs, OSCs, OSs, APAEs, Hospitais Públicos e Privados, Instituições Religiosas, Sindicatos, Cooperativas. Especialista no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil e o acesso do Terceiro Setor a Recursos do Poder Público Federal.

 

Saulo Faria Almeida Barretto

Título da Palestra: Captação para tecnologias sociais. Desafios para associar investimento social com inovação

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Sergipano, especialista em tecnologias sociais e morador do povoado de Pedra Furada, município de Santa Luzia do Itanhy (SE) é um dos fundadores do IPTI (www.ipti.org.br), organização social cuja sede fica em Santa Luzia do Itanhy, com escritório em Nova Iorque e representações em São Paulo e Londres. É engenheiro de idéias com doutorado em solução de problemas complexos estruturais.

Dr Satyendra K Srivas

Título da Palestra: Como os líderes de base estão reduzindo a desigualdade digital na mobilização

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Dr Satyendra K Srivastava is a medical doctor with a broad experience in rural development
and volunteer counselling. He heads the team of SMTA, a voluntary agency which is working in
the Chakrata region of the Indian Himalayas on a wide range of social development issues
(watershed, CBOs, human resource development, water and sanitation, environment, non-
conventional energy, education, gender and culture). SMTA followed the course on local
fundraising at Change the Game Academy. Based on that learning the team embarked on a
crowdfunding appeal on Milaap.org for SMTA Niketan, the only non-profit primary school and
community centre serving about fifty small Himalayan villages, a stretch of about 50 km in the
district Dehradun. He will share why they chose to fundraise digitally, the challenges the
children and the school face, how the campaign went and what they learned. Dr Satyendra is
the founder of the Indian Stammer Association (TISA) and former executive director of the
Himalaya Trust.

Selma Moreira

Título da Palestra: Investindo nas capacidades de gestão como estratégia de sustentabilidade

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Selma Moreira – Diretora Executiva no Baobá – Fundo para Equidade Racial, primeiro e
único fundo dedicado, exclusivamente, à promoção da equidade racial para a população
negra no Brasil. Também atuou nas áreas de Responsabilidade Social, Sustentabilidade e
Cooperativas Populares, no Walmart, Fundação Alphaville e na ITCP – FGV. E também é
membra de Conselhos de diversas Organizações da Sociedade Civil. É formada em
Administração de Empresas, pós-graduada em Gestão Estratégica em Comunicação
Organizacional e Relações Públicas, tem MBA em Gestão e Empreendedorismo Social.

Silvia Morais

Título da Palestra: Investindo nas capacidades de gestão como estratégia de sustentabilidade

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É Diretora das operações do Synergos no Brasil, organização dedicada ao fortalecimento da filantropia individual, familiar e corporativa. Antes do Synergos, trabalhou como consultora para o design de programas e projetos, estratégia, capacidades institucionais, governabilidade e relações institucionais de seus clientes.
Em sua trajetória, foi Diretora Executiva do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo e da Associação de Educação Financeira do Brasil, tendo sido responsável pela estruturação operacional, governança e portfólio de programas e parcerias de ambas, atuando diretamente na promoção da educação integral e da inclusão e a alfabetização financeira em âmbito nacional. Trabalhou em empresas como Natura e HSBC Bank e no IDIS (Instituto de Desenvolvimento do Investimento Social). Foi professora de Gestão Sem Fins Lucrativos e Responsabilidade Social Corporativa no Centro Universitário SENAC. Foi membro do Conselho do GIFE e da RedEAmerica e atualmente é membro do conselho fiscal da Fundação Amor Horizontal.
É Relações Públicas, mestre em Administração e Inovação e pós-graduada em Administração sem fins lucrativos pela Universidade San Pablo de Madrid, com uma bolsa da Fundación Carolina da Espanha e é certificada em Processos e Conversas Colaborativas com Humberto Maturana pela Escuela Matriztica no Chile.

 

 

Stigmata Tenga

Título da Palestra: Doar para Transformar: mobilizando recursos para a Justiça Socioambiental e de base comunitária

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Stigmata Tenga is the Executive Director of the Africa Philanthropy Network (APN). APN is the only
organizational member-based continent-wide network that focuses towards building the multi-stakeholder and multi-sectoral network of African philanthropy support actors. Prior to that, Stigmata was working as a process consultant and a development facilitator. She has over 20 years’ experience in the consultancy field bridging civil society organizations (CSOs) with the Governments and development partners. Stigmata is an accomplished a professional with competency in organizational development, strategic planning, monitoring, evaluation and learning within which gender, inclusion and research is an integral part. Dr. Tenga has a PhD in Anthropology with professional experience in working with the public sector and local governments facilitating public service management reforms, public-private partnerships – balancing the state, market and community as well as promoting domestic resource mobilization through individual and community philanthropic giving.

 

Tabatha Benitz

Título da Palestra: Captação de Recursos, uma profissão feminina

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Mestrado em Ciências Biológicas, pós graduada em gestão ambiental, designer em permacultura, técnico em administração de empresas, naturopata e terapeuta floral. Atuei no ensino de ciências e biologia e em projetos relacionados a permacultura. Atualmente estou como analista de inovação e pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), no qual apoio e ajudo a desenvolver a mobilização de recursos, assuntos relacionados a inovação e empreendedorismo. Represento o IDSM no Fórum de Indicações Geográficas Amazonense, Núcleo Marapuama da Redesfito e no Polo BioAmazonas estando envolvida na gestão das referidas redes. Na pesquisa já atuei na temática de zoologia geral e biologia molecular e atualmente estou com foco na pesquisa social, com recorte para cadeias produtivas e gênero. Estou como presidente da Associação de Proteção Animal de Tefé (APAT) e representante no Conselho Municipal do Meio Ambiente de Tefé pela APAT. Realizo um trabalho voluntário terapêutico com grupo de mulheres e oficinas de Capoeira Angola.

 

Tammy Allersdorfer

Título da Palestra: A evolução da captação de recursos no GRAACC

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Graduada em Administração de Empresas com Ênfase em Finanças e Pós-Graduada em Comunicação para o Mercado, atua na área de captação de recursos no 3º setor desde 1996. Tem especialização na área de Desenvolvimento Institucional, promovendo ações de Captação de Recursos e Comunicação e, atualmente, é Superintendente de Desenvolvimento Institucional do GRAACC, instituição social de combate ao câncer infantojuvenil que capta, anualmente, mais de 150 milhões de reais para a operacionalização de hospital referência no país no tratamento de casos de alta complexidade.

 

Thais Bernardini

Título da Palestra: Santo de casa também faz milagre. Um guia prático para trabalhar o que sua OSC tem de melhor e construir parceria de resultado com seus fornecedores

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Formada em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-
SP) e pós-graduada em marketing integrado pela University of Chicago (Graham School).
Por 17 anos trabalhou no setor privado e conquistou experiência em planejamento estratégico,
marketing de conteúdo, planejamento e produção de eventos, projetos de ativação de marcas e
programas de relacionamento.
Paralelamente, ao longo de 10 anos foi voluntária em diversas organizações do terceiro setor.
Com atuação integral no Terceiro Setor há 6 anos, foi responsável pela estruturação da área e dos
processos de Relações Institucionais no CLP – Liderança Pública, atuou como palestrante em
eventos da ABCR, é professora voluntária da Escola Aberta do Terceiro Setor, tem se especializado
em Governança e Gestão, desenvolvendo programas e estratégias de engajamento com foco em
Conselhos e Diretorias de organizações sociais e captação de recursos com grandes doadores.
É fundadora da Orgânica Atelier, consultoria para Organizações do Terceiro Setor e ingressou no
Conselho de Administração da NOTEA em fev/2020.

 

Thalita Salgado

Título da Palestra: Captação e Comunicação juntas para potencializar os resultados para a organização

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Thalita Salgado é formada em Administração de Empresas, especialista em Gestão de Negócios e Gestão de Organizações da Sociedade Civil. Possui experiência profissional voltada a atendimento ao cliente, marketing direto, área comercial e vendas. Há cerca de 8 anos atua em Organizações da Sociedade Civil. Já atuou em instituições como Fundação Abrinq, TETO Brasil, Habitat para a Humanidade Brasil, Fundação Dorina Nowill para Cegos e é a atual Diretora de Captação e Mobilização de Recursos, em Anistia Internacional Brasil.

Thiago Massagardi

Título da Masterclass: Diversificar para crescer – 36 estratégias de captação: conheça e diversifique as fontes e estratégias de captação de recursos da sua organização

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Especialista em Captação de Recursos com uma larga experiência e vivência com captação em grandes organizações, passou pela Fundação SOS Mata Atlântica entre 2007 e 2014. De lá pra cá, já coordenou a implementação de captação e consultoria para projetos de captação com Grandes doadores e campanha Capital para construção de unidade e sede de organizações.
Pela Everest Fundraising, nos últimos anos já atendeu, e atende, organizações como CICV, Fundação Lemann, Observatório do Clima, WWF, Plan International, Casa de David, Instituto Desafio Jovem de Caruaru, IPÊ, SOS Mata Atlântica, Hospital do Câncer de Londrina, Santa Casa de Ponta Grossa, entre outros. Nestes projetos vem trabalhando desde desenvolvimento de planos de captação de recursos até a implementação ou na consultoria para melhoria da performance dos resultados e do desenvolvimento das habilidades das equipes pautadas em alta performance.
Além disso é voluntário da Revista OCAS, organização que trabalha com geração de renda para pessoas em situação de alta vulnerabilidade, e é também membro do conselho da INSP (International Network Street Paper) sediada na Escócia e organização da qual a OCAS faz parte.

 

Thiciana Zaher

Título da Palestra: A nova geração de investidores sócio-ambientais

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Thiciana Zaher tem 37 anos e é formada em administração de empresas. Residente em Salvador, no Bahia, fez parte do negócio da família e explorou diferentes ramos da empresa, até o surgimento do Instituto SEB (Instituto SEB), quando migrou para o Terceiro Setor. Quando da sua participação no programa Synergos – Liderança Ponte para o Investimento Social, descobriu seu propósito. Hoje é vice-presidente do Instituto SEB, tendo participação ativa em sua estratégia e administração.
O Instituto SEB tem como foco o desenvolvimento humano e a educação inovadora de pessoas capacitando-as a se tornarem protagonistas de uma sociedade mais sustentável. Por meio do Instituto, Thiciana lançou, em 2017, o Projeto NAU. A iniciativa busca potencializar os jovens nas suas competências sócio emocionais e ampliar as oportunidades para entrada no mercado de trabalho.

Tawakalit Kareem

Título da Palestra: Como os líderes de base estão reduzindo a desigualdade digital na mobilização

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Tawakalit Kareem is a strategic communications consultant with experience leading the design, creation, and execution of effective communication projects and strategies specifically in development communications, sharing impact stories and employing communication channels to build organizational profile.
As founder of The Butterfly Project, she works on tackling period poverty for girls, having provided more than 1000 sanitary pads and counting for free. She also supports women in low-income communities with interest-free funding to start small businesses as a source of income

Victor Graça

Título da Palestra: O reconhecimento da profissão de captação e o impacto que isso terá na sua vida

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Victor Graça, Gerente Executivo da Fundação Abrinq, uma organização sem fins lucrativos com a missão de defender os direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes no Brasil. Bacharel em Comunicação/Publicidade, com especialização em Administração para Organizações do Terceiro Setor pela FGV. Especialista em captação de recursos pela Indiana University – Center on Philanthropy com mais de 20 anos de carreira dedicados a questões sociais e da infância.
Trabalho Voluntário: de Be My Eyes, Diretor da APF Associação Paulista de Fundações; Conselheiro da ABCR Associação Brasileira de Captadores de Recursos; Membro do Movimento Pela Cultura de Doação.
Ex conselheiro do Museu da Pessoa; PIR Public Interest Registry

Vivian Fasca

Título da Palestra: A valorização da captação de recursos e sua equipe – a experiência do Greenpeace

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Com mais de 20 anos de experiência nos mercados de Fundraising e de Marketing, Vivian Fasca trabalhou com planejamento e desenvolvimento de campanhas para Individual Giving, Major Giving e Corporate Giving. Trabalhou como Diretora de Planejamento em diversas agências de publicidade e foi professora de graduação e pós-graduação por 10 anos na ESPM-RJ. Desenvolveu campanhas de captação para diversas ONGs, como Médicos Sem Fronteiras, ActionAid, Plan International, World Vision e Anistia Internacional. Atualmente, Vivian é Diretora de Fundraising do Greenpeace Brasil.