O que você está procurando?

>Palestrantes

Palestrantes

Ader Assis

Ader Assis

Cargo: Fundador e administrador
Instituição: Ader&Co
Palestra: “Que Ações e Ferramentas são Mais Efetivas para Engajar Grandes Doadores com uma Estratégia Leve, Descontraída e com Propósito?”


Ader Assis é fundador da Ader&Co. uma organização focada no desenvolvimento de lideranças, engajamento e mobilização institucional. A empresa é fruto de mais de 20 anos de experiência tanto no setor privado como em organizações do Terceiro Setor.
Palestrante internacional em seminários e congressos de marketing e fundraising na América Latina, Ader escreveu e publicou vários artigos sobre estratégia, marketing e fundraising.
Ávido defensor da profissionalização do Terceiro Setor, fez parte da diretoria da ABCR até 2012 e, atualmente, além de gerenciar um portfólio de mais de R$ 200 milhões, colabora como voluntário de conselhos de várias organizações locais e nacionais, incluindo o Instituto Filantropia.
Natural de Brasília, DF, Ader é administrador com especialização em Relações Internacionais e possui mestrado em Marketing pela Union University, Estados Unidos.

Adriana Souza Silva

Adriana Souza Silva

Cargo: Diretora de Estratégias
Instituição: Pauta Social
Palestra: “O que os jornalistas querem saber?”


Jornalista com passagem por grandes veículos (Folha de S.Paulo, IstoÉ, Veja, CBN e TV Cultura), também acumula 13 anos de experiência em assessoria de imprensa, atendendo empresas multinacionais, negócios sociais e organizações do Terceiro Setor, como a Oxfam Brasil e a Fundação Abrinq. Tem MBA em Macroeconomia e pós-graduação em Marketing de Relacionamento Digital e Empreendedorismo e Negócios Sociais. Atualmente, é a estrategista da agência de comunicação Pauta Social, palestrante e membro da ABCR e Fellow da Social Good Brasil.

Airton Grazzioli

Airton Grazzioli

Cargo: Promotor de Justiça e curador de fundações de São Paulo
Instituição:
Ministério Público de São Paulo
Palestra: ”Escola aberta: Compliance no Terceiro Setor


Airton Grazzioli é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Direitos Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo (ESMP-SP), é mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- SP), membro do Ministério Público do Estado de São Paulo, promotor de Justiça e curador de fundações de São Paulo.

Alessandra Monteiro

Alessandra Monteiro

Cargo: Consultora Interna
Instituição: Gabinete do Senador Alessandro Vieira
Roda de Conversa: “Emendas Parlamentares para OSCs”


Formada em Administração de Empresas, pós-graduada em Ciências Políticas e Gerenciamento de Cidades pela FAAP. Iniciou sua carreira profissional no mercado de aço. Colabora com a ONG 27 Million no Brasil no combate ao tráfico humano  e abuso infantil. Trabalhou como consultora de política pública para prefeituras em São Paulo. Ela participa de redes de formação de líderes públicos: RenovaBr, Fundação Lemann, RAPS e também participa do Movimento Acredito.

Alexandre Chiaratti do Nascimento

Alexandre Chiaratti do Nascimento

Cargo: Auditor
Instituição: 
Grupo Audisa
Palestra: ”Audisa: Transparência como instrumento facilitador na captação de recursos”


Profissional de Auditoria, com experiência de mais de 19 anos em Entidades do Terceiro Setor;
Bacharel em Ciências Contábeis (PUC – SP)
Especialista em Finanças (FGV-SP);
Pós-Graduado em Gestão de Organizações do Terceiro Setor (Mackenzie -SP).
Membro do colegiado de Auditoria do IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil;
Cadastro Nacional de Auditores Independentes n° 1620
Palestrante de Cursos, Seminários e Congressos no Sindicato dos Contadores de SP, entre outros.

Amanda Faria

Amanda Faria

Cargo:
Instituição: InformareDati
Palestra: “A Lei Geral de Proteção de Dados e seu impacto na Captação de Recursos”


Amanda dos Santos Faria é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (USP) há 11 anos, especialista em Direito Digital, com foco na área de proteção de dados, e Direito Imobiliário. Pós-graduada pelas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e SECOVI. Possui experiência profissional em grandes empresas do setor privado, dentre elas, Gafisa S.A., Tenda S.A. e SBA Communications. Nos últimos anos vem atuando de forma consultiva em empresas ligadas à tecnologia e com foco em manipulação de dados, já trabalhando para a adequação das mesmas Às novas determinações legais trazidas pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Amanda Fazano

Amanda Fazano

Cargo: Donor Development Associate
Instituição:
ACNUR
Roda de conversa: “Perfil do Doador e Potencial de Doação – Segmento Maturidade”


Publicitária e especializada em Design, dedicou sua vida profissional ao Marketing Digital desde a graduação. Desde 2011 trabalha com Captação de Recursos e foi Coordenadora da equipe digital do Greenpeace Brasil e Head de Aquisição de Doadores, onde foi responsável pelos times e de captação digital, telemarketing e diálogo direto. Também implementou o time de Captação de Recursos na Conectas Direitos Humanos e teve como desafio desenvolver a estratégia de captação com indivíduos e diversificar as fontes de financiamento com grandes fundações nacionais e internacionais e major donors. Atualmente é Donor Development Associate no ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados, sendo responsável pelo programa de retenção, relacionamento e desenvolvimento de doadores.

Amanda Riesemberg

Amanda Riesemberg

Cargo: Empreendedora social
Instituição: 
BeCause
Masterclass: “Marketing como Apoio a Captação de Recursos”


Amanda Riesemberg é empreendedora social e publicitária de formação. Dá voz às causas na Nossa Causa Agência de Marketing com Impacto Social. A Nossa Causa é mais que a realização de um desejo muito forte de fazer uma mudança social, é acreditar que isso já está acontecendo. É palestrante, professora de Marketing Digital, membro da comunidade Global Shapers e ativista do feminismo e vegetarianismo.

Ana Carolina Carrenho

Ana Carolina Carrenho

Cargo: Presidente da Comissão Especial do Terceiro Setor
Instituição: OAB-SP
Palestra: “Isenção e imunidade das organizações na captação de recursos”


Advogada com atuação no Terceiro Setor. Possui graduação em Direito e especialização em Direito Contratual, Relações e Direito do Trabalho e Direito Tributário. Atuou como representante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil no Ministério do Desenvolvimento Social (CNAS) contribuindo para consolidação de Políticas Públicas e edição de Resoluções Federais. Experiência profissional em Assessoria e Consultoria nas questões práticas de direito do terceiro setor, societário e contratual. Atualmente é presidente da Comissão Especial do Terceiro Setor, da OAB-SP.

Ana Carolina Velasco

Ana Carolina Velasco

Cargo: Gerente de Relacionamento Institucional
Instituição:
Insper
Palestra: ”O papel do conselho na captação de recursos”


Ana Carolina Velasco é Gerente de Relacionamento Institucional do Insper.
Formada em administração hoteleira, possui pós graduação em Marketing e Máster Business em Sustentabilidade. Trabalhou em cadeias hoteleiras como Starwood e Marriott, nas áreas de vendas em marketing. Trabalhou na Unica, na área de Responsabilidade Social, no GESC, na formação de gestores de Ongs e, no GIFE, na área de relacionamento e Articulação por 10 anos.
Atualmente, é responsável pela área de RI do Insper e pelo fundo de bolsas, atuando diretamente com a Comunidade Alumni, empresas e doadores.

Ana Claudia Andreotti

Ana Claudia Andreotti

Cargo: Analista
Instituição:
OSC
Roda de conversa: “Advocay – por que e importante avançarmos com temas de interesse geral”


Ana Claudia Andreotti é Bacharela e Mestra em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC. No GIFE, atua como analista de Advocacy do projeto Sustentabilidade Econômica das Organizações da Sociedade Civil, que visa construir um ambiente legal, jurídico e institucional saudável para a atuação das OSC no Brasil.

Ana Flávia Godoi

Ana Flávia Godoi

Cargo: Especialista em Desenvolvimento Institucional
Instituição: Seconci-Rio
Masterclass: “As principais técnicas de negociação que funcionam na captação de recursos com empresas”


Especialista em Desenvolvimento Institucional. Consultora e palestrante em temas correlacionados à captação de recursos, desenvolvimento institucional e planejamento estratégico para o Terceiro Setor. Membro do Conselho Deliberativo da ABCR. Experiência de mais de quinze anos em captação de recursos para as áreas social e cultural. Em 2019, foi palestrante em técnicas de negociação com empresas na Conferência Internacional de Captação de Recursos, AFP ICON no San Antonio, TX, EUA e no Congreso Hemisférico de Fundraising Latino America na Cidade de México. Implantou o Setor de Desenvolvimento Institucional do Serviço Social da Industria da Construção do Rio de Janeiro (SECONCI-RIO), braço social da indústria da construção civil no Rio de Janeiro e hoje coordena todo o relacionamento com parceiros, patrocinadores e investidores sociais, desenvolvendo metodologia de engajamento corporativo em ações sociais e culturais. Formação acadêmica em Produção Cultural, especialidade em Marketing e Gestão na Cultura.

Anderson Benites

Anderson Benites

Cargo: Diretor Executivo
Instituição:
 IPEDI – Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural
Palestra: ‘Como construir plano de comunicação para fortalecimento institucional de pequenas e médias organizações”


Jornalista com experiência em assessoria de comunicação e produção de conteúdo institucional para grandes clientes como o Ministério da Saúde e Capes. Há 3 anos usa a comunicação para a gestão do Ipedi (Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural), organização certificada pela Fundação Banco do Brasil; finalista do Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil;  premiada pelo Movimento Acolher da Natura por duas vezes; pelo prêmio Culturas Indígenas do Ministério da Cultura e pelo Prêmio Brasil Criativo da Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo.  Atualmente o Ipedi foi selecionado para linha de apoio para desenvolvimento institucional da Brazil Foundation.

Andrea Peçanha

Andrea Peçanha

Cargo: Coordenadora da Unidade de Negócios Sustentáveis do IPE e Conselheira da ABCR
Instituição:
ABCR
Palestra: ”Roda de Conversa sobre Cultura de Doação e Engajamento de Empresas


Andrea Peçanha Travassos é bióloga, pedagoga e especialista em Ciências Ambientais. Possui também MBA em Gestão e Empreendedorismo Social pela FIA/USP. Atua no IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, há mais de 20 anos, onde concentra suas ações no desenvolvimento institucional e captação de recursos. Coordena atualmente a Unidade de Negócios Sustentáveis, iniciativa que recebeu o prêmio Ford de Conservação Ambiental. Tem ampla experiência em temas relacionados a gestão e governança de OSCs e parcerias intersetoriais, onde tem concentrado sua atuação, especialmente através de MRC – Marketing Relacionado a Causas, onde tem experiências concretas e formação internacional. É responsável pelo planejamento, desenvolvimento e gestão das parcerias institucionais com diversas empresas, nacionais e multinacionais, institutos e fundações. É atualmente integrante do Conselho da ABCR.

Andrea Wolffenbuttel

Andrea Wolffenbuttel

Cargo: Diretora de Comunicação
Instituição:
IDIS
Palestra: ”Descubra sua Causa: Trajetória de uma campanha pela Cultura de Doação”


Andrea Wolffenbüttel é Diretora de Comunicação do IDIS. Jornalista com especialização em Economia, teve experiência em diversos veículos noticiosos.
Foi editora-chefe da revista Desafios do Desenvolvimento, uma publicação do Pnud e do Ipea. No terceiro setor, foi gerente de Comunicação e Conteúdo do Instituto Akatu e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

Bárbara Figueiredo

Bárbara Figueiredo

Cargo: Analista de Comunicação
Instituição: Habitat para a Humanidade Brasil
Palestra: “Voluntariado Juvenil: uma alternativa para atrair visibilidade, engajamento e recursos para a sua causa”


Jornalista formada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), atua há 5 anos com comunicação em organizações do terceiro setor, com foco em gestão de marca, comunicação interna e externa. Atuou por 3 anos como Gestora Nacional de Comunicação na organização social TETO Brasil. E atualmente atua na área de comunicação da organização Habitat para a Humanidade Brasil.

Beatriz Bouskela

Beatriz Bouskela

Cargo: Vice-presidente
Instituição:
Movimento Arredondar
Roda de conversa: “Cultura de Doação e Engajamento de Empresas”


Beatriz Bouskela é vice-presidente do Movimento Arredondar, organização que apoia outras ONGs através da parceria com o varejo na captação de microdoações.  Anteriormente, atuou como Diretora de Comunidade e Relacionamento no Catarse, maior plataforma de financiamento coletivo do Brasil. É formada em Administração Pública pela FGV e em Mediação de Conflitos pela Palas Athena.

Betânia Lins

Betânia Lins

Cargo: Pioneira em assessoria de imprensa para negócios de impacto social.
Instituição: 
ACNUR
Roda de conversa: “Perfil de Doação e Potencial de Doação – Segmento Maturidade”


Betânia Lins é graduada em Jornalismo e Letras; pós-graduada em Literatura Contemporânea. Com mais de 20 anos de experiência profissional no jornalismo, atuou em jornais e revistas como repórter e redatora; é uma das pioneiras em assessoria de imprensa para negócios de impacto social.

Camila Batista

Camila Batista

Cargo: Diretora Executiva
Instituição: LiveLab
Palestra: “Data for Good – A revolução dos dados amplificando o impacto social”


Apaixonada por mudança social, trabalha em favelas e áreas marginalizadas desde pequena, desenvolvendo projetos de inclusão e desenvolvimento local. Tem formação em Direito com estudos focados em Direitos Humanos. Atuando como empreendedora social, tem experiência liderando organizações relevantes nesse ecossistema. Atualmente, atua como diretora executiva do Livelab, um laboratório vivo de inovação social que desenvolve e aplica tecnologias e estratégias de jogos colaborativos para a transformação positiva. Também atua como vice-diretora do Migraflix, startup social que apoia a integração socioeconômica de refugiados e imigrantes no Brasil. É ativista pela igualdade de gênero, com experiência anterior no Comitê CEDAW / Nações Unidas. Foi jovem representante no 7º Fórum Global da Aliança de Civilizações das Nações Unidas no Azerbaijão. E Delegada Juvenil no V Fórum das Américas no âmbito da VIII Cúpula das Américas, Lima-Peru.

Camila Ceylão

Camila Ceylão

Cargo: Analista de Marketing
Instituição: 
BeCause
Palestra: ”Masterclass: Marketing como apoio à Captação de Recursos”


Camilla tem uma trajetória profissional diversificada e voltada para transformação social: foi membro do Movimento Empresa Júnior e do Movimento Choice, trabalhou com políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional, atuou em empresas tradicionais e inovadoras, palestrou sobre empreendedorismo e inovação social em diversos eventos e atualmente é Analista de Marketing da Nossa Causa, pois acredita no poder da comunicação como ferramenta para criar pontes entre o conturbado momento atual e o futuro que desejamos.

Camila Figueiredo

Camila Figueiredo

Cargo: Gestora
Instituição:
Fundação Educar DPaschoal
Palestra: “Criando Valor Compartilhado: estratégia inovadora de parceria entre organizações sociais e empresas”


Formada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, certificada em Project Management in Development Pro 1 e cursa Pós-Graduação em Gestão da Educação no Novo Milênio. Profissionalmente atuou nas áreas de Marketing, Captação de Recursos, Programas de Relacionamento em instituições como o Museu de Arte Moderna de São Paulo, MoMA-NY, Banco Alfa, Instituto Sou da Paz, Articultura e IDIS. Desde 2004, é Sócia-Diretora da Neurônio Ativação de Negócios e Causas na direção geral de projetos de Responsabilidade Social Empresarial, premiações e eventos sustentáveis atendendo clientes como o SEBRAE, Senac São Paulo, Instituto Ethos, Grupo ABRIL, Instituto AVON, Fundação Educar DPaschoal, Instituto Votorantim, Fundação Volkswagen, Ashoka Empreendedores Sociais, Ultragaz, entre outros. Em 2014, deixa o dia a dia das operações da Neurônio para assumir a supervisão da Fundação Educar DPaschoal, investimento social privado da Companhia DPaschoal.

Carlos Roberto Roncaglio

Carlos Roberto Roncaglio

Cargo: Coordenador de Mobilização de Recursos
Instituição: Bairro da Juventude dos Padres Rogacionistas
Palestra: “O investimento social privado como agente transformador da realidade social na Região Sul Catarinense e no Brasil”


Nascido em Gaspar/SC, 50 anos, casado a 28 anos com Patrícia e pai de Carlos Roberto e Guilherme. Graduado em Economia pela UNESC de Criciúma/SC em 2006, pós graduado em Gestão Empresarial pela SENAC/FGV Criciúma/SC em 2009, MBA em Gestão de Pessoas e Executivo em Coaching pela UNESC Criciúma/SC em 2018. Experiências profissionais marcantes durante 27 anos na área comercial e desenvolvimento de mercados em grandes corporações como Sadia S/A, Perdigão S/A, Bauducco S/A. Atualmente é Coordenador de Mobilização de Recursos no Bairro da Juventude em Criciúma/SC desde 2014.

Carlos Samarone Beserra

Carlos Samarone Beserra

Cargo: CEO
Instituição: Cs3 Consultoria
Palestra: “Telemarketing e os Desafios da Inovação na Captação de Recursos”


Graduado em Contabilidade pela FARN, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV/RJ. Membro da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos). Vinte anos de experiência como Consultor em Captação de Recursos, dedicados a mais de 25 Organizações da Sociedade Civil. CEO da CS3 Consultoria, empresa especializada em Gestão e Captação de Recursos para o terceiro setor e associada da Ferrero Consultoria desde 2005.

Carola Monteiro

Carola Monteiro

Cargo: Integra o conselho estratégico
Instituição: Movimento Bem Maior
Palestra: “Editais: o que move uma organização financiadora”


Carola Monteiro de Barros Matarazzo tem 52 anos, é mãe de três filhos e vive em São Paulo. Em 2000, chegou à Liga Solidária, OSC sem fins lucrativos que desenvolve programas socioeducativos e de cidadania há 96 anos e hoje beneficia mais de 10.000 crianças, adolescentes, adultos e idosos. Ao longo de 18 anos de trabalho voluntário na Liga, Carola passou por vários cargos, dentre eles o de tesoureira, até chegar à presidência onde se manteve de 2012 a 2018. Ainda em 2018, foi convidada a ajudar a idealizar o Movimento Bem Maior, também uma OSC sem fins lucrativos, onde é presidente até hoje. Fundada pelos empresários Elie Horn, Rubens Menin, Eugenio Mattar e Luciano Huck, o Bem Maior tem o desafio de dobrar o volume de doações em relação ao PIB dentro de 10 anos, atuando diretamente sobre a Cultura da Colaboração. Carola é formada em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado, em São Paulo, e integra o conselho estratégico da Liga Solidária e do Instituto Protea.

Cássio Aoqui

Cássio Aoqui

Cargo: Diretor Executivo
Instituição: ponteAponte
Palestra: “O que vem por aí em editais e prêmios: tudo o que sua organização precisa saber para captar via chamadas de impacto socioambiental”


Diretor-executivo da ponteAponte, é mestre e bacharel em Administração (FEA-USP), jornalista – com passagem de 11 anos pela Folha de S.Paulo – e professor de Inovação e Empreendedorismo Social da FIA (Fundação Instituto de Administração). Sua pesquisa de mestrado é pioneira no tema de premiações socioambientais no Brasil e já conduziu mais de 40 editais, prêmios e desafios para dezenas de empresas e institutos nacionais e internacionais, como Citi, Coca, Folha, Fund. Arymax, Fund. Tide Setubal, Google, PNUD e UBS, entre diversos outros projetos.

Clarissa Iser

Clarissa Iser

Cargo: Diretora
Instituição: 
PROJETA Planejamento e Marketing
Palestra: ”Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: O que o captador precisa saber até 2030”


É captadora de recursos associada à ABCR e Coordenadora de Projetos e Recursos do Movimento Nacional ODS Santa Catarina. É diretora da PROJETA Planejamento e Marketing, empresa de assessoria especializada em captação de recursos e CEO da plataforma BEE THE CHANGE.

Claudia Fix

Claudia Fix

Cargo: Assessora de captação de recursos para as organizações parceiras
Instituição:
Misereor – Brasil
Palestra: ”Os desafios na implantação de setores de captação em organizações de base


Assessora de captação de recursos para as organizações parceiras de MISEREOR, a Obra episcopal da Igreja Católica da Alemanha para a cooperação ao desenvolvimento. Formada em comunicação, trabalhou com Medicos sem Fronteiras e Ação Mundo Solidário (ASW) no campo de comunicação para captação. Desde 2002 na cooperação internacional e desde 2013 criando junto com Misereor e as organizações parceiras um processo de fortalecimento da sustentabilidade institucional. Autora de tres pesquisas sobre captação de recursos no Brasil, em Argentina e Mexico.

Cristiano Manoel

Cristiano Manoel

Cargo: Fundador
Instituição:
RisoTerapia – Uma Injeção de Amor
Palestra: ”Conquistando sorrisos através de Prestações Pecuniárias e do Fundo da Infância e do Adolescente”


Paraibano de nascença e Caicoense de coração, Cristiano Manoel é empreendedor social, fundador do RisoTerapia, instituição sem fins lucrativos que utiliza a figura do palhaço no processo de transformação de pessoas e ambientes, atuando em hospitais de Caicó e região do Seridó Potiguar. Através da ONG, já realizou diversas ações, entre elas 3 edições do projeto “Só Risos” e uma do projeto “Todos Contra o Bullying”. É Graduando em Administração pela Faculdade Católica Santa Teresinha e o atual Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caicó – CMDCA.

Daniela Weiers

Daniela Weiers

Cargo: Membro do Conselho Deliberativo
Instituição: 
ABCR
Roda de Conversa: “Advocacy: por que e importante avançarmos com temas de interesse geral”


Membro do Conselho Deliberativo da ABCR, participa na gestão da entidade desde 2012. Paulistana, graduada em Administração de Empresas e Mestre em Administração Pública e Governo, ambos pela FGV-EAESP. Atua desde 1999 no terceiro setor com gestão, projetos e captação de recursos em organizações de educação e cultura. Por 13 anos fez parte da equipe da Associação Vaga Lume, organização sem fins lucrativos que promove o acesso ao livro e à leitura na Amazônia brasileira.

Danilo Jungers

Danilo Jungers

Cargo: Sócio
Instituição: Jungers Consultoria e Facilita Social
Palestra: “Como potencializar o seu telemarketing e agregar valor através da Captação via WhatsApp”, “Telemarketing e os Desafios da Inovação na Captação de Recursos”, “Como a tecnologia está impactando a Captação”


Graduado em Marketing, com Especialização em Administração de Organizações do 3º Setor, Pós-Graduado em Gestão do 3º e com MBA em Administração de Empresas pela FGV/SP. Membro da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), Vice-coordenador do GEATS-CRA/SP (Grupo de Excelência de Administração do Terceiro Setor). Vinte e três anos de experiência como Consultor em Captação de Recursos, dedicados a mais de 95 Organizações da Sociedade Civil. Palestrante e Professor de Pós-Graduação na área de Captação de Recursos e Marketing Social. Sócio da Jungers Consultoria, empresa especializada em Gestão e Captação de Recursos e da Facilita Social, empresa especializada em Captação de Recursos e Relacionamento via WhatsApp.

Débora Borges

Débora Borges

Cargo: Gerente de Relacionamento
Instituição: Fundo Brasil de Direitos Humanos
Roda de Conversa: “Como a tecnologia está impactando a captação”


Especialista em Marketing Intelligence (Nova IMS, Lisboa) e em Gestão de Comunicação e Marketing (ECA/USP), é gerente de Relacionamento com a Sociedade do Fundo Brasil de Direitos Humanos. Responsável pelo desenvolvimento do programa de captação de recursos junto a indivíduos, atuando com campanhas para engajamento, eventos públicos e no relacionamento com doadores e parceiros.

Dênis Pacheco

Dênis Pacheco

Cargo: Gerente de Programas do escritório de melhorias urbanas
Instituição:
Habitat para Humanidade Brasil
Palestra: ”Voluntariado Juvenil: uma alternativa para atrair visibilidade, engajamento e recursos para a sua causa


Dênis Pacheco é Gerente de Programas do escritório de melhorias urbanas da Habitat para a Humanidade, em São Paulo. Arquiteto, pós – graduado em Gerenciamento de Projetos PMI (Senac), e capacitado com a Metodologia de Gerenciamento de Projetos Sociais internacional PMDpro. Foi responsável por quase 4 anos do Programa de Moradia de Emergência a nível nacional da Organização TETO – Brasil. Durante esse período liderou a construção de aproximadamente mil moradias de emergência e o treinamento de voluntários participantes das ações. Atualmente, na Habitat para a Humanidade Brasil, lidera a área de  Programas e Voluntariado, que hoje recebe empresas, colégios e universidades para ações de melhorias habitacionais dentro da comunidade de Heliópolis/ SP.

Diana Garcia

Diana Garcia

Cargo: Consultora do Programa de Fortalecimento da Sustentabilidade Institucional de Misereor
Instituição:
Misereor
Palestra: De Fundraisers para Design Thinkers – Incorporando novas maneiras de pensar para melhorar o que fazemos”.


Graduada em Psicologia pela Universidade Católica da Argentina. É facilitadora de espaços de diálogo e aprendizagem e colabora no Programa de Pós-Graduação em Organizações Sem Fins Lucrativos e no Centro de Inovação Social da Universidade de San Andrés como mentora e avaliadoar de projetos. Faz parte da equipe de consultores do Programa de Fortalecimento da Sustentabilidade Institucional de Misereor para a Argentina, Brasil e Mexico. É professora do Diploma Superior em Organizações da Sociedade Civil da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) Argentina.

Dra. Wilmara Lourenço Santos

Dra. Wilmara Lourenço Santos

Cargo: Sócia coordenadora
Instituição:
Escritório Nelson Wilians & Advogados Associados do departamento Tributário
Palestra: ”Novas Perspectivas no Terceiro Setor com o Advento do Fundo Patrimonial (Lei 13.800/2019) e a Imunidade Tributária”


Wilmara Lourenço Santos – Advogada – Sócia coordenadora no escritório Nelson Wilians & Advogados Associados do departamento Tributário (filiais MG) e Núcleo do Terceiro Setor a nível Nacional – Inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Minas Gerais (159.696) – Graduada em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira/MG, Membro da Comissão de Direito Tributário da OAB – Subseção Contagem/MG. Especialista em Direito Tributário pela instituição Damásio Educacional/SP e Mestrando em Direito Público pela Universidade FUMEC/BH.

Eduardo Massa

Eduardo Massa

Cargo: Diretor de Estratégias e Experiência
Instituição: Trackmob
Palestra: “Como o CRM e sistemas especialistas podem ajudar na missão da sua ONG”


Diretor de Estratégia e Experiencia dos clientes Trackmob, trabalha com CRM desde 2002 com cursos de extensão em Marketing Digital, Design Thinking e Inovação. Foi responsável pelas áreas de DBM e Inteligência Competitiva no segundo setor, onde identificava oportunidades através de segmentações e comportamentos, desenvolvendo o relacionamento com clientes via ações de fidelização direcionadas. Tem experiência em aquisição de clientes por diferentes canais e em Programas de retenção e fidelidade. Há 9 anos vem trabalhando no Terceiro Setor na área de aquisição, desenvolvimento e retenção de doadores, como destaque, podemos ressaltar o Face to Face do Greenpeace Brasil, onde desenhou e implantou os processos para uso de tablets e contribuiu para a implantação de um novo sistema de CRM, a implantação do zero da área de captação de recursos com indivíduos da Organização Habitat para a Humanidade e crescimento da base de doadores , com implantação de novos processos e canais  de captação de recursos na Agência da ONU para refugiados -ACNUR.

Eduardo Nunes

Eduardo Nunes

Cargo: Diretor Regional de Impacto, Inteligência e Inovação para a América Latina e Caribe.
Instituição:
World Vision International
Palestra: ”O fim das ONGs e outras boas notícias


Eduardo Albuquerque Nunes é Sociólogo, Mestre e Doutor em Ciência Política, Doutor em Economia, com PósDoutoramento em Econometria Comportamental Aplicada. Estuda atualmente Desigualdade e Inteligência Artificial.
Mas, repetiu o Jardim I, porque não conseguia ligar os pontinhos, na ordem certa. Trabalha na área de Desenvolvimento há 32 anos, com experiências, no Brasil e outros 28 países, em problemas existentes de planejamento, desenvolvimento e desenho de soluções, avaliação, estratégia e gestão. Mas, não tem ideia de como solucionar os problemas que ainda não existem. Escreveu cerca de 40 artigos, 3 livros. Mas, seu maior feito foi, como goleiro reserva do time B da 7ª série, defender um pênalti.

Elcio Figueiredo

Elcio Figueiredo

Cargo: Supporter Journey Manager
Instituição:
Greenpeace International
Palestra: ”Identifique e Entenda o seu público”


Elcio Figueiredo pós graduado em Gestão Integrada da Comunicação Digital para Ambientes Corporativos e graduado em Propaganda e Marketing. Trabalha atualmente no Greenpeace Internacional como Supporter Journey Manager, desenvolvendo trabalho para melhorar a experiência do apoiador, desenvolvimento do trabalho estratégico e suporte para diferentes escritórios do Greenpeace pelo mundo. Em 2017 trabalhou no Greenpeace Rússia como diretor interino de Engajamento no desenvolvimento da estratégia do escritório e presença no mundo digital e mídia tradicional, integrando as frentes de trabalho para trazer melhor experiência para o público do Greenpeace no país. No Greenpeace Brasil trabalhou para promover a integração do trabalho de mobilização digital e off-line, responsável pelo crescimento da presença digital e captação de recursos no Greenpeace no Brasil no espaço digital. No grupo Atento/Telefônica trabalhou focado em soluções digitais internas para diferentes áreas da organização. Sua primeira experiência com o mundo digital foi com
sua própria empresa nos primórdios da internet fornecendo notícias de pequenos jornais do interior de São Paulo e integrando em um portal de notícias OestePaulista.com.

Enedina Maria Teixeira da Silva

Enedina Maria Teixeira da Silva

Cargo: Professora
Instituição:
Fundação Universidade de Cruz Alta
Palestra: ”Instituição de Ensino Superior e Captação de Recursos: Viabilidade de uma Incubadora Social através da Captação de Recursos”.


Possui graduação em Economia pela UNICRUZ (1986), graduação em Direito pela UNICRUZ (1992), Graduação em Administração pela UNICRUZ (2018), Especialização em Administração de Serviços pela UFSM (2000), Mestrado em Engenharia de Produção pela UFSM (2003) e Especialização em MBA em gestão de Instituições de Ensino Superior pela UCSl (2017). Professora Assistente da UNICRUZ. Coordenadora da INATECSOCIAL.

Fabio Barbosa

Fabio Barbosa

Cargo: Presidente do conselho da Fundação; vice-presidente do conselho Osesp
Instituição: Osesp; Instituto Empreender Endeavor; Fundação Itaú Social
Palestra: “Sustentabilidade Financeira e Governança para OSCs”


Fábio Barbosa foi presidente do Banco ABN Amro Real desde 1996 e, em 2008, com a aquisição do Banco Real pelo Santander, tornou-se presidente do Santander Brasil. De 2007 a 2011, foi também presidente da Febraban. Entre 2011 e o início de 2015, foi presidente da Abril Mídia. Atualmente, é presidente do conselho da Fundação Osesp e do Instituto Empreender Endeavor; vice-presidente do conselho da Fundação Itaú Social; membro do Conselho da UN Foundation, para apoio a ONU e promoção da cooperação internacional. Fábio também é membro dos conselhos do Itaú-Unibanco, da Gávea Investimentos, da CBMM, da Natura, da Hering, do Insper, e contribui com algumas ONGs. Em 2011, foi reconhecido como Personalidade do Ano, pela Câmara Brasil-Estados Unidos de Comércio, em Nova York. E, em 2012, recebeu o prêmio Campeões da Terra, concedido pelo PNUMA (United Nations Environmental Program), por sua visão empresarial. Este ano, foi reconhecido pela Worldfund for Education por trazer o tema de valores para a vanguarda da discussão. Fábio é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e tem MBA no Institute for Management Development (IMD), em Lausanne, na Suíça.

Fabrizio Ortiz

Fabrizio Ortiz

Cargo: Analista Comportamental
Instituição:
Crescimentum
Palestra: ”Alta Performance em um cenário turbulento para gerar Impacto na sociedade


Formado em Comunicação Social pela PUC e MBA em Gestão Estratégica de pessoas pela FGV. Atua há 12 anos em áreas relacionadas ao desenvolvimento e treinamento de pessoas, passando por empresas como Mandic e Rede Inteligente. Atuou como gestor de RH e foi responsável pela implementação de uma Universidade Corporativa, executando treinamentos presenciais e EAD. É Behavioral Analyst pela Thomas International e especialista em Gestão por Resultados e Liderança Situacional. Atua em programas de formação de líderes e equipes em empresas de diversos segmentos como automação, tecnologia da informação e serviços.

Felipe Antunes

Felipe Antunes

Cargo: Empreendedor Social
Instituição:

Roda de conversa: “Financiamento Coletivo: tendencia ou moda passageira?”


Empreendedor social com 8 anos de experiência em gestão de projetos sociais, captação de recursos e engajamento de pessoas. Seu desafio tem sido utilizar novas abordagens e tecnologias para desenvolver soluções inovadoras que contribuíam para resolução de problemas sociais complexos. Desenvolveu projetos na BASF, ONG Makanudos, ABRALE e Instituto Ayrton Senna.

Fernanda Dearo

Fernanda Dearo

Cargo: Fundadora
Instituição: DEARO – Alianças Estratégicas
Palestra: “Como elaborar projetos comerciais para captação de recursos com empresas”


Fernanda Dearo é captadora de recursos há 25 anos, fundadora da agência DEARO Alianças Estratégicas que atua há 18 anos no mercado. Especialista em Sustentabilidade Financeira do Terceiro Setor, Leis de Renúncia Fiscal, Elaboração de Projetos Sociais com Impacto Social Eficiente, Planejamento de Carreira Artística com foco em conexão com marcas. Iniciou sua carreira na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, foi coordenadora de Captação de Recursos do Laramara, das casas Taiguara. Na DEARO desenvolveu diversos trabalhos no Brasil e no exterior com destaque para os jantares de gala da Fundação Cafu, dos Institutos Nextel, LRGroup em Angola, “Show do Bem” em Londres, Selos sociais como Empresa Amiga da Mulher e Empresa Amiga das Diferenças, campanhas “Doe Seu Troco do Pedágio”. Já ministrou mais de 180 cursos presenciais de formação em captação de recursos e elaboração de projetos.

Fernando Conte

Fernando Conte

Cargo: Facilitador da Filosofia Elos
Instituição:
Instituto Elos
Palestra: ”Tecnologia Social: Jogo da Abundância”


Membro do Instituto Elos há 6 anos, atuou no Núcleo de Relacionamento, sendo um dos guardiões de prospecção e seleção de participantes do programa Guerreiros Sem Armas e na Comunicação Institucional. Atualmente é facilitador da Filosofia Elos em diferentes contextos. Trabalha com o terceiro setor e mobilização de redes há 10 anos.
Publicitário, formado pela ESPM-SP, pós graduado em Pedagogia da Cooperação.

Filipe Ribeiro Dantas

Filipe Ribeiro Dantas

Cargo: Sócio
Instituição: Sistêmica Comunicação
Palestra: “Comunicação para Captação de Recursos: o DOADOR é o foco”


Com mais de 25 anos de experiência em fundraising, trabalhou em várias associações e fundações onde coordenou o departamento de captação e relacionamento com doadores.
Atualmente é sócio da Sistêmica Comunicação, empresa de consultoria em fundraising especializada em mala direta, com sede no Rio de Janeiro, Brasil.
É membro da ABCR e palestrante dos Festivais desde 2011.
Formação: Mestrado em Administração de Empresas pela PUC-Rio, graduação em Administração de Empresas pela ESPM-Rio e extensão em Marketing Direto pela FGV-Rio.

Flavia Lang

Flavia Lang

Cargo: Fundadora
Instituição: 
Pitaga.mob
Palestra: ”Masterclass: Contar histórias para engajar pessoas” e  ”Perfil do Doador e Potencial de Doaçāo – Segmento Maturidade”.


Empreendedora no mundo de captação de recursos por mais de 10 anos. Lidera a Pitanga.Mob, empresa especializada em engajamento e mobilização de indivíduos. Formada em administração, têm 20 anos de experiência em comunicação, marketing e captação de recursos. Liderou equipes de mobilização de recursos em organizações como Greenpeace, CARE e Plan International e atendeu ONGs como CICV, MSF, ACNUR – Agência da ONU para Refugiados durante a sua gestão na Ader&Lang. Foi líder do comitê científico da ABCR por 10 anos.

Frederico Selmi

Frederico Selmi

Cargo: Fundador
Instituição: 
Rede Dragonfly
Palestra: ”Novas Formas de Economia no Brasil: Usufrutuarismo, Cultura da Dádiva, Economia Solidária/Criativa e suas relações com Direitos Humanos”.


Gestor socioempresarial. Fundador da Rede Dragonfly que atua na modelagem de processos de gestão na promoção de trabalho decente. Membro de Conselhos Ambientais. Atua há 25 anos com gestão de empreendimentos para o mercado privado e terceiro setor, no Brasil e em outros continentes.

Gerson Raul Persike

Gerson Raul Persike

Cargo: Coordenador
Instituição:
Fundaçâo Pró – Rim
Palestra: ”Doações via Aplicativo para Celular – Amplitude e Resultado”


Gerson Raul Persike é filósofo, pós-graduado em gestão estratégica de empresas, mestrando em comunicação e estudioso em modelos de lideranças organizacionais. É um dos maiores especialistas em Telesserviços do Brasil. Empresário e consultor de empresas nas áreas de gestão comercial, capacitação de lideranças e formação de equipes motivadas e produtivas. Diretor-Presidente da empresa “Comunicação & Mercado – Inteligência em Gestão e Treinamentos Empresariais” e sócio-proprietário da empresa “TELEVA – Telesserviços em Home Office”, é palestrante internacional, escritor e articulista, efetuando cursos, palestras motivacionais, gestão e planejamentos comerciais e de atendimento para Organizações de sucesso no Brasil e exterior. Coordena, também, as ações de captação de recursos da Fundação Pró-Rim.

Giuseppina Maria Fulco

Giuseppina Maria Fulco

Cargo: Graduanda em Gestão de Organizações do Terceiro Setor e Membro ABCR
Instituição:
Associação Casa Família Rosetta
Palestra: ”Liderança e Mobilização de Recursos”.


Formação em Gestão de Projetos Sociais e Captação de Recursos .
Curso em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional pela Faculdade Católica de Rondônia.
Capacitação Projeto Transformar sobre gestão de organizações sociais promovida pela Fundação André e Lucia Maggi. Formação na Metodologia PMD .
Concluindo Pós Graduação em Politicas Públicas e Projetos Sociais pela
Faculdade FIMCA.
Curso “Lider Coach-Lider para a alta performance ”-SEBRAE 2016 e Curso “Lider Coach para Lideres da Associação Casa Família Rosetta”-2018.
Formação em Coaching e PNL- pela Cris Farias Neurolinguagem e Coaching e
certificação SBPNL –Sociedade Brasileira de PNL.
Cursando a Graduação em Gestão de Organizações do Terceiro Setor.
Membro ABCR , escolhida como Captadora do Ano – Festival ABCR 2018.

Gustavo Minetto

Gustavo Minetto

Cargo: Presidente
Instituição: Obras Sociais Francisco Thiesen
Palestra: “Marketing Digital para ONGs”


Gustavo Minetto é presidente da Obras Sociais Francisco Thiesen, especialista em Marketing Digital e através de seus treinamentos tem levado gestores de ONGs a diversificar suas fontes de recursos.

Heather R. Hill

Heather R. Hill

Cargo: Diretora
Instituição:
Carter Fundraising
Palestra: “Comprando poder: a questão da dominância do doador” e “Palestra Magna – O que está acontecendo na captação de recursos pelo mundo: Brasil, EUA, Alemanha e Argentina”


Presidente do Conselho da CFRE International e Vice Presidente do Concordia College, em Nova York. Membro do conselho da Associação de Executivos de Desenvolvimento Luteranos (ALDE) e membro do comitê internacional do Rogare, think thank de captação de recursos do Hartsook Centro Para Filantropia Sustentável da Universidade de Plymouth.

Helen Pedroso

Helen Pedroso

Cargo: Gerente Geral
Instituição:
 Instituto Ronald McDonald
Palestra: ”Por que Conselheiros ão excelentes captadores? Uma aposta do Instituto Ronald McDonald e das casar Ronald para desenvolvimento de uma cultura filantrópica” e “Sustentabilidade Financeira e Governança para OSCs


Formada em Psicologia pela PUC-SP, cursou Mestrado em Serviço Social na George Mason University nos EUA, tem MBA em Gestão de Negócios Sustentáveis pela UFF e especialização em Liderança Executiva para o Terceiro Setor pela Kellogg University em Chicago/USA e certificado pela Board Source sobre engajamento de Conselhos. Atualmente, Helen é Gerente Geral do Instituto Ronald McDonald e cursa MBA em gestão de Saúde pela FGV. Previamente ela foi Diretora de Relacionamento e Desenvolvimento da ONG CIEDS. Responsável pela implantação da primeira gerência de Responsabilidade Social Corporativa do Sesc e até 2011, coordenou nacionalmente o Instituto Coca-Cola Brasil, sendo Membro Fundadora do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial e integrante do Núcleo Regional do Gife no Estado do Rio de Janeiro. Antes disso, trabalhou na Fundação Xuxa Meneguel e em Maryland nos EUA como supervisora de inclusão de PcD da ONG Melwood Horticultural Training Center. Além disso, Helen foi gestora de projetos na Secretaria Estadual de Ação Social e Cidadania do Rio de Janeiro, no Brasil.

Henry Grazinoli

Henry Grazinoli

Cargo: Sócio Fundador
Instituição: Social Docs
Palestra: “Tudo o que você queria saber sobre storytelling e tinha medo de perguntar”


Diretor e roteirista. Estudou cinema na PUC/RS e roteiro na EICTV – Cuba. Teve projetos premiados pela RioFilme, Prêmio Estimulo, TV Cultura e SP Cine. É diretor e roteirista do filme “Um Novo Capitalismo”, sobre negócios sociais. Autor de roteiros de documentários premiados em festivais brasileiros e exibidos em mostras, como “É Tudo Verdade” e “Mostra Internacional de Cinema de São Paulo”. Foi o coordenador do portal e oficinas “Tela Brasil” e do projeto “Dar voz aos Jovens”, supervisionando a realização de 50 filmes em periferias brasileiras. O trabalho com temáticas sociais e o desejo de se dedicar a causas importantes o impulsionaram na criação da SocialDocs.

Hugo Zaponi

Hugo Zaponi

Cargo: Pesquisador externo
Instituição: Núcleo de Estudos e Pesquisas Avançadas no Terceiro Setor (NEPATS)
Palestra: “Isenção e imunidade das organizações na captação de recursos”


Hugo Zaponi é advogado especialista em direito do terceiro setor e tributação de entidades sem fins lucrativos. Tem ampla experiência no contencioso e consultivo tributário (em âmbito administrativo e judicial) quanto às imunidades e isenções deferidas às associações, fundações e organizações religiosas, bem como na personalizada constituição e funcionamento das organizações da sociedade civil. É Mestre em Direito (área de concentração: “tributação contemporânea” e “tributação do Terceiro Setor”; CAPES), Pós-Graduado em Direito Público, Pós-Graduado em Processo Administrativo Fiscal Federal, Graduado em Ciências Jurídicas, com Extensão em Teoria Geral do Direito Público. Foi Secretário-Geral da Comissão Especial de Direito do Terceiro Setor da Ordem dos Advogados do Brasil (CEDTS/OAB-DF), Seccional do Distrito Federal (Gestão 2013-2015). Foi Membro-Colaborador na CEDTS/OAB-DF (Gestão 2016-2018). É pesquisador externo, com produções científicas publicadas (artigos), do Núcleo de Estudos e Pesquisas Avançadas no Terceiro Setor (NEPATS), de Coordenação do Professor Dr. José Eduardo Sabo Paes, Procurador de Justiça do MPDFT, por quem foi orientado no Programa de Mestrado da Universidade Católica de Brasília. É Professor em Cursos de Pós-Graduação quanto à tributação do Terceiro Setor.

Isabel Aché Pillar

Isabel Aché Pillar

Cargo: Diretora Executiva
Instituição:
Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo
Roda de conversa: “Editais: o que move uma fundação financiadora”


Diretora Executiva do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo, com quase 10 anos de experiência em investimento social privado e gestão de projetos sociais.
Trabalhou na Fundação Vale e na Vale S.A, tendo passado pelo BNDES e pelo programa de capacitação da Embaixada do Brasil em Washington D.C, EUA, na área de política comercial.
É membro da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), é professora voluntária de inglês na Cidadão Pró Mundo, foi contadora de história pela Associação Viva e Deixe Viver e trustee na Awesome Foundation.
É formada em economia pela UFRJ e mestre em economia pela Ibmec, Rio de Janeiro.

João Paulo Vergueiro

João Paulo Vergueiro

Cargo: Diretor Executivo
Instituição:
ABCR
Palestra: ”O programa de Advocacy da ABCR: Marco, ITCMD, LGPD e muito mais!


Diretor Executivo da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos. Professor da FECAP, administrador e mestre em administração pública pela FGV-SP, e bacharel em Direito pela USP. É, voluntariamente, Coordenador do Grupo de Excelência de Gestão do Terceiro Setor, do Conselho Regional de Administração de São Paulo, e Conselheiro de Administração da Kibô-no-Iê.

José Alberto Tozzi

José Alberto Tozzi

Cargo: Contador, auditor e sócio
Instituição: 
Tozzi Terceiro Setor
Palestra: ”Compliance e Governança”.


Formado em Administração de Empresas pela FGV, graduado em Ciências Contábeis e MBA Executivo Internacional na FIA. Mestre em Administração com ênfase no Terceiro Setor pela PUC – SP. Contador e auditor e sócio da TOZZI TERCEIRO SETOR, empresa especializada na prestação de serviços para entidades do Terceiro Setor. Palestrante, pesquisador e professor sobre diversos temas voltados para o Terceiro Setor, Autor dos Livros: SOS da ONG e ONG SUSTENTÁVEL e Autor e professor do curso à distância – Gestão Profissional no Terceiro Setor.

José Rogaciário dos Santos

José Rogaciário dos Santos

Cargo: sócio fundador e Presidente
Instituição: Instituto Cooperforte
Palestra: “Lançamento do Edital 2019 do Instituto Cooperforte”


Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Católica de Brasília, com pós-graduação em Marketing para Empresas Públicas pela FGV, em Gestão de Qualidade pela UNICAMP e em Estado e Sociedade Civil: Política e Gestão de ONGs pela UNB.
Aposentado do Banco do Brasil, militante do Terceiro Setor há 22 anos, sócio fundador e Presidente do Instituto Cooperforte há 13 anos.

Josivaldo Modesto

Josivaldo Modesto

Cargo: Coordenador da Incubadora Mamirauá de Negócios Sustentáveis – IMNS
Instituição:
 Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Palestra: ”Captando sucesso e impactando futuro”


Tenho formação acadêmica na Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas – UEA.
Atuo nas seguintes áreas: energias renováveis; Propriedade Intelectual; Inteligência Competitiva; Incubação de Empreendimentos Sustentáveis na Amazônia.
Atualmente exerço a função de Coordenador da Incubadora Mamirauá de Negócios Sustentáveis – IMNS.

Juan Manuel Maya

Juan Manuel Maya

Cargo: Consultor do Programa de Fortalecimento da Sustentabilidade Institucional
Instituição:
Misereor – México
Palestra: ”Fundraising em tempos de mudança – O projeto Misereor no México”


Consultor do Programa de Fortalecimento da Sustentabilidade Institucional da Misereor – México. Atuou na Anistia Internacional do México, no Centro de Direitos Humanos do Migrante e no Fundo de Bolsas Hispânicas em San Francisco, Califórnia. Em 2014 assumiu como diretor de captação de recursos do Médicos Sem Fronteiras no México, liderando a criação do programa do chão para cima, desenvolvendo a identidade para novos doadores, monitorando sistemas e campanhas integradas.

Juliana Freitas

Juliana Freitas

Cargo: Empreendedora Social
Instituição: Empreendescola
Palestra: “Visão de Empreendedores sobre a Captação de Recursos”


Juliana Freitas, empreendedora social no Empreendescola, foi mentora e multiplicadora da Fundação Estudar. Trabalhou no SEBRAE na coordenação do projeto Negócio a Negócio na região de Poços de Caldas, onde pode ter contato direto com diversos empreendedores. Foi uma das vencedoras do 11º Prêmio Laureate Brasil Jovem Empreendedor Social em 2018.

Juliana Vanin

Juliana Vanin

Cargo: Fundadora
Instituição:
NOZ Pesquisa e Inteligência
Roda de conversa: “Perfil do Doador e Potencial de Doação – Segmento Maturidade”


Especialista em estratégia e inteligência de negócios. Há 4 anos fundou a NOZ onde tem pesquisado temas ligados à Mulheres, Mercado 50+, Educação, Captação de Recursos entre outros. Antes disso, foi gestora de Inteligência de Negócios no Insper por 10 anos.
Economista formada pela USP, pós-graduada em Finanças pelo Insper.

Karin Ingrid Rettl

Karin Ingrid Rettl

Cargo: Sócia-Gerente
Instituição:
Prática Socioambiental
Palestra: ”Avaliando o Impacto para alavancar a captação”


Administradora de Empresas, com especialização em Gestão Ambiental, Empreendedorismo Social e Gestão Estratégica de Projetos, venho me dedicando há mais de 15 na estruturação e avaliação de programas e projetos de desenvolvimento social, cooperando com empresas como Fibria Papel e Celulose, Suzano, EDP e Klabin.
Professora convidada da ESCAS – Escola Superior de Conservação e Sustentabilidade do Instituto Ecológico Ipê, lecionando as matérias de Gestão de Organizações do Terceiro Setor e Gestão de Projetos para as turmas dos cursos de mestrado profissionalizante.

Luana Génot

Luana Génot

Cargo: Fundadora e Diretora Executiva
Instituição: ID_BR
Palestra: “Como captar recursos por meio de eventos”


Luana Génot, é fundadora e diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), mestra em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET-RJ e autora do livro Sim à Igualdade Racial. Tem pós graduação em Marketing e Comunicação no IED-Rio e se formou em em Publicidade e Propaganda na PUC-Rio em 2014. É fellow da rede de Líderes Responsáveis da BMW Foundation. Foi bolsista sanduíche do Ciências Sem Fronteiras / CAPES na University of Wisconsin – Madison, onde se especializou em pesquisa na área de raça, etnia e mídia. Luana trabalhou na Burrell / Publicis Chicago na área de planejamento estratégico.Foi voluntária de marketing na campanha de Barack Obama. Trabalhou no hub de marketing em multinacionais da área de beleza e entretenimento. Foi modelo publicitária e de passarela. Fluente em francês e inglês, atua como palestrante no Brasil, França, Estados Unidos e Sri Lanka. É curadora de eventos como ConaLife, Rio 2C e é gestora de projetos sobre raça e etnia, equidade de gênero, diversidade e inclusão, empreendedorismo e empoderamento da juventude periférica. Co-líder do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil no Núcleo do Rio de Janeiro.

Luana Moraes Amorim

Luana Moraes Amorim

Cargo: Coordenadora
Instituição:
Viva Voluntário
Palestra: ”Apresentando o Programa Viva Voluntário”


Luana Moraes Amorim é atualmente Coordenadora Local do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento na implementação do programa Viva Voluntário. Antes integrar a equipe do PNUD, ela foi Coordenadora de Desenvolvimento Econômico da SMTE- SP através do programa de Líder Gestão Pública da Vetor Brasil. Com mais de dez anos de experiência profissional em empreendedorismo social, desenvolvimento de liderança e gestão de projetos, Luana trabalhou no setor público, na academia e organizações sociais no Brasil, no Reino Unido e no Marrocos.  Como bolsista Chevening, ela fez mestrado em Políticas Públicas e Gestão na King’s College London além de possuir mestrado em Estudos do Desenvolvimento pela SOAS.

Luis Donadio

Luis Donadio

Cargo: Assessor
Instituição:
Misereor
Palestra: ”Os desafios na implantação de setores de captação em organizações de base


Responsável pelo desenvolvimento, estruturação e implantação do Escritório de Captação de Recursos da Fundação Oswaldo Cruz – Ação iniciada como projeto piloto no ano de 2007, e que se consolidou como uma bem sucedida experiência institucional. Desde então, foram 60 diferentes projetos captados, por meio de empresas, fundos internacionais,  e programas com indivíduos, possibilitando a construção de diversas parcerias público-privadas.
Atualmente, Donadio atua como coordenador de captação na Fiocruz , diretor na Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz,  professor do curso de gestão de projetos sociais na Escola Nacional de Saúde Pública e na  Escola Aberta do Terceiro Setor e assessor de Misereor no Brasil para captação de recursos. Em 2014, recebeu o prêmio de captador Global pela ABCR/Mobiliza, sendo um dos três finalistas no Prêmio Global de Captação de Recursos, coordenado pela Resource Alliance. Em 2017, recebeu o prêmio de Gestão Inovadora da Fiocruz.

Luiza Serpa

Luiza Serpa

Cargo: Co Fundadora e Diretora
Instituição: Instituto Phi
Palestra: “Liderando com o coraçāo”


Publicitária com MBA em Gestão de Negócios Sustentáveis, Luiza migrou para o terceiro setor em 2005, após atuar na área de Comunicação Corporativa.
Co Fundadora /Diretora do Instituto Phi, assessora investidores na definição das causas a serem apoiadas, na escolha das organizações e projetos e no monitoramento dos resultados de impacto social. Faz parte da Rede de Responsible Leaders no Brasil, pela BMW Foundation Herbert Quandt.
Em apenas 5 anos de atuação já mobilizou 26 milhões de reais para mais de 300 projetos sociais, Rio e SP.

Ma. Luisa Cristina Carpovinski Pieniz

Ma. Luisa Cristina Carpovinski Pieniz

Cargo: Economista e professora
Instituição: 
Fundação Universidade de Cruz Alta
Palestra: ”Instituição de Ensino Superior e Captação de Recursos: Viabilidade de uma Incubadora Social através da Captação de Recursos”.


Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Cruz Alta (1994), especialista em Ciências Políticas pela UNICRUZ e mestrado em Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2009). Economista e professora regime integral da Universidade de Cruz Alta, atuando como Coordenadora da Agência START/ UNICRUZ. Tem experiência na área de Economia e Gestão das Organizações com ênfase em Planejamento Econômico, Gestão das Organizações, Planejamento urbano e ambiental. Atuando principalmente nos seguintes temas: governança, planejamento, setor público, economia, educação ambiental, saneamento e desenvolvimento sócio econômico.

Manoel Correa da Silva Junior

Manoel Correa da Silva Junior

Cargo: Consultor
Instituição:
Associação Casa Agape
Palestra: ‘Entendendo Nova regra e Mobilizando Pessoas Sobre Nota Fiscal Paulista”


Graduado em Administração pela Faculdade Integradas de Cruzeiro-SP profissional atuante no mercado há mais de 12 anos, sempre na área de Gestão do Terceiro Setor.
Trabalhou como assessor técnico comissionado na Secretaria de Desenvolvimento Social Prefeitura de Cruzeiro – SP. Prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas de Lei de Incentivo ao Esporte e Cultura, como isenção de impostos, projetos, desenvolvimento de relatórios de atividades e prestação de contas de convênios.
Atualmente é Vice-presidente do Conselho Municipal de Política Sobre Drogas – (COMAD) de Cruzeiro-SP já atuou como Conselheiro do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) da cidade de Cruzeiro-SP, como profissional técnico da área administrativa. Atuou por 5 anos como gestor do Departamento de Filantropia da Fundação João Paulo II (mantenedora da Comunidade Católica Canção Nova), sendo responsável pela gestão do processo de concessão do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), o principal reconhecimento de uma entidade sem fins lucrativos junto ao Governo Federal.
A SECTOR3 tem várias organizações como parceiras das quais obtivemos grandes sucessos inclusive com certificação CEBAS.
Participação em vários congressos e cursos voltados para o Terceiro Setor, Na Escola Aberta do Terceiro, Instituto Filantropia.

Mara Gabrilli

Mara Gabrilli

Cargo: Senadora
Instituição:

Palestra: ”Conversa com a Senadora Mara Gabrilli – Marco Bancário da Doação


Mara Gabrilli é publicitária, psicóloga, eleita Senadora pelo Estado de São Paulo nas Eleições 2018 para mandato de 2019 a 2026. No Senado integra como titular as Comissões Permanentes de Assuntos Sociais (CAS), de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), e de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC). Ainda é suplente das Comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CTT), de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Na CAS, Mara ainda é presidente da Subcomissão Especial de Doenças Raras.

Marcia Kalvon Woods

Marcia Kalvon Woods

Cargo: Presidente do Conselho
Instituição:
ABCR
Palestra: ”Advocacy: por que é importante avançarmos com temas de interesse geral”


Presidente do Conselho da ABCR
Tem 18 anos de experiência em gestão de organizações do terceiro setor e programas e projetos sociais. É especialista em investimento social privado, marketing social e relacionado a causas, e autora das publicações Marketing Relacionado a Causas: Conceitos e Experiências Brasileiras, Guia Prático de Marketing Relacionado a Causas: Diretrizes e Casos, e Tendências do Investimento Social Privado na América Latina.
Foi diretora executiva no IDIS, e atuou na Cruz Vermelha na Austrália e 3M do Brasil.
É Presidente da SAAP – Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros e membro do Conselho Curador da Fundação Stickel.
É formada em comunicação social pela ESPM e tem especializações em administração de negócios, organizações do terceiro setor e advocacy.

Marcelo Douek

Marcelo Douek

Cargo: Sócio Fundador
Instituição: Social Docs
Palestra: “Tudo o que você queria saber sobre storytelling e tinha medo de perguntar”


Formado em Comunicação Social pela FAAP, pós-graduado em Gestão Empresarial pela BSP, especialização em Branding pela Kellog e em empreendedorismo social pela Stanford School of Business. Depois de atuar como planejador em diversas agências, fundou a agência LUKSO em 2009, onde desenvolveu projetos para clientes como Heineken, Natura, LATAM, Pepsico, entre outros. Em 2016, fundou a Social Docs, produtora especializada em contar histórias de impacto social para clientes como ONU, Inst Votorantim, Movimento Arredondar entre outros. Também atua como instrutor de storytelling e inovação em cursos livres da FGV, Instituto Amani e Perestroika.

Marcelo Jambeiro

Marcelo Jambeiro

Cargo: Desenvolvedor de projetos de captação de alto impacto para doadores, captadores e recebedores.
Instituição:
Trackmob
Palestra: ”Financiamento coletivo: tendência ou moda passageira?” e “Perfil do Doador e Potencial de Doaçāo – Segmento Maturidade


Profissional com mais de 20 anos de  experiência em marketing e novos negócios em empresas como Amex, Nokia, Blackberry,  Edelman, entre outras. Nos últimos 5 anos trabalhou em  empresas sociais de tecnologia, como Change. org. Na Trackmob, faz a ponte entre o segundo  e terceiro setores desenvolvendo  projetos de captação de alto impacto para doadores,  captadores e recebedores.

Marcelo Nascimento

Marcelo Nascimento

Cargo: Professor Especialista
Instituição: Associação Paulistana de Conselheiros e Ex Conselheiros Tutelares
Palestra: “Fundo da Criança no enfrentamento as Violências”


Atuou como Coordenador Nacional Geral da Política de Fortalecimento de Conselhos e Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente Substituto – Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República- SDH (atual Ministério de Direitos Humanos), responsável por orientar e acompanhar ações para a promoção, garantia e defesa dos direitos da Criança e do Adolescente conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente. Assim, coordenou as Redes de Convivência Familiar e Comunitária e de Crianças Desaparecidas (2011 a 2012) e o Grupo Gestor Nacional da Escola Nacional de Formação Continuada de Conselheiros Tutelares e de Direitos (Governo Federal 2011 a 2016).
Prestou assessoria institucional, trabalhando na articulação com as Organizações Não Governamentais para garantia dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e na elaboração e planejamento junto à educadores sociais de ações que visassem o protagonismo juvenil, e planejamento de captação de recursos.
Ministra diversos cursos e palestras direcionados à Conselheiros Tutelares e Conselheiros de Direitos. Tutor no Curso “O Conselho Tutelar no combate ao trabalho infantil – Turma II e III”, Escola Superior do Ministério Público da União – ESMPU.
Professor Especialista no Curso de Formação Continuada do Conselho Tutelar e Conselho de Direitos do Estado de São Paulo, organizador do Simpósio Nacional de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, Colunista da Coluna de Garantia de Direitos – Rede Peteca/Chega de Trabalho Infantil. Ex Conselheiro Tutelar de Guaianases, Ex Conselheiro dos Direitos – São Paulo. Presidente da Associação Paulistana de Conselheiros e Ex Conselheiros Tutelares e Vice Presidente da Associação de Ex Conselheiros e Conselheiros da Infância. Professor e Consultor de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes da K&M Consultoria em Politicas Publicas e Direitos Humanos. Membro da Coordenação do Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

Marcelo Rodino

Marcelo Rodino

Cargo: Sócio e Diretor Criativo
Instituição:
Flex Interativa
Palestra: ”Roda-de-conversa Como a Tecnologia está Impactando a Captação


Marcelo Rodino é sócio e diretor criativo da Flex Interativa, uma empresa especialista em digital experiencie.Como um dos profissionais pioneiros no Brasil em Realidade Aumentada, Virtal e Mista e especialista no uso de tecnologias imersivas, vem se destacando no mercado com soluções que unem criatividade e tecnologia de forma inovadora. É responsável por diversos projetos inovadores, entre eles os rótulos da cerveja Leuven em Realidade Aumentada, premiados no Brasil e no exterior e foi ganhador do Shark Tank Brasil, com record de propostas de investimento.

Marco Antonio dos Santos

Marco Antonio dos Santos

Cargo: Diretor de Tecnologia e Inovação
Instituição:
Doação Solutions
Palestra: ”O uso de soluções digitais inteligentes de gestão e meios de pagamentos para a captação de recursos”


Executivo da área de gerenciamento de Tecnologia da Informação, está há 21 anos na gestão de áreas de desenvolvimento e implantação de sistemas e infraestrutura; de projetos de reestruturação e otimização tecnológica; governança e certificações em TI; e no desenvolvimento de novos negócios e inovações online e mobile.

Marcos Pinheiro

Marcos Pinheiro

Cargo: Diretor de Relacionamento
Instituição:
Instituto Phi
Roda de Conversa: “Editais: o que move uma fundação financiadora”


Jornalista formado pela PUC-RJ, trabalha no terceiro setor há 15 anos. Em 2014 cofundou o Instituto Phi, que faz a ponte entre doadores e projetos sociais. Atualmente é Diretor de Relacionamento com Grandes Doadores da instituição, que já movimentou R$ 27,8 milhões para 410 projetos sociais. Integra o comitê científico do Festival de Captação da ABCR e já fez palestras sobre captação de recursos em vários estados do Brasil. Carioca radicado em São Paulo, é apaixonado por leitura e esportes.

Marcos Spalding

Marcos Spalding

Cargo: Diretor de marketing e negócios
Instituição:
Santuário Nacional de Aparecida
Palestra: ”Advocacy: por que é importante avançarmos com temas de interesse geral”


Formado em Administração de empresas pela PUC-SP, especialização em MKT pela Ohio State University nos EUA, MBA Executivo em MKT pelo IBMEC Business School, mestrado em gestão e desenvolvimento regional pela UNITAU, mestrado internacional em administração de empresas pela University of Manchester na Inglaterra, é professor de graduação e pós graduação pela FATEC – Guaratinguetá, casado e com 3 Filhos, já passou por empresas como Banco Real, NET e a americana Nationwide Insurance, vem dedicando seus últimos 14 anos ao terceiro setor atuando, nos últimos 10 anos, como diretor de marketing e negócios do Santuário Nacional de Aparecida.

Maria Zulmira de Souza

Maria Zulmira de Souza

Cargo: Diretora
Instituição: Planetário Soluções Sustentáveis
Boas vindas e abertura do Festival ABCR 2019, com ABCR e Maria Zulmira.


Diretora da Planetária Soluções Sustentáveis em Comunicação. Atua como mediadora e comunicadora em eventos socioambientais. Dirige o Canal Planetária no Youtube. É uma das três cocriadoras do Reimaginar 2.0 – iniciativa que trabalha com projetos de educação transformadora.
Pioneira em comunicação para a sustentabilidade na América Latina.  Entre os seus trabalhos em televisão se destacam:  Repórter Eco (TV Cultura), EcoPrático(TV Cultura) e Sustentáculos(TV Brasil) e a cobertura das principais conferências temáticas da ONU(Eco-92, Rio+10 e Rio+20). E atualmente presidente do conselho do Imaflora.

Mariana Chammas

Mariana Chammas

Cargo: Responsável pela área de Relacionamento
Instituição:
 Instituto Socioambiental
Palestra: ”Captação de recursos de grandes doadores: sua organização está pronta?”


Mariana Zayat Chammas é responsável pela área de Relacionamento  do Instituto Socioambiental há mais de dois anos, e também representa a The Resource Alliance no Brasil. Com mais de quinze anos de experiência em captação de recursos, desenvolvimento institucional e construção de relacionamentos, Mariana já atuou no setor privado e em organizações não-governamentais, como Greenpeace, Instituto Akatu, Suzano Papel e Celulose e IBM. É bacharel em Relações Internacionais pela PUC-SP e tem MBA pela FGV-EAESP.

Mariana Costa de Carvalho

Mariana Costa de Carvalho

Cargo: Coordenadora Nacional de Captação de Recursos F2F
Instituição:
Greenpeace Brasil
Palestra: ”A importância da liderança no F2F”


Mariana Carvalho é captadora de recursos, com experiência em formação de liderança há 6 anos.
Atua na coordenação de captação de recursos do Greenpeace Brasil, e já prestou consultorias focadas em F2F para organizações como Plan Internacional e Habitat para a Humanidade. Lidera um time de mais de 130 pessoas, focadas na captação de novos indivíduos.

Mariana Cristtal

Mariana Cristtal

Cargo: Head de TI
Instituição: Movimento Arredondar
Palestra: “Novas Tecnologias para a Captação e Recursos”


Mariana Cristtal é head de TI no Instituto Arredondar, organização que apoia outras ONGs através de microdoações captadas no varejo. É formada em Relações Internacionais pela PUC-SP e atuou anteriormente em startups e empresas de tecnologia, além de ter sido voluntária em ONGs e movimentos voltados à diversidade e ao aumento da representatividade na participação política.

Mariana Martinez Leite

Mariana Martinez Leite

Cargo: Coordenadora da área de Relações Institucionais
Instituição:
Instituto de Oportunidade Social
Palestra: ”Comunicando os resultados da sua organização”


Comunicóloga e cientista social, atuou em planejamento na Sunset Comunicação, foi Gestora de Projetos na Ricca RI e em comunicação na TOTVS. Desde 2014 integra o time do Instituto da Oportunidade Social. Em 2018 assumiu a coordenação da área de Relações Institucionais onde seus objetivos são mobilizar recursos e gerar oportunidades de renda e educação aos alunos do IOS.

Marina Pechlivanis

Marina Pechlivanis

Cargo: Sócio – Fundadora
Instituição:
 Umbigo do Mundo
Palestra: ”Minhahistoriadedoacao: o poder do exemplo na transformação social”


Sócia-fundadora da Umbigo do Mundo, agência de comunicação estratégica criada em 1999, e da UDM&Co Estudos de Autoconhecimento e Percepção para Marca. Criou as metodologias Gifting&Rituals Map®, Sistema das Relações de Troca®, Dádivas de Marca® e Perceptive Index® com projetos implementados nas mais diversas áreas. Graduada em Propaganda e Marketing e Mestra em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM. Autora dos livros GESTÃO DE ENCANTAMENTO (2018), GIFTING (2018) e ECONOMIA DAS DÁDIVAS: O NOVO MILAGRE ECONÔMICO (2016), entre outros 20 títulos. Compartilha seu repertório em artigos, vídeos, aulas e palestras. Atua, pela Umbigo do Mundo e em parceria com a ABCR, na execução do Dia de Doar no Brasil.

Mateus Yutaki Ferreira

Mateus Yutaki Ferreira

Cargo: Sócio
Instituição:
Grupo Audisa
Palestra: “Audisa: Transparência como instrumento facilitador na captação de recursos”


“Sócio da Audisa Auditores Associados com mais de 15 anos de experiência no Terceiro Setor, é formado em Ciências Contábeis com MBA em Auditoria. Aplica cursos e treinamentos de pessoal direcionados à consultoria, auditoria e perícia.”

Michel Freller

Michel Freller

Cargo: Atual vice-presidente do Conselho Deliberativo
Instituição:
ABCR
Palestra: ”Acessando Recursos Públicos por meio de Incentivos Fiscais”


Michel Freller, empreendedor social, palestrante, consultor e facilitador. Administrador público formado pela FGV-SP, mestre em Administração pela PUC-SP. Professor na pós-graduação do SENAC e da PUC-SP, além de cursos livres na rede Filantropia, e autor do Guia sobre Incentivos Fiscais para Captadores de Recursos de OSCs. Conselheiro do Instituto Filantropia e conselheiro fiscal da CIP (congregação Israelita Paulista. Atual vice-presidente do Conselho Deliberativo da ABCR (Associação Brasileira dos Captadores de Recursos) e fundador da Criando Consultoria Ltda.

Nailton Cazumbá

Nailton Cazumbá

Cargo: Colunista
Instituição: 
BeCause
Palestra: ”Formalização e Manutenção de Organizações do Terceiro Setor e Masterclass: Gestão e Contabilidade de OSCs”.


Contador, pós-graduado em Contabilidade das Organizações do Terceiro Setor, em Auditoria e em Controladoria. Coordenador da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Terceiro Setor do CRC-BA.
Consultor em Gestão de Parcerias em órgãos da administração pública. Contador e Consultor em entidades privadas sem fins lucrativos. Professor em curso de Pós Graduação. Sócio-Gerente da Pauta Assessoria Contábil, Consultoria e Treinamento. Autor e instrutor de cursos de capacitação na área do Terceiro Setor. Palestrante. Colunista no site Nossa Causa.

Natália dos Santos Gonzales

Natália dos Santos Gonzales

Cargo: Coordenadora de Comunicação
Instituição: Instituto Oncoguia
Palestra: “Engajamento de públicos em uma causa: ciclo para criação de estratégias”


Relações Públicas e mestra em Comunicação pela Unesp com pesquisa na área de comunicação para mobilização social, focando em estratégias para o engajamento do público em causas de organizações do Terceiro Setor. É certificada internacionalmente em gestão de projetos sociais e atualmente é coordenadora de comunicação no Instituto Oncoguia. Possui também experiência de mercado na área de comunicação em organizações familiares, multinacionais e Terceiro Setor, como Mondelez International e Fundação Abrinq.

Natalie Assad Feller

Natalie Assad Feller

Cargo: Co-fundadora
Instituição: 
Partio.com.br
Palestra: “Financiamento Coletivo: tendencia ou moda passageira?”


Natalie Assad Feller é empresária e empreendedora com 8 anos de experiência no setor cultural. Recebeu o prêmio Empreendedora do Ano de 2014 pelo programa Criativar realizado em parceria com Santander. Ganhou uma bolsa de estudos em Babson College, onde completou o Entrepreneurship Program. É formada em Administração Social com especialização em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Participou do curso de International Business na Universidad de Antonio de Nebrija, Madrid e Political Economy of Developing Countries na American University of Paris. É co-fundadora da plataforma de financiamento coletivo, Partio.com.br. A plataforma já arrecadou mais de 5 milhões de reais para cultura e viabilizou cerca de 200 projetos nos últimos anos. Desenvolveu a plataforma online do maior projeto de arrecadação de pessoas físicas do Brasil, Unimed BH. Atuou na captação de recursos para grandes produções na área de cinema ( Se Puder…Dirija, Divã 2), teatro ( Rita Lee, A Famosa Invasão dos Ursos da Sicília)  e música ( Minidocs, Turnê Dani Black).

Natasha Alexander

Natasha Alexander

Cargo: Responsável pela área de Parcerias com o Setor Privado
Instituição: ACNUR
Palestra: “Chatbot: Engajamento que leva à captação” e “Os desafios de um programa de grandes doadores”


Responsável pela área de Parcerias com o Setor Privado do ACNUR – Agência da ONU para Refugiados. Com 15 anos de experiência internacional nos EUA, França, Alemanha e Brasil, Natasha acompanhou empresas como Adidas, Unilever, Vivo e PepsiCo em suas estratégias de Marketing, e organizações como ONU, Médecins du Monde e WWF em seus programas de Captação de Recursos.

Nelson Tadeu

Nelson Tadeu

Cargo: Presidente da Diretoria
Instituição: Casa Ronald Mcdonald do Abc
Palestra: “Por que Conselheiros são excelentes captadores? Uma aposta do Instituto Ronald McDonald e das Casas Ronald para desenvolvimento de uma cultura de filantropia”


Formação profissional: engenheiro mecânico, com mba(insead) na europa e tqc no japão e pós-graduação em administração publica. Cursos de governança corporativa na fundação salvador arena e em miami no instituto ronald mcdonald e fundação dom cabral (workshop)
atuação profissional: trabalhou na rhodia s/a, no período de 1969 a 1996 ,passando por diversas áreas e diretor industrial das fabricas de santo andré
atualmente presidente da diretoria 2015/2016 e reeleito 2017/2018 e reeleito gestão 2018/2019.(casa ronald mcdonald do abc).

Nina Borges

Nina Borges

Cargo: Responsável pela comunicação digital
Instituição:
ACNUR
Palestra: ”Chatbot: Engajamento que leva à captação


Nina Borges é jornalista especializada em Marketing Digital com mais de 8 anos de experiência na área de comunicação em organizações internacionais. Atualmente é responsável pela comunicação digital da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e já foi coordenadora de comunicação digital na ActionAid. Ela traduz temas complexos em mensagens claras e poderosas, criando narrativas inspiradoras e coerentes com a marca. Nina acredita que a vida tem mais sentido quando contribuímos para um mundo mais justo.

Patricia Lobaccaro

Patricia Lobaccaro

Cargo: Presidente e CEO
Instituição:
Organização Brazil Foundation
Palestra: ”Roda-de-conversa sobre Editais de Financiamento: o que move uma fundação financiadora?”.


Patricia é Presidente e CEO da BrazilFoundation desde 2010, e antes disso foi membro do conselho diretor da fundação desde 2003. É responsável pelas operações da BrazilFoundation globalmente, incluindo captação de recursos e desenvolvimento de estratégias de apoio a OSCs no Brasil. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, e fez curso de gestão em non-profits pela Harvard Business School.

Paula Fabiani

Paula Fabiani

Cargo: Diretora-Presidente
Instituição: IDIS
Palestra: “Fundos Patrimoniais Filantrópicos: uma nova realidade no Brasil”


Paula Jancso Fabiani é diretora-presidente do IDIS. Anterior a esta posição, foi diretora financeira da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e controller do Instituto Akatu. Trabalhou no braço de Private Equity do Grupo Votorantim e em uma das empresas investidas. Atuou no BankBoston nas áreas de asset management e M&A, e no Lloyds Bank em trade finance. É economista formada pela FEA-USP, com MBA pela Stern School of Business – New York University, especialização em Endowment Asset Management na London Business School, Yale e Cambridge, e Gestão de Organizações do Terceiro Setor na FGV. Autora dos livros Fundos Patrimoniais, Criação e Gestão no Brasil e Primeira Infância – Panorama, Análise e Prática, é a única brasileira certificada na ferramenta de avaliação SROI (Social Return on Investment). Faz parte dos Empreendedores Cívicos da RAPS (Rede de Apoio Político pela Sustentabilidade) e é membro do Conselho do Instituto Vladimir Herzog.

Paula Nobre

Paula Nobre

Cargo: Gerente Administrativa
Instituição: 
Casa Ronald McDonald Jahu
Palestra: ”Por que Conselheiros são excelentes captadores? Uma aposta do Instituto Ronald McDonald e das Casas Ronald para desenvolvimento de uma cultura de filantropia


Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS – FACULDADES INTEGRADAS DE JAHU (2005) e Especialização em Gestão Hospitalar – Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2013). Atualmente é gerente – CASA RONALD MCDONALD JAHU, sendo responsável por toda área operacional e administrativa da casa de apoio infantil, que hospeda crianças e adolescentes durante o tratamento para câncer e hemopatias, juntamente com seus familiares. Tem experiência na área de Ciências Contábeis – Fiscal e Tributária.

Paula Piccin

Paula Piccin

Cargo: Coordenação do núcleo de comunicação
Instituição: IPE – Instituto de Pesquisas Ecológicas
Roda de Conversa: “Comunicando os Resultados de sua Organização”


Jornalista pela Universidade Metodista de São Paulo, com especialização em Meio Ambiente e Sociedade pela FESP/SP e MBA em Comunicação Corporativa pela Aberje/SP. Possui experiência em veículos de comunicação, como TV Cultura, Companhia de Notícias, jornais diários, e na comunicação institucional para Terceiro Setor. Atua no IPÊ desde 2003 e na coordenação do núcleo de comunicação desde 2011.

Paula Herrera

Paula Herrera

Cargo: Coordenadora de investimento social e gestora de projetos
Instituição:
 Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia.
Roda de Conversa: “Financiamento Coletivo: tendencia ou moda passageira?”


Bacharela em Gestão de Políticas Públicas e Especialista em Psicologia Política pela USP. É captadora há 6 anos, se especializando em estratégias com indivíduos. Atualmente é coordenadora de investimento social e gestora de projetos da Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia.

Pedro Paulo Lins

Pedro Paulo Lins

Cargo: Co-fundador e CVO
Instituição: Welight
Palestra: “Data for Good – A revolução dos dados amplificando o impacto social”


Formado em Direito pela PUC-Rio, com MBA em Gestão de Negócios e atualmente cursando o MicroMasters em Data, Economics and Development Policy do MIT, Pedro empreende desde a faculdade e, hoje, é co-fundador e CVO da Welight, se dedicando a desenvolver ferramentas para elevar a transparência na relação entre doadores e o terceiro setor, utilizando blockchain e machine learning para elevar a precisão dos dados de impacto. Além disso, atua como advisor em outras iniciativas que envolvem tecnologia e transformação socioambiental e possui mais de 10 anos de profundo relacionamento com povos indígenas da Amazônia.

Priscila Pasqualin

Priscila Pasqualin

Cargo: Responsável pelo apoio jurídico do Fórum Internacional de Endowments e Legados
Instituição:
IDIS
Palestra: ”Fundos Patrimoniais Filantrópicos: uma nova realidade no Brasil


Sócia responsável pela área Filantropia e Investimento Social de PLKC Advogados. Especialista em Direito para o Terceiro Setor, há mais de 20 anos. É assessora jurídica da Coalizão pelos Fundos Patrimoniais Filantrópicos liderado pelo IDIS que faz o advocacy para uma boa legislação para Endowment no BrasilÉ a responsável pelo apoio jurídico do Fórum Internacional de Endowments e Legados, realizado por Levisky Negócios e Cultura e pelo IDIS, que resultou no lançamento de 3 guias sobre o tema. Assessora instituições na constituição e na manutenção de fundos patrimoniais. Participa do grupo liderado pelo GIFE que debate e pesquisa o tema de Sustentabilidade Econômica das Organizações da Sociedade Civil, com apoio de PLKC Advogados no Advocacy pela melhoria da legislação do ITCMD sobre doações filantrópicas. Participou da elaboração de projeto de lei de incentivo fiscal de impostos municipais para instituições culturais em São Paulo. Participa do Diálogo Social Paulista, iniciativa liderada pela FGV-SP, Associação Paulista de Fundações e CONACI para aproximar o diálogo entre atores públicos, privados e órgãos de controle. Participa de diversos debates, palestras e painéis sobre temas relacionados à filantropia e investimento social.

Rachel Añón

Rachel Añón

Cargo: Sócia-fundadora e diretora de Alianças
Instituição: ponteAponte
Roda de conversa: “Comunicando os Resultados de sua Organização”


Sócia-fundadora e diretora de Alianças da ponteAponte – empresa social que visa qualificar o investimento social identificando, avaliando e potencializando iniciativas de impacto social coletivo, além de promover as pontes entre financiadores, financiados e a sociedade em geral através de prêmios, editais, desafios, mapeamentos, programas de capacitação e mentorias no campo socioambiental.
Em seu portfólio de clientes estão Citibank, Coca-Cola Brasil, Folha de S. Paulo, Google, PNUD, Banco UBS, Fundação Arymax, Instituto Mattos Filho, Fundação Womanity, entre outros.
Rachel é formada em História e Jornalismo, com MBA em Negócios Socioambientais, realizado pela Artemisia, CEATS e IPÊ (Instituto de Pesquisa Ecológica) e duas pós-graduações pela FESP-SP – Relações Internacionais e Meio Ambiente e Sociedade.
Atuou como repórter da Folha de S. Paulo por 12 anos, pela Agência Folha, responsável pela cobertura jornalística do Brasil, e pelo Prêmio Empreendedor Social, além de contar com uma passagem de um ano no extinto jornal Notícias Populares, do mesmo grupo de mídia, experiência que lhe deu acesso à periferia de São Paulo. Além de morar por 4 meses na Findhorn (Escócia), considerada a primeira ecovila do mundo, para uma imersão nos estudos de sustentabilidade e meio ambiente.

Renato Guimarães

Renato Guimarães

Cargo: Coordenador
Instituição:
Data for Good
Palestra: ”Data for Good – A revolução dos dados amplificando o impacto social


Renato Guimaraes é jornalista, com mestrado em relações internacionais. Atualmente é Coordenador do Movimento Data for Good, uma iniciativa lançada em parceria entre o Social Good Brasil e a Fundação Telefonica Vivo. Renato trabalha há mais de 20 anos pela transformação da sociedade, desenvolvendo e implementando processos de mobilização e engajamento em causas de impacto. Foi Diretor de Engajamento do Greenpeace Brasil e atuou em organizações como Oxfam GB, Instituto Akatu e Banco Mundial. Renato é fellow do Social Good Brasil e do Center on Philanthropy and Civil Society da City University of New York. Além disso, é blogueiro, palestrante e facilitador de processos de aprendizagem em mobilização e engajamento.

Ricardo Levisky

Ricardo Levisky

Cargo: Fundador e Presidente
Instituição: Levisky Legado
Palestra: “Fundos Patrimoniais Filantrópicos: uma nova realidade no Brasil”


Ricardo Blay Levisky é Fundador e Presidente da Levisky Legado, especializada em sustentabilidade financeira para instituições perenes com o objetivo de gerar legados. E é também Presidente do Fórum Internacional de Endowments para Legados. Anteriormente à Levisky Legado, Ricardo atuou em instituições como OSESP | Sala São Paulo e Orquestra Sinfônica Brasileira, liderando alguns dos maiores cases de captação de recursos do país.

Roberto Soto Acosta

Roberto Soto Acosta

Cargo: Presidente
Instituição:
IMAGINE Consultores, LLLC San Juan de Puerto Rico
Palestra: “Ética na Captação: Confiança, Transparência e Accountability” e “#diadedoar: a campanha que está mudando o Brasil e o mundo”


Roberto M. Soto é especialista em captação de recursos e gestão de organizações da sociedade civil com mais de 35 anos de experiência profissional nos Estados Unidos e em Porto Rico. Ele aplicou seus conhecimentos na gestão de fundos para o benefício de instituições educacionais, museus, hospitais, programas de assistência social, organizações de saúde e meio ambiente, entre outros. Por 9 anos, ele foi membro do Comitê de Ética da Associação de Profissionais de Captação de Recursos (AFP) em nível internacional. Além disso, ele foi membro do Conselho Internacional da AFP por 5 anos e permanece ativo no Capítulo de Porto Rico. Ele é atualmente o representante em Porto Rico do movimento #GivingTuesday.

Rodrigo Alvarez

Rodrigo Alvarez

Cargo: Sócio diretor
Instituição: Mobiliza Consultoria
Palestra: “Polarização política no Brasil – como isso afeta a captação de recursos?”


Rodrigo Alvarez é Sócio diretor da Mobiliza. Administrador de Empresas, com Especialização em Fundraising pela FGV/Indiana Fundraising Schoo. Anterior à criação da Mobiliza, Rodrigo atuou por mais de 20 anos com gestão e captação de recursos para diversas organizações brasileiras e internacionais – Doutores da Alegria, CDI , Instituto Elos, IDIS  e The Resource Alliance. Foi um dos fundadores da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos e membro do Conselho da AIESEC Brasil. Atualmente,  é membro do Conselho Curador do Fundo BIS, um Fundo criado em 2016 com o objetivo de apoiar projetos que fomentem a cultura de doação no Brasil.

Rodrigo Pipponzi

Rodrigo Pipponzi

Cargo: Fundador
Instituição: 
Editora MOL
Roda de conversa: “Comunicando os Resultados de sua Organização”.


Formado em Administração de Empresas pela FGV-SP, com especialização em Empreendedorismo Social pela Universidade de Stanford (EUA), é fundador ao lado da jornalista Roberta Faria da Editora MOL, editora de impacto social que em parceria com redes varejistas já doou mais de R$ 27 milhões a dezenas de organizações sociais.
Além de exercer há mais de uma década a direção executiva da MOL, apoia como pessoa física o trabalho de diferentes ONGs e é investidor em startups do ecossistema de negócios de impacto.
Vencedor em 2009, com o trabalho da MOL, dos prêmios Aberje, Anatec e Fecomercio de Sustentabilidade. Eleito em 2018 Empreendedor Social do ano pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab . Membro da rede Folha de Empreendedores Socioambientais.

Rodrigo Rubido Alonso

Rodrigo Rubido Alonso

Cargo: Co-fundador e Diretor executivo
Instituição: 
Instituto ELOS
Palestra: “Tecnologia Social: Jogo da Abundância”


Rodrigo Rubido Alonso é arquiteto, co-fundador e diretor executivo do Instituto Elos, uma organização de educação social brasileira, que tem seu trabalho disseminado em 50 países e que acredita que é possível transformar o mundo que vivemos no mundo que sonhamos. Para isso, realiza ações e formações que promovem a cooperação e desafiam crenças limitadoras levando lideranças e comunidades a encontrar abundância onde normalmente viam escassez.
É co-criador e facilitador do programa Guerreiros Sem Armas e do Jogo Oasis e atua também como consultor e palestrante internacional nas áreas da transformação social, liderança participativa e mobilização de comunidades.
Nos últimos 20 anos tem se dedicado ao desenho de metodologias e processos de aprendizagem e ação coletiva, bem como à facilitação de treinamentos e processos para transformação pessoal e social junto a diversos grupos e organizações dos setores social, público e privado. Desde 2010 tem atuado também no âmbito internacional em países como Alemanha, Bolívia, Curaçao, Espanha, Holanda, Inglaterra e Zimbábue.
Em 2017, recebeu na Columbia University o prêmio Eliasson Global Leadership Prize, entregue pela Tällberg Foundation para lideranças transformadoras, éticas e positivas cujo trabalho possui relevância global.

 

Rubens Sanghikian

Rubens Sanghikian

Cargo: Analista
Instituição:
 MGOV
Palestra: ”Nudges? Está na hora de aprender e alavancar sua captação


Bacharel em economia pela FEA-USP e mestre em economia pelo Insper, realizou sua pesquisa de dissertação sobre doação e trabalho voluntário. Trabalhou 6 anos como gestor de fundos no Itaú e atualmente atua na MGOV. Voluntário na ong “Bem Gasto”, pesquisa sobre como a economia comportamental pode ajudar na melhoria das finanças familiares.

Rui Ramos

Rui Ramos

Cargo: COO
Instituição:
eSolidar
Palestra: ”Ferramentas tecnológicas e marketing como apoio à captação de recursos


Eu sempre fui apaixonado por tecnologia. Ao longo do meu percurso acadêmico e profissional, sempre fui ligado ao mundo da tecnologia. Eu co-fundei a Sétima, uma empresa de desenvolvimento web e móvel quando eu ainda estava na faculdade, e em 2012, eu co-fundei o eSolidar (anteriormente Bewarket), um mercado on-line que permite que instituições de caridade levantarem fundos e alcançarem novos públicos. A eSolidar já prosperou e atualmente lista mais de + 50 mil usuários registrados, +800 instituições de caridade e já trabalhou com diversas marcas e celebridades.
Em 2017, lançamos o eSolidar for Business, uma solução que permite que as empresas se envolvam, capacitem e conectem funcionários, ao mesmo tempo em que ampliam o impacto social e as estratégias de responsabilidade social corporativa.
Estamos agora dando um passo adiante e lançando um mercado de solidariedade baseado em blockchain para a nova economia de impacto social – o ImpactMarket.
Na minha busca pelo crescimento contínuo, estou ansioso para compartilhar conhecimento e trabalhar ao lado de outras pessoas e projetos que usam a tecnologia para o bem social.

Sara Mota Mellão

Sara Mota Mellão

Cargo: Coordenadora
Instituição:
Dia de Doar
Palestra: ”#diadedoar: A campanha que está mudando o Brasil e o mundo


Advogada, pós graduada em Direito e Processo Penal. É diretora da OSC Base Colaborativa, Integrante do Movimento por uma Cultura de Doação e uma das coordenadoras da campanha global Dia de Doar. Trabalhou 3 anos na Captamos, plataforma de capacitação para captadores de recursos da ABCR e hoje é Coordenadora de Relações Institucionais na Endeavor.

Sergio GiorgettI

Sergio GiorgettI

Cargo: VP de Marketing
Instituição: Visa
Roda de conversa: “Cultura de Doação e e Engajamento de Empresas”


Engenheiro de Produção pela POLI-USP, com MBA em Marketing pelo IBMEC.  Comecei minha carreira há mais de 20 anos como trainee na Nestle, na divisão de sorvetes.  Vivi a transição da marca Yopa para Sorvetes Nestle.  Em seguida passei por Diageo, onde pude gerenciar marcas como Smirnoff, Johnnie Walker e também estruturei uma unidade de negócios dedicada ao portfólio de luxo da empresa.  Iniciei a área de Inovação da Heineken no Brasil, e lancei a marca Amstel.  Hoje sou VP de Marketig da Visa.  Acredito muito no poder da criatividade como agente de transformação dos negócios.

Tabatha Benitz

Tabatha Benitz

Cargo: Analista de Inovação e Pesquisa
Instituição: Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Palestra: “Captando sucesso e impactando futuro”


Bacharel, Licenciada e Mestre em Ciências Biológicas (Univap), Designer em Permacultura (Instituto Curare), Técnica de Administração de Empresas (Colégio Joseense) e cursando pós-graduação em Gestão Ambiental (Unip).

É Analista de Inovação e Pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá no qual está alocada no Núcleo de Inovações Tecnológicas Sustentáveis (Nits), atuando na captação de recursos Institucional, nos assuntos que tangem a Propriedade Intelectual (Indicação Geográfica) e na extensão e pesquisa de projetos com comunidades tradicionais ligados a Incubadora de Negócios Sustentáveis Mamirauá (IMNS), dentro da perspectiva da economia solidária e criativa.

Tania Haddad

Tania Haddad

Cargo: Administradora
Instituição:
KPX
Palestra: ”O papel do conselho na captação de recursos”


Tania Haddad é formada em Economia pela University of Chicago, com Mestrado em Psicologia pela Boston University. Fundadora da Pareto Consultoria, é membro do Conselho Deliberativo e da Assembleia de Associados do Insper e trusteeda Haddad Foundation. Atualmente, trabalha na KPX, family office que administra os investimentos e atividades filantrópicas da família.

Tatiana Paulichi Avila

Tatiana Paulichi Avila

Cargo: Coordenadora de Projetos
Instituição:
SBCoaching Social
Palestra: ”Case: Semeando Felicidade com a Psicologia Positiva


Empreendedora Social, mãe do Pedro e do Felipe.
Graduada em Gestão pela Fundação Alvares Penteado (FAAP). Bacharel em Comunicação Social pela Montessori (FAMEC). Coach, membro da Sociedade Brasileira de Coaching. Sólida experiência profissional em sustentabilidade, comunicação, relações institucionais, eventos e negócios sociais. Desde 2016, atua como Coordenadora de Projetos Sociais na SBCOACHING Social, organização com fins de impacto social por meio do Projeto SEMEAR. Entre 2012 a 2016, coordenou projetos sociais na Fundação Volkswagen, nos pilares de educação e desenvolvimento social. Além disso, foi professora visitante da Graduação em Licenciatura em Gestão Imobiliária na Universidade Paulista (UNIP). Ainda no campo profissional, por doze anos foi Produtora Executiva da ONG Instituto Baccarelli em Heliópolis.

Thais Bernardini

Thais Bernardini

Cargo: Gerente de relações institucionais
Instituição: CLP – Liderança Publica
Palestra: “O importante papel do Conselho na captação de recursos”


Thais é gerente de relações institucionais do CLP – Liderança Pública. Possui mais de 14 anos de experiência em comunicação e relações institucionais, já tendo atuado em empresas e agências de comunicação. É formada em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) e tem pós-graduação em marketing integrado pela University of Chicago (Graham School). Ao longo dos anos conquistou experiência em planejamento estratégico, atuou com marketing de conteúdo, programas de relacionamento com stakeholders, programas e eventos de captação de recursos.

Thiago Massagardi

Thiago Massagardi

Cargo: Consultor e faz parte do conselho da INSP
Instituição: 
Ader&Co e INSP
Palestra: ”Masterclass: As principais técnicas de negociação que funcionam na captação de recursos com empresas”


Pós graduado em gestão de projetos sociais pela PUC. Atuou na Captação de Recursos da Fundação SOS Mata Atlântica de 2007 a 2014. De 2013 a 2016 como o presidente da OCAS (Organização Civil de Ação Social), atualmente é vice-presidente do projeto cujo a missão é construir instrumentos de transformação com pessoas em situação de alto risco social.
Atua como consultor pela Ader&Co tendo atuado em projetos como Fundo Baobá para equidade Racial, Museu do Ipiranga, Rena Vida, etc.
Hoje faz parte do conselho da INSP (International Network Street Paper), organização Escocesa da qual a OCAS é membro.

Tiago Matos

Tiago Matos

Cargo: Diretor Jurídico e Coordenador do Núcleo de Advocacy
Instituição:
Instituto Oncoguia
Palestra: ”Roda-de-Conversa: Advocacy: por que é importante avançarmos com temas de interesse geral’


  • Advogado graduado pela UniFMU em 2003;
  • Pós-graduado em Direito na Área de Saúde pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP/SP – 2005-2006
  • Especialista em Administração Hospitalar e de Serviços de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas/SP 2007-2008
  • Especialista em Direito Sanitário pela Faculdade de Saúde Pública da USP/SP 2009-2010
  • Pós-graduado em Patient Advocacy pela Universidade Austral, Argentina – 2017-2018
  • Diretor Jurídico e Coordenador do Núcleo de Advocacy do Instituto Oncoguia
  • Assessor jurídico da FEHOSP – Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo
  • Gerente jurídico daSociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC)
Ticiane Santos

Ticiane Santos

Cargo: Pesquisadora e professora / Presidente
Instituição: UFRA / CRC/Pa
Palestra: “Sustentabilidade e responsabilidade sócio empresarial”


Mestre e doutora em administração
Pesquisadora e professora da UFRA e Preseidente do CRC/Pa

Vagner Carvalho

Vagner Carvalho

Cargo: Superintendente
Instituição:
ITACI
Roda de conversa: “Emendas Parlamentares para OSCs”


Profissional com 35 anos experiência como gestor em empresas prestadoras de serviços e terceiro setor. Mba em Administração de empresas, graduação em Contabilidade e Economia.
Formação Acadêmica, MBA Executivo em Administração Insper Educacional S/A , Graduação em Ciências Contábeis e Graduação em Ciências Econômicas.
Superintendente da Fundação Criança, mantenedora do hospital Itaci – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil, atuando na captação de recursos, desenvolvimento de ações sociais e humanização do hospital.

Vânia Alves Smith Lima

Vânia Alves Smith Lima

Cargo: Diretora e Fundadora
Instituição:
 Grupo Tem Dendê
Palestra: ”Audiovisual e estratégias para o terceiro setor”


Diretora, fundadora do grupo Têm Dendê Produções, atua na idealização, roteirização e direção de projetos audiovisuais que buscam reconhecer as identidades e culturas do povo brasileiro. Em sua trajetória nesse mercado, apresenta a cultura e identidade brasileira, através de um novo olhar. Desenvolvendo um conteúdo qualificado que corresponde aos hábitos e desejos dos telespectadores das TV’s exibidoras e que atende a audiência de seus clientes.

Vera Lopes

Vera Lopes

Cargo: Coordenadora de Retenção e Relacionamento com Apoiadores
Instituição:
 Anistia Internacional
Palestra: ”Whatsapp e Programas de Retenção – uso da ferramenta no contato com doadores”


Sou Vera Lopes, carioca, advogada que ama trabalhar no 3º setor. Comecei na captação de recursos integrando a equipe de telemarketing da Anistia Internacional. Hoje, coordeno a retenção e o relacionamento com apoiadores e conto com uma equipe incrível para vencer os desafios deste trabalho.

Vereador Police Neto

Vereador Police Neto

Cargo: Vereador de São Paulo
Instituição:
Roda de conversa: “Emendas Parlamentares para OSCs”


Police Neto (PSD) exerce o quarto mandato como vereador de São Paulo. Foi presidente da Câmara Municipal e Secretário Especial de Participação e Parceria. Hoje faz parte da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente. É autor de projetos inovadores de recuperação e valorização de espaços públicos, trabalhando em parceria com as comunidades, incentivando a ocupação e manutenção dessas áreas. Entre as leis de sua autoria de maior destaque estão a Lei da Função Social da Propriedade, que combate a especulação imobiliária, o Estatuto do Pedestre e a lei do Bike SP, que incentiva o uso da bicicleta em São Paulo.

Victor Graça

Victor Graça

Cargo: Gerente Executivo
Instituição:
Fundação ABRINQ
Palestra: ”Emendas Parlamentares para OSCs


Victor Alcantara da Graça, Gerente Executivo da Fundação Abrinq, uma organização sem fins lucrativos com a missão de defender os direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes no Brasil. Bacharel em Comunicação/Publicidade, com especialização em Administração para Organizações do Terceiro Setor pela FGV. Especialista em captação de recursos, formou-se na Indiana University – Center on Philanthropy.
Trabalho Voluntário: Diretor da APF Associação Paulista de Fundações; Conselheiro da Iniciativa Captamos; Conselheiro da ABCR Associação Brasileira de Captadores de Recursos; Voluntário de Be My Eyes.

Vivian Fasca

Vivian Fasca

Cargo: Diretora de Marketing e Captação de Recursos
Instituição:
Greenpeace Brasil
Palestra: ”Os desafios de um programa de grandes doadores”


Publicitária com atuação em agências de comunicação e marketing direto com mais de 20 anos de experiência.  Ao londo deste período, foi responsável pelo planejamento estratégico e desenvolvimento de campanhas de captação de recursos para diversas organizações internacionais, como Médicos Sem Fronteiras, ActionAid, Visão Mundial, Plan International, Anistia Internacional, entre outras. Foi Diretora de Planejamento na Repense Comunicação por 11 anos e professora de graduação e pós-graduação da ESPM RJ durante 10 anos. Atualmente é Diretora de Marketing e Captação de Recursos do Greenpeace Brasil.

Wellington Silva

Wellington Silva

Cargo: Empreendedor Social
Instituição: Empreendescola
Palestra: “Visão de Empreendedores sobre a Captação de Recursos”


Wellington Silva, emprendedor social no Empreendescola, pós-graduado em gestão de pessoas e projetos sociais. Fellow da rede Red Bull Amaphiko, foi mentor e multiplicador da Fundação Estudar. Possui certificação PMD Pro 1. Em 2018 foi um dos jovens selecionados para participar do programa para jovens líderes YLAI (Young Leaders of Americas Initiative).

PATROCÍNIO PRATA

PATROCÍNIO BRONZE

APOIO INSTITUCIONAL

REALIZAÇÃO

ORGANIZAÇÃO E PROMOÇÃO