Palestre no Festival ABCR 2022

Está aberto o edital de propostas de seções do Festival ABCR 2022 – Diálogos para a Retomada, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho. Qualquer pessoa pode enviar proposta, mesmo não sendo associada, e a ABCR estimula que sejam enviadas candidaturas de profissionais que tragam ainda mais diversidade ao evento, de distintas origens étnicas, de gênero, região do país, idade, tempo de experiência na profissão, porte de organização em que atua, etc.

O Festival ABCR 2022 – Diálogos para a retomada será realizado no formato presencial.
O edital é para envio de propostas para a versão presencial, que será em São Paulo.

São cinco os eixos de seções no Festival 2022:


Planejamento, estratégia, fortalecimento institucional e dos aspectos de gestão, demonstrando como eles podem interferir diretamente no potencial de captação de recursos da instituição ou no resultado dessa atividade.

As palestras desse eixo poderão abordar os seguintes assuntos: gestão, planejamento, estratégia, governança, ética, olhar para sustentabilidade organizacional (viabilidade operacional e/ou financeira), programas de Integridade (compliance) e de aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, relações de confiança. Avaliação de Resultados Econômicos e de Impacto dos projetos financiados ou apoiados pela sociedade e/ou governos e setor privado.


Importância do papel do captador como parte das organizações, alinhado ao código de ética da ABCR.

As palestras desse eixo poderão abordar os seguintes assuntos: valorização da profissão e do profissional, papel do captador nas organizações, treinamento e formação profissional, desenvolvimento de carreira, parâmetros de remuneração, bem-estar, redes de apoio, relacionamento e diálogo entre cultura da captação e cultura de doação. Importância do papel do captador ou captadora de recursos na construção de uma sociedade mais solidária e fraterna, bem como, participante para a otimização do uso dos recursos públicos e privados, com a preservação do meio ambiente e a redução das desigualdades sociais e econômicas.


Novidades da captação, formas inovadoras de captação de recursos, novos potenciais de recursos para o terceiro setor. Também desejamos conhecer boas experiências na captação coletiva ou em redes, envolvendo uma construção coletiva ou beneficiando simultaneamente mais de uma organização ou parceiro.

As palestras desse eixo poderão abordar os seguintes assuntos:  novos formatos de captação de recursos, novas experiências, inovação, ações coletivas de captação de recursos, construção de redes intra e intersetoriais, novos formatos colaborativos de captação de recursos, relações com a teoria contingencial (variáveis ambientais, tamanho, tecnologia, estrutura, estratégia). Ambiente legal e normativo, adequação ao Marco Regulatório, Código Tributário Nacional e de toda a legislação inibidora da lavagem de dinheiro.


Comunicação como meio para engajamento de pessoas (doadores e voluntários) pela causa e pela organização, demonstrando o papel estratégico da comunicação alinhada à captação de recursos.

As palestras desse eixo poderão abordar os seguintes assuntos:  transparência, formas de engajamento, campanhas de sucesso, tecnologias, presença nas mídias sociais, produção de conteúdo, construção de autoridade para a causa/organização e cases, Capital Moral (reputacional) e gestão de voluntários (perfil, seleção, alocação, acompanhamento e treinamento). Valorização da ética na comunicação, respeito à legislação atualizada sobre uso de imagens, fake news, exposição de crianças, idosos, mulheres e outros. Uso da linguagem acessível e inclusiva.


Fontes de recursos disponíveis para o terceiro setor e de ferramentas que podem ser utilizadas para melhorar a atividade de captação, sempre considerando um olhar para a diversificação de fontes e estratégias.

As palestras desse eixo poderão abordar os seguintes assuntos:  fontes nacionais e internacionais, construção do mapa de patrocinadores (empresas, indivíduos, fundos, fundações, governos, geração de renda), legislações aplicáveis, leis de incentivo fiscal, técnicas de negociação, processo de captação, Indicadores de desempenho (uso eficiente dos recursos e adequada avaliação), Balanced Scorecard, Conversão de doadores pontuais em doadores frequentes, Transformar as doações pontuais direcionadas a uma consequência em investimentos sociais permanentes direcionados à causa. Alertar para os aspectos legais relacionados com o uso das tecnologias de IA na abordagem das captações, buscar formas de esclarecimentos com linguagens acessíveis e claras para o público em geral, em especial na relação com pessoas idosas e públicos em situação de vulnerabilidade, se não financeira, emocional e psicológica. Facultar canais de esclarecimentos de dúvidas, pronto atendimento e processamento de desistências a qualquer tempo.

As candidaturas devem ser submetidas exclusivamente pelo formulário on-line, até a meia-noite do dia
7 de fevereiro de 2022.
As propostas serão avaliadas pelo Comitê Científico.