Pré-Festival

Nos dois dias que antecedem o Festival ABCR 2022, será possível aprender e aprofundar seus conhecimento em captação de recursos com as masterclasses, aulas especiais e mais longas, já tradicionalmente oferecidas desde 2014.

Esse ano serão as duas primeiras masterclasses confirmadas serão presenciais. Não é necessário estar inscrito no próprio Festival para participar. A inscrição nas masterclasses pode ser realizada aqui.
Confira o seguir detalhes de cada uma das aulas:

ESG: o que isso tem a ver com a captação com empresas?

 


A sigla ESG (Environmental, Social and Governance) se popularizou a partir de 2020 no mundo corporativo, a partir da publicação da carta anual da Black Rock, maior gestora de fundos do mundo. Venha descobrir como essa sigla pode ajudar a potencializar a captação de recursos com empresas.

25 de junho – Horários: 09h30 às 12h30 e 14h às 17h
Palestrantes: Luana Ribeiro e Rachel Carneiro de Souza

 

Como identificar as melhores estratégias de Captação dentre 36

 


Chegar na sustentabilidade financeira da sua organização não é uma tarefa fácil, estamos o tempo todo equilibrando os pratos da nossa captação de recursos e dos gastos, e ficamos mais malucos ainda quando dependemos de uma ou outra fonte de recurso ou estratégia. Mas você sabia que existem mais de 36 possibilidades de estratégias para garantir a sustentabilidade da sua ONG e dormir um pouco mais tranquilo? Nesta masterclass vamos mostrar como diversificar e apresentar uma série de estratégias e como utilizá-las, com dicas e cases de aplicação para te inspirar e motivar a colocá-las em prática na sua organização.

26 de junho – Horários: 09h30 às 12h30 e 14h às 17h
Palestrantes: Danilo Jungers, Marina Massagardi e Thiago Massagardi

 

Avaliação SROI: Da escuta na ponta à comunicação com financiadores

 


O protocolo de Avaliação de Impacto SROI – Retorno Social do Investimento – vem sendo cada vez mais adotado por financiadores e organizações sociais para medir e comunicar os impactos de suas intervenções para diferentes stakeholders (beneficiários, equipes, doadores e sociedade civil).
 

Nesta masterclass, realizada em parceria com o IDIS, vamos mostrar o passo a passo sugerido pelo Protocolo, que combina metodologias diversas como teoria de mudança, pesquisas qualitativas, pesquisas quantitativas e a monetização de impactos sociais.

Com exemplos didáticos e casos reais, você conseguirá ao final dessa aula compreender o potencial desse protocolo para a tomada de decisão e a captação de recursos para iniciativas sociais dos mais variados contextos.

26 de junho – Horário: 9h30 às 12h30
Palestrantes: Daniel Barretti e Felipe Insunza Groba

 

Grandes Doadores – Major Donors

 


A proposta desta masterclass é compartilhar com todos os inscritos as experiências de ambas que foram exitosas na construção de relacionamento saudáveis com doadores de alto poder aquisitivo. Serão três horas de muita troca, conteúdo prático e oportunidade de desenvolvimento para as organizações sociais.

A masterclass terá também uma atividade prática sobre como se relacionar com esses doadores, construção de oportunidades de engajamento e como os valores captados podem impulsionar as organizações sociais.

26 de junho – Horário: 14h às 17h

Palestrantes: Ana Carolina Matarazzo e Ana Flávia Godoi