Desde sua criação, o evento já reuniu mais de 7 mil pessoas e se tornou referência mundial

 

Em 2009, após uma década atuando na articulação e no desenvolvimento de captadores e mobilizadores de recursos, a ABCR teve a ideia de criar um evento que pudesse reunir esses profissionais promovendo desenvolvimento e intercâmbio de experiências. Começava assim a história do Festival ABCR, que, 13 anos depois, está consolidado como o maior evento do setor na América Latina e um dos mais importantes do mundo. “É o único grande evento do país dedicado exclusivamente à mobilização de recursos e aos temas correlatos”, afirma o diretor executivo da ABCR, João Paulo Vergueiro.

 

A consolidação do Festival ABCR não só caminha ao lado, como também oferece ferramentas e reflexões fundamentais para a profissionalização da captação de recursos no Brasil. “Servimos como referência, inclusive, para a promoção de temas que não são muito discutidos no dia a dia, como as questões tributárias e legislativas que incidem sobre o trabalho no setor”, explica Vergueiro. O Festival também é uma grande oportunidade de conexão entre empresas e as principais lideranças de organizações da sociedade civil.

 

Histórico

 

Inicialmente realizado em formato itinerante, o Festival ABCR passou por cidades como Indaiatuba, Guarapari, Recife e Salvador, até ser fixado em São Paulo. Desde o primeiro ano, é possível enxergar a importância dada à construção coletiva da agenda de atividades. “No dia do evento, havia um quadro de horários em branco e as pessoas podiam colocar o nome delas para formar a agenda em tempo real”, relembra Vergueiro. A partir de 2015, a programação passou a ser feita pelo Comitê Científico, formado por membros e parceiros da ABCR. “Esse grupo define o tema geral do evento e os eixos temáticos que serão abordados. Depois, é aberto um edital para que pessoas de todo o país enviem suas propostas de palestras”.

 

A 11ª edição do Festival, realizada em 2019, bateu recorde de público, com cerca de 800 participantes, que tiveram acesso a uma intensa programação sobre a sustentabilidade financeira do Terceiro Setor e a mobilização de doações para causas. Com a pandemia gerada pela proliferação da Covid-19, a gestão da ABCR adaptou o evento de 2020 para a modalidade online e conseguiu superar as expectativas diante de um cenário desafiador para as organizações. Foram dez eixos temáticos, 52 palestras e 600 participantes de todas as regiões do país. Ao todo, são mais de 7 mil pessoas reunidas nos últimos 12 anos.

 

Conexões para mudar o mundo

 

Com uma versão exclusivamente online, a edição 2021 do Festival ABCR será realizada entre 28 e 30 de junho com 60 horas de conteúdo, divididas em sete eixos temáticos. Greenpeace, Hospital Pequeno Príncipe, União Amazônia Viva e GRAACC são algumas das organizações confirmadas na programação do evento, que está com as inscrições abertas. Esta será a edição mais barata de todos os tempos: R$ 330 reais. Membros ABCR ainda terão 20% de desconto.

 

Todas as palestras ficarão gravadas e disponíveis durante três meses no aplicativo exclusivo, o Attendify. “Estamos investindo muito no aplicativo, que é um ponto de integração para que o evento não se dê apenas nas palestras, mas também aconteça na troca entre os participantes”, comenta Vergueiro. “Esperamos que o Festival contribua para qualificar ainda mais as pessoas que atuam neste setor e faça avançar a gestão das ONGs e sua capacidade de gerar impacto na vida”, finaliza.

 

Para saber mais sobre o Festival ABCR 2021, acesse www.festivalabcr.org.br