Durante a abertura do Festival ABCR 2019 (10 de junho – 2ª feira), a partir das 9h30, a senadora Mara Gabrilli assinará o PL do Marco Bancário da Doação. A medida permitirá que o setor construa seus próprios instrumentos para receber doações.

 

Nos dias 09, 10 e 11 de junho de 2019 São Paulo sediará o Festival ABCR 2019, maior conferência de captação de recursos da América Latina e uma das principais no mundo. No dia 10 de junho (2ª feira), a partir das 9h30, durante a palestra Magna de Abertura, a senadora Mara Gabrilli assinará o Projeto de lei do Marco Bancário da Doação. Com a assinatura do PL, as doações serão finalmente reconhecidas como transações financeiras diferentes das operações de pagamentos, permitindo que o setor possa construir seus próprios instrumentos para receber doações, sem a obrigatoriedade de usar os meios que foram pensados exclusivamente para as relações comerciais.

O Festival ABCR 2019 será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista, e reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater sobre a sustentabilidade financeira do Terceiro Setor e a mobilização de doações para causas. Iniciativa da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos, a 11ª edição do evento conta com mais de 100 palestrantes. Sob o tema O Futuro da Captaçāo de Recursos no Brasil do Futuro, o Festival tem o objetivo de debater e trocar conhecimento sobre como mobilizar mais recursos para as organizações da sociedade civil e as causas. O evento, divulgado para as 800 mil organizações da sociedade civil brasileira reunirá mais de 600 participantes, superando as edições anteriores.

CREDENCIAMENTO IMPRENSA
O credenciamento está disponível e os profissionais de imprensa que desejarem participar da cobertura do Festival ABCR 2019, nos dias 10 e 11 de junho (2ª e 3ª feira), deverão solicitar por meio do e-mail: (Jornalista Eliane Jerônimo Bueno). É necessário informar: nome, função, veículo e contatos de cada profissional que desejar realizar o credenciamento.

 

Mais de 100 palestrantes e 85 palestras/sessões
O Festival ABCR 2019 contempla 85 sessões voltadas para atender os diferentes níveis de conhecimento dos participantes (inicial ou básico, avançado e internacional), com temas nos seguintes eixos: Comunicação e Engajamento; Cultura de Doaçāo; Geraçāo de Renda e Negócios de Impacto; Gestão e Liderança; Parcerias Empresariais; Mobilização de Muitos; Transparência e Confiança; Tecnologias Emergentes; Mobilização de Grandes Valores; Marco Regulatório. “O Festival ABCR 2019 contará com sessões paralelas, mesas de debate, masterclasses, plenárias e sessões magnas. Sem dúvida, o evento é um marco no setor de captação de recursos e no debate sobre a sustentabilidade financeira do setor, com destaque internacional”, cita o diretor executivo da ABCR, João Paulo Vergueiro.

 

Programação internacional
Cinco palestrantes internacionais participam do evento, como o membro da Association of Fundraising Professionals (AFP) e presidente da IMAGINE Consultores, Porto Rico, Roberto Soto Acosta.
“O Festival ABCR é extremamente importante na América Latina e nos países em desenvolvimento. É um lugar onde profissionais responsáveis por captar recursos para milhares de organizações, no Brasil, têm uma oportunidade única de compartilhar suas experiências, forças e suas esperanças, ao mesmo tempo em que aprendem uma variedade de maneiras inovadores e práticas para garantir recursos de várias fontes no Brasil e além. Qualquer um participante do Festival ABCR, seja do Brasil ou de outras partes das Américas e Caribe, claramente vai se beneficiar muito da experiência”, comenta Acosta, que palestrará sobre Ética na captação: Confiança, Transparência e Accountability.

Palestras internacionais
Segunda-feira (10 de junho)
11h – De captadores para Design Thinkers? Incorporando novas maneiras de pensar para melhorar o que fazemos. Palestrante: Diana Garcia, Consultora do Programa de Fortalecimento da Sustentabilidade Institucional – Misereor;
14h – Ética na captação: Confiança, Transparência e Accountability.
Palestrante: Roberto Soto Acosta, membro da Association of Fundraising Professionals (AFP) e presidente da IMAGINE Consultores, Porto Rico;
15h30 – Comprando pode: a questão da dinâmica do doador.
Palestrante: Heather R. Hill, presidente do conselho CFRE International;
17h30 – #diadedoar: a campanha que está mudando o Brasil e o Mundo.
Palestrante: Roberto Soto Acosta, #GivingTuesday, Porto Rico, e Sara Mota, #diadedoar.

Terça-feira (11 de junho)
9h30 – Os desafios na implantação de setores de captação em organizações de base. Palestrante: Claudia Fix, assessora de captação de recursos para as organizações parceiras – Misereor;
10h30 – Fundraising em tempos de mudança – O projeto Misereor no México.
Palestrante: Juan Manuel Maya, consultor do Programa de Fortalecimento da Sustentabilidade Institucional – Misereor, México.

Palestras Magnas
10/06
O evento contempla as Palestras Magnas, com destaque para:
A partir das 9h30 – Abertura Oficial seguida da participação da senadora Mara Gabrilli, que assinará Projeto de lei do Marco Bancário da Doação.

Encerramento – 19h: O que está acontecendo na captação de recursos pelo mundo: Brasil, América Latina, EUA e Alemanha. Palestrantes: Márcia Woods, presidente do Conselho da ABCR; Roberto Soto Acosta membro da Association of Fundraising Professionals (AFP) e presidente da IMAGINE Consultores, Porto Rico; Heather R. Hill, Diretora da Carter Fundraising; Claudia Fix, Assessora de captação de recursos para as organizações parceiras da Misereor – Brasil.

11/06
13h30 – Palestra Magna de Encerramento – Alta Performance em Cenário Turbulento para gerar Impacto na Sociedade, com Fabrizio Ortiz, analista comportamental da Crescimentum.

A Programação completa do Festival ABCR 2019 está disponível em: festivalabcr.org.br/programacao-completa/ e a grade pode ser acessada por meio do link: festivalabcr.org.br/grade/

Apoiadores, patrocinadores e expositores
O Festival ABCR 2019 conta com o Patrocínio Prata da Trackmob; Patrocínio Bronze da Nelson Wilians Advogados, Criando, Doação Solutions e Esolidar.
Expositores confirmados: Doare, WA Contact Center; Social Docs; Audisa; Dupay; Facilita Social; Giving Fundraising Agency; Instituto Filantropia; Consultoria ECO; e Umbigo do Mundo.
Apoiadores Institucionais: Abrale; Audisa; Club de Fundraising; Escola Aberta; Ficas; GIFE; Instituto do Desenvolvimento Social (IDIS); Doar; Nossa Causa; Observatório do Terceiro Setor; e Rede Filantropia.

 

SERVIÇO
Festival ABCR 2019
Data: 09, 10 e 11 de junho de 2019
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, São Paulo/SP
Mais Informações: www.festivalabcr.org.br
Inscrições: festivalabcr.org.br/inscricoes/
Promoção e Organização: Sator

CREDENCIAMENTO IMPRENSA: O credenciamento está disponível e os profissionais de imprensa que desejarem participar da cobertura do Festival ABCR 2019, nos dias 10 e 11 de junho (2ª e 3ª feira), deverão solicitar por meio do e-mail: (Jornalista Eliane Jerônimo Bueno). É necessário informar: nome, função, veículo e contatos de cada profissional que desejar realizar o credenciamento.

 

Sobre o Festival ABCR
A ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos é uma associação civil sem fins lucrativos, que atua pela promoção da sustentabilidade do Terceiro Setor e pelo desenvolvimento da captação de recursos das organizações da sociedade civil. A ABCR é composta por profissionais associados, sendo composta por uma rede de captadores e mobilizadores associados, somando 330 membros dos diferentes Estados do país. Fundada em 1999, a ABCR desenvolve projetos como o Festival ABCR, os Cursos ABCR, a Captamos e ações de advocacy como o Marco Bancário da Doação e o #diadedoar,.

Há 11 anos, a ABCR realiza o Festival ABCR, iniciativa que tem o objetivo de debater e trocar conhecimento sobre como mobilizar mais recursos para as organizações da sociedade civil e as causas. O Festival é o maior evento de captação de recursos da América Latina.

CFRE
Os participantes do Festival ABCR receberão 16 pontos que poderão ser utilizados para emissão da certificação internacional CFRE, mais importante diploma existente na captação de recursos, sendo que mais de 5.000 profissionais em todo o mundo são certificados CFRE.

Mais Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Imprensa do Festival ABCR 2019
Eliane Jerônimo Bueno (Mtb 50559)
+55 11 9 9234-4911
E-mail: